Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed119c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/06/03 12:41:12
Edição 119 - ABR/2003 

Cidade 

Urbanização da 9 de Abril

Foram realizados encontros com vereadores e representantes do comércio e da CMT

A Prefeitura de Cubatão realiza no dia 7/5/2003, às 17 horas, no Bloco Cultural do Paço Municipal, uma audiência pública para apresentar o projeto de reurbanização da Avenida Nove de Abril, a principal via da cidade. A proposta montada pela equipe da Assessoria de Planejamento prevê a retirada dos canteiros centrais da avenida, a continuação da ciclovia a partir da Estação das Artes até a ponte sobre o Rio Cubatão, com sua bifurcação em dois novos trechos e a implantação do estacionamento regulamentado na área de influência da Avenida. Até agora, os técnicos da Prefeitura já realizaram quatro encontros para recolher sugestões para o projeto com comerciantes, vereadores e técnicos da Companhia Municipal de Trânsito (CMT).


Projeto é apresentado ao prefeito Clermont: revitalizar a área central
Foto: Aderbau Gama/Imprensa-Prefeitura Municipal de Cubatão

As dimensões atuais serão mantidas: oito metros de calçada em cada lado e quatro metros de canteiro central. A parte viária no sentido Jardim Casqueiro-Centro contará com duas pistas para automóveis (uma de 3 e outra de 3,5 metros de largura) e a ciclovia (2 metros) separada da pista por meio metro. No sentido inverso, serão duas pistas viárias de mesmo tamanho e outra, de 2,5 metros, para o estacionamento. 

Além da retirada do canteiro central da Avenida, o projeto prevê a troca das árvores por palmeiras altas ou carecas. Assim, os chapéus-de-sol, ingazeiros e ipês serão replantados em outros locais. Já os sombreiros serão eliminados por estarem contaminados por fungos. Os postes centrais serão retirados, mas o número de luminárias dos postes das calçadas laterais será ampliado.

O trecho existente de ciclovia – da Vila São José até as proximidades da Estação das Artes – será prolongado até a ponte sobre o Rio Cubatão. De lá, novas ciclovias seguem em duas direções: passando por debaixo da ponte até o poliesportivo e por cima da ponte até o Centro Social Urbano. O novo trecho ao longo da Nove de Abril será construído junto à área da ferrovia, preservando o número de vagas para estacionamento. O muro do Parque Anilinas será substituído por gradis.