Comportamento
Poder de compra
será equivalente em 2010
O
setor de seguros, assim como o imobiliário, turístico e automobilístico,
já está direcionando esforços para atingir o público
feminino, numa movimentação que confirma pesquisa realizada
pelo Programa de Estudos do Futuro (Profuturo), da FIA/USP, que indicou
que as mulheres vão ditar as regras de consumo a partir de 2010.
Participaram da pesquisa 124 executivos das maiores empresas instaladas
no Brasil, 69% dos quais acreditam que, em decorrência da taxa crescente
de escolarização feminina, os salários vão
equiparar-se, projetando um poder de compra semelhante ao dos homens.
De olho nesse mercado crescente,
a Porto Seguro está lançando o seguro "Vida Mais Mulher",
exclusivo para elas. Segundo Hermano Mattiy Dreux, gerente da Sucursal
Santos da seguradora, "as mulheres são mais preocupadas com a saúde.
Além disso, é verdade que passaram a ter maior poder de decisão
na hora de contratar um seguro para si e sua família".
Como diferencial para as mulheres
– além de cobrir as garantias de morte qualquer causa, invalidez
total ou parcial por acidente –, o "Vida Mais Mulher" conta com a indenização
em caso de diagnóstico de câncer. O seguro oferece ainda a
possibilidade da "segunda opinião médica", em que a própria
segurada, ou seu representante, pode solicitar por telefone ou Internet
um segundo parecer médico, a ser emitido por profissional entre
os melhores especialistas do ramo no Brasil.
Há também a assistência
emergencial à residência; assistência 24 horas em viagens;
e um cartão de benefícios que gera descontos de até
30% em farmácias, clínicas de acupuntura e massoterapia,
entre outros. "Além disso, a segurada também recebe um título
de capitalização e concorre a dois sorteios mensais de R$
15 mil", diz Hermano.
O levantamento da USP enumera os
setores mais afetados e novos tipos de produtos e serviços que deverão
ser lançados para atender o crescimento do mercado feminino:
Áreas
envolvendo cuidados à criança (creche, escolas)
Área
de moda feminina, jóias e calçados
Imobiliária
– casas e apartamentos mais funcionais
Bens
duráveis com características femininas (carros)
Alimentação,
buscando praticidade e serviços (para ganho de produtividade), como
entrega em domicílio e serviços de "leva e traz"
Cosméticos
e estética
Produtos
domésticos para facilitar a manutenção da casa
Produtos
voltados para a organização do lar
Novas
opções de turismo.
Serviços
de conveniência com horário flexível (empregada, cabeleireiro
etc.).
Veja mais: Diferenciar
para igualar Em
construção, a nova mulher |