Dr. Luiz Carlos Ferraz
PILHAS
- Os estabelecimentos que comercializam equipamentos cujo funcionamento
exige o uso pilhas e baterias estão obrigados a receber dos consumidores
esses produtos após seu esgotamento energético. Embora nem
sempre cumprida, é o que determina a Resolução nº
257, de 30 de junho de 1999, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Em seu artigo 1º, a resolução
estabelece que as pilhas e baterias que contenham chumbo, cádmio,
mercúrio e seus compostos, usadas em aparelhos de qualquer tipo,
bem como os produtos eletroeletrônicos que as tenham integradas à
sua estrutura, deverão ser entregues pelos usuários, após
o seu uso, aos estabelecimentos que comercializam ou à rede de assistência
técnica autorizada, para devolução aos fabricantes,
para que promovam a reciclagem ou disposição final ambientalmente
adequada. Em Santos, informe-se na Semam pelo telefone 3201.5000, ramal
5558.
OUVIDORIA
- Uma forma de o cidadão reclamar seus direitos é através
da Ouvidoria Municipal, que atende todo tipo de reclamação
sobre assuntos relacionados à Prefeitura. Não são
todas as Cidades da Baixada Santista que possuem o serviço. Em Santos,
utilize o telefone 0800.112056 ou o correio
eletrônico.
SAÚDE
- A Serviços à Indústria de Assistência Médica
S/C Ltda. (SIAM), operadora de planos de saúde com sede em Sorocaba,
está sob direção fiscal da Agência Nacional
de Saúde Suplementar (ANS). O regime não interfere na manutenção
do atendimento integral à saúde dos consumidores dos planos
de saúde da operadora e vai permitir que a ANS, através de
um representante que atuará junto com a diretoria da SIAM, levante
a real situação econômico-financeira da operadora.
Os consumidores dos planos de saúde da SIAM podem tirar dúvidas
no Disque ANS 0800.701.9656.
CELULAR
- Circulou na Internet apelo aos usuários de celulares: desliguem
os aparelhos no domingo, 7/7/2002, em protesto aos valores exagerados cobrados
pelas empresas operadoras de telefonia móvel. Informa-se que nos
EUA 2.000 minutos custam cerca de R$ 174,00. No Brasil, o mesmo período
teria custo superior a R$ 1.000,00. Alega-se que os norte-americanos conquistaram
o benefício com uma “greve” de 5 dias. Você está contente
com o valor atual das tarifas? Não custa tentar.
EMPRÉSTIMO
- Com o objetivo de alertar o consumidor sobre anúncios de “crédito
fácil, rápido, na hora e sem muita burocracia”, o Procon
de São Vicente, na Avenida Capitão-Mor Aguiar, 695 Centro,
elaborou um manual com os cuidados que devem ser tomados antes da assinatura
de um contrato de empréstimo. Roseli Andreassa, coordenadora do
órgão, ligado à Secretaria do Comércio, Indústria
e Abastecimento, dá algumas dicas:
* Pesquisar a idoneidade do fornecedor
do empréstimo.
* Desconfiar das empresas que oferecem
muitas facilidades
* Informar-se junto ao Banco Central
(0800.992345), Procon (3467.7372)
* Informar-se sobre as taxas de
juros
* Guardar todo o material publicitário
que integra o contrato
* Ler o contrato com muita atenção
antes de assiná-lo
* Não deixe espaços
em branco, riscando o que não for preenchido
Cartas para esta coluna: Jornal
Perspectiva, Consumidor & Cidadania, Avenida Senador Pinheiro Machado,
22, cj. 22, Vila Mathias, Santos/SP, CEP 11075-000, ou por correio
eletrônico. |