Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed095c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/12/01 12:11:20
Edição 095 - ABR/2001 

Incentivo

CSN premia alunos de Arquitetura 

Com o projeto Pavilhão Itinerante, o estudante Fernando Kozo Matsubara, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, foi o vencedor da 2ª Premiação CSN na Construção Civil, promovida pela Companhia Siderúrgica Nacional. Os estudantes premiados foram anunciados no dia 24/4/2001, em São Paulo: em 2º lugar ficou Caio Vinicius Detilio, da Universidade São Judas Tadeu, com o projeto da Estação de Trem Brás/Roosevelt; em 3º, Ártemis dos Santos Teles, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, com o projeto do Circo Oficina; em 4º, Fernanda Jung Drebes, da Universidade Federal do Rio Grande o Sul, com o projeto do Centro de Entretenimento; e em 5º, Daniel Deriggi, da Universidade Metodista de Piracicaba, com o projeto do Aterro Ideal. Cada um recebeu R$ 5 mil. Outros 10 trabalhos receberam Menção Honrosa.

O objetivo do prêmio é divulgar o uso do aço na construção civil e estimular o jovem arquiteto a utilizar novas técnicas e soluções que poderão mudar os rumos da construção no Brasil. Em sua primeira edição, no ano passado, a Premiação CSN na Construção Civil contou com a participação de 90 formandos dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Neste ano, entraram na disputa 268 jovens arquitetos de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

O evento conta com apoio do Instituto Brasileiro de Arquitetura (IAB), que indicou os componentes da comissão julgadora, formada por José Sanchotene, do Paraná, Valmir Amaral, do Rio de Janeiro, Claudio Araújo, do Rio Grande do Sul, Yamandu Carlevaro, de Santa Catarina, e Pedro Paulo de Mello Saraiva, de São Paulo.

Segundo os organizadores, em 2002 poderão participar formandos de Arquitetura de todo o Brasil. Durante o período de inscrições, técnicos da CSN realizarão palestras nas faculdades interessadas para explicar os detalhes do concurso e apresentar os produtos destinados ao setor de construção, entre eles, o Sistema Modular de Construção. Este sistema permite que as obras sejam realizadas de forma mais rápida e muito mais econômica.

Nota: a classificação de 1º a 5º lugares foi divulgada conforme informação à imprensa distribuída pela CSN. Somente em 11/11/2001 Perspectiva recebeu a informação de Ártemis dos Santos Teles de que os cinco primeiros classificados foram igualados, ou seja, ocorreram cinco primeiros lugares no concurso.

Veja mais:
Economia de tempo e dinheiro
Pavilhão itinerante
Estação de trem Brás-Roosevelt
Centro de entretenimento
Circo Oficina
Aterro ideal