Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed156e.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/02/06 09:05:06
Clique aqui para ir à página inicial de Perspectiva
Edição 156 - NOV/2006
CIDADE

Prefeitura recupera paredes e piso

As paredes e o piso do Palácio José Bonifácio, em Santos, onde funcionam repartições da Prefeitura e da Câmara, estão sendo recuperados. Para não atrapalhar o atendimento ao público os trabalhos são executados à noite e nos finais de semana. No total, são 960 metros quadrados de piso e escada em mármore carrara branco italiano e 550 metros quadrados de parede em mármore rosa pérola português, incluindo toda área do térreo até o início da escada da laje superior do segundo piso.


Serviços no piso de mármore
Foto: Anderson Bianchi/Secom-PMS

A recuperação é feita pela Dofer Engenharia e Construções, vencedora da licitação, e custará R$ 86.460,60, com previsão de entrega em janeiro de 2007. As obras tiveram início pelas paredes, com a remoção da sujeira e da antiga resina. Além da limpeza, os rejuntes serão reconstituídos e as peças lascadas e quebradas serão recuperadas. No piso, uma máquina faz a raspagem com abrasivo metálico para nivelamento e aplicação do acabamento.

O edifício foi inaugurado em 26 de janeiro de 1939, durante o governo do prefeito Antônio Iguatemy Martins Jr., com a presença do então presidente Getúlio Vargas, como parte das comemorações do primeiro centenário da elevação de Santos à categoria de Cidade. Até então, a Prefeitura funcionava no antigo casarão do Valongo, hoje em ruínas. O projeto arquitetônico é do engenheiro Plínio Botelho do Amaral. Construído durante dois anos, o prédio possui linhas clássicas e acabamento em mármore italiano e jacarandá, e lustres de cristal da Bohêmia. O estilo sofre influência do período Eclético, com características greco-romanas, barrocas e neoclássicas, sem preocupação com a simplicidade.