Incentivo
Estação de trem Brás-Roosevelt
Contando
com dados da CPTM, a estação começou a ser projetada
por Caio Vinícius Detilio a partir de estudos estruturais, espaciais
e funcionais, questões fundamentais do ponto de vista arquitetônico.
O projeto, que se impõe como um marco no entorno do bairro, procura
atender os usuários, principalmente nos horários de pico.
Em integração com o metrô, facilita o tráfego
das pessoas vindas das linhas férreas, e vice-versa, através
de uma passarela subterrânea.
O autor incorporou o terminal do
Largo da Concórdia ao projeto da estação, transformando
o local numa praça semicoberta, para onde será transferido
o comércio que hoje ocupa a frente da estação de forma
precária. O acesso à estação é feito
por passarelas subterrâneas, a partir do Largo da Concórdia
e pela rua Domingos de Paiva, do outro lado da estação. A
estação foi remanejada e tem todas as plataformas cobertas.
Caio ainda destaca uma cobertura
principal toda em estrutura metálica atirantada que proporciona
maiores vãos com dimensões menores, tanto em vigas como em
pilares. E, por razões simbólicas, uma estação
ferroviária também remete ao aço, o que colaborou
para a escolha do material.
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