Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed119d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/06/03 12:41:17
Edição 119 - ABR/2003 

Cidade 

Novo local de feira agrada usuários em Praia Grande

O secretário Roberto Lopez Franco e sua equipe vistoriaram o local e ouviram elogios

Feirantes e consumidores de Praia Grande gostaram do novo local que a feira-livre do Bairro Ocian passa a ocupar toda quinta-feira no Espaço de Eventos Alvorada, no Bairro Quietude. Antes, a feira era montada na Avenida Roberto de Almeida Vinhas. A maioria gostou da nova organização, que permitiu a junção de barracas que vendem o mesmo produto, facilitando a pesquisa de preços e promovendo uma concorrência saudável. 

Os moradores ressaltaram a comodidade, em função da largura maior dos corredores e da concentração da feira, que permite andar menos (na feira antiga, os moradores andavam quase um quilômetro para percorrer todas as barracas). Também foi destacado o benefício aos que residem na chamada 3ª Zona Residencial.

O secretário de Finanças, Roberto Lopez Franco, e o chefe de Departamento da Receita, José Augusto Lopes, acompanhados de fiscais, conversaram com feirantes e consumidores e, afora elogios, detectaram um pequeno problema devido à distância das barracas de peixe e frango da calha central de captação de água. 

Provisoriamente, a captação será feita em barris, e já se analisa uma solução definitiva, com a opção de remanejar esses feirantes para perto da rede de captação existente no local. Para isso, é preciso estudar a estratégia de reabastecimento das barracas, já que os caminhões se concentram na via paralela à Marginal Ministro Marcos Freire.


Espaço Alvorada, no Bairro Quietude: comodidade nas compras
Foto: Jairo Marques/Imprensa-PMPG

Festa Nacional do Índio recebe 80 mil pessoas

Com melhor infra-estrutura, os quatro dias da III Festa Nacional do Índio atraíram cerca de 80 mil pessoas à Praia da Enseada, em Bertioga. O secretário de Turismo, Manfredo Zepf, registrou a presença de turistas e representantes da Imprensa estrangeira. 

Não houve quem não se encantasse e se emocionasse com os personagens da maior confraternização cultural indígena do País, que reuniu 462 índios das etnias Bororo, Karajá, Paresi, Suruí, Xavante, Xerente, Xikrin, representantes dos grupos Yawalapiti e Waurá, do Parque Nacional do Xingu, além da comunidade tupi-guarani da Reserva do Rio Silveira, localizada em Boracéia, entre Bertioga e São Sebastião. Em 2004, a feira será ampliada, anunciou o prefeito Lairton Gomes Goulart.


Índios da etnia Karajá
Foto: Jayr Favero/Imprensa-Prefeitura Municipal de Bertioga

Governador anuncia projetos

No encerramento do 47º Congresso Estadual dos Municípios - realizado em 4/2003, no Guarujá, pela Associação Paulista de Municípios -, o governador Geraldo Alckmin informou que o Governo do Estado está desenvolvendo um trabalho para detectar as vocações de desenvolvimento econômico de cada região do Estado, e anunciou que a Região Metropolitana da Baixada Santista será beneficiada com projetos na área do Turismo. 

Ao ponderar a necessidade de planejamento a curto, médio e longo prazos, Alckmin afirmou que é preciso haver uma compatibilização civil e militar para viabilizar definitivamente o aeroporto civil Metropolitano da Baixada Santista. "Vamos trabalhar para realizar de maneira rápida e definitiva esse empreendimento", prometeu, ao revelar que irá disponibilizar mais 3.804 policiais militares para reforçar a segurança nas ruas.

Em SV, campanha de adoção de cães

O Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), da Secretaria da Saúde de São Vicente, realiza campanha para que a população adote animais domésticos capturados pela Cidade. No momento, o NCZ dispõe de 35 cães, sendo 27 filhotes e oito adultos,  que já se encontram aptos a encontrar novo dono. 

De acordo com o coordenador do serviço, Fábio Corrêa, todos os animais adultos passam por tratamento intensivo, que inclui aplicação de vermífugos e vacinas, além de castração. "Quem adotar um dos 27 filhotes receberá um vale-castração, para ser feita a partir dos seis meses", observou Corrêa, frisando que o Núcleo dá acompanhamento veterinário ao animal adotado. Telefone (0**13) 3561.1604.