Abuso
MP busca acordo entre seguradoras
e oficinas
Estratégia do promotor
de Justiça Edson Corrêa Batista é firmar compromissos
com cada uma das seguradoras que atuam no setor
Sob a
fiscalização do Ministério Público, as empresas
seguradoras que atuam na Baixada Santista estão começando
a se entender com as oficinas de veículos. Após reuniões
realizadas no gabinete do promotor de Justiça Edson Corrêa
Batista, em Santos, as seguradoras estão se comprometendo a deixar
que o segurado ou terceiro que sofreu dano escolham livremente a oficina
de sua preferência.
Até 4/2002, as seguradoras Porto
Seguro e Marítima já haviam garantido ao MP a assinatura
de um termo de compromisso, no qual asseguram que vão respeitar
o direito de escolha do segurado ou terceiro no que se refere à
oficina reparadora, seja ela credenciada ou não. Segundo revelou
o promotor Edson Corrêa Batista, também foram contatadas as
seguradoras Real, Sul América, Itaú, Unibanco e Bradesco,
e a expectativa é que adotem compromisso semelhante. A justificativa
de algumas empresas para não assinar o documento é que não
tem sentido formalizar o compromisso, pois, em princípio, não
fariam tal exigência a seus clientes.
O que acontece na prática,
no entanto, contraria essa posição das seguradoras, causando
inúmeros prejuízos às oficinas de veículos
da Baixada Santista. Ou seja, as empresas de seguro estão obrigando
que os consertos de veículos do segurado ou de terceiro somente
sejam executados numa rede restrita de oficinas credenciadas, exercendo
uma prática abusiva ao direito do consumidor. Foi com esta bandeira
que um grupo de empresários criou a Associação dos
Reparadores de Veículos da Baixada Santista (Assorvebs), que vem
participando das reuniões no MP, e está denunciando toda
e qualquer ação lesiva ao consumidor.
Segundo a Assorvebs, quando a seguradora
não obriga expressamente a escolha da oficina credenciada, ela cria
uma série de dificuldades ao cliente ou terceiro – ou oferece vantagens
desproporcionais –, para fazer com que não sejam utilizados os serviços
da oficina de sua escolha. Exemplo de dificuldade é quando a empresa
de seguro demora uma semana, às vezes até 10 dias, para fazer
a vistoria do veículo que está parado no pátio da
oficina que não é credenciada, quando o correto seria efetuá-la
no prazo máximo de 48 horas.
Com relação à
oferta de vantagens desproporcionais, a seguradora dá desconto de
25% no valor da franquia (às vezes soma o benefício ao percentual
de bônus do segurado, o que pode chegar a 55% de desconto na franquia)
em consertos numa oficina credenciada.
Atualmente, há nove procedimentos
instaurados pelo MP para investigar a prática abusiva das seguradoras.
A estratégia do promotor Edson Corrêa Batista, a partir das
reuniões com os empresários, é firmar compromissos
individuais com cada uma das seguradoras, com a previsão de multas
em razão de cumprimento, visando estabelecer um clima saudável
de competitividade no segmento. Ele adverte, contudo, que se não
for possível um acordo, a solução será o cumprimento
judicial da obrigação. “O direito de escolha é fundamental
ao cidadão consumidor”, afirma o promotor.
As companhias Real e Sul América
já informaram que não assinarão o acordo. Nesses casos,
o promotor Edson Corrêa Batista baixará portaria para instauração
de inquérito civil visando apurar as irregularidades. |