Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed156d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/02/06 09:04:59
Clique aqui para ir à página inicial de Perspectiva
Edição 156 - NOV/2006
CIDADE

Sabesp restaura vitrais

Obras estão no Palácio Saturnino de Brito, sede da empresa em Santos

A Sabesp está restaurando os vitrais da cúpula e "Os Bandeirantes", que ficam no hall do Palácio Saturnino de Brito, sede da empresa em Santos, na Avenida São Francisco, 128, no Centro Histórico. A recuperação irá demorar três meses, informou o diretor da empresa, Marcelo Sarasá. O trabalho consiste na desmontagem de 3.000 peças que serão levadas para a oficina de restauro na Capital. No ateliê, será feita a troca do chumbo, que apresenta oxidação e perda de resistência. Em seguida, as peças serão higienizadas.


Vitral "Os Bandeirantes": obra de Conrado Sorgenicht, 3.000 peças
Foto: Imprensa/Sabesp

O vitral "Os Bandeirantes" é de autoria de Conrado Sorgenicht, filho do artista alemão de mesmo nome que introduziu os vitrais no Brasil no século passado. A obra possui seis metros de altura e retrata a escalada da Serra do Mar pelos bandeirantes portugueses, acompanhados de indígenas, no transporte de riquezas.

O Palácio Saturnino de Brito foi inaugurado em 1910 e tombado pelo Condephaat em 2003. A construção em estilo clássico ocupa área de 1.050 metros quadrados e, entre os detalhes do edifício, a grande porta de entrada de ferro batido é emoldurada com ornatos de granito, abrindo-se para o hall de linhas "jônicas". O outro vitral está na cúpula que ilumina o ambiente e em seu centro destaca-se o escudo do Estado de São Paulo.