Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed090s.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/19/00 13:41:14
Edição 090 - OUT/2000 

Educação

Inscrições para estágios na Austrália

Os alunos dos dois últimos ciclos de Engenharia Civil, Química, Mecânica, ou Elétrica na Universidade Santa Cecília, de Santos, com conhecimento da Língua Inglesa, podem se candidatar a um estágio na School of Engineenring da Universidade de Queensland, em Brisbane, na Austrália.Os aprovados farão um projeto de iniciação científica durante dois meses em alguns dos laboratórios mais avançados do mundo, com equipamentos de tecnologia avançada, como os de microscopia eletrônica, espectroscopia de infravermelho, de ultravioleta etc. 

Os departamentos de Engenharia de Queensland fazem pesquisas de ponta reconhecidas internacionalmente nas seguintes áreas: Adsorção; Nanomateriais (materiais em escala microscópica); Processamento de Polímeros; Hidrologia; Tratamento de Águas e Efluentes; Novas Formas de Energia, Estudo de Partículas e Automação. 

As informações foram prestadas pelo Dr. Joe da Costa, PhD pela Universidade de Queensland, que visitou a Unisanta em setembro e fez o convite para os estágios. O departamento de Engenharia Química de Queensland é um dos maiores daquele País, disse Joe Costa, um brasileiro casado com uma inglesa, radicado há cerca de 10 anos na Austrália. O estágio depende da aprovação a um projeto de pesquisa. Participam desse projeto estudantes de diversos países.

Queensland é uma das cinco universidades mais importantes da Austrália. Tem 130 PhDs e cerca de 150 publicações científicas anuais naquela área. A importância dada à pesquisa pode ser mensurada pelas dotações feitas: por ano, U$ 5 milhões. A biblioteca recebe U$ 23 milhões anuais.

Atrações – Além da excelência de ensino, a Austrália reúne outros atrativos para os estudantes de nível médio e superior, conforme destacou o Dr. Joe Costa: o clima, alguns costumes parecidos com os dos brasileiros, como tomar cerveja e ir à praia, a hospitalidade do povo. 

O visitante foi recebido pelo Dr. Áureo Pasqualeto Figueiredo, diretor da Faculdade de Engenharia e responsável pela Coordenadoria de Convênios e Estágios Internacionais e o prof. Luiz Renato B. Lia, Coordenador do Curso de Engenharia Química da Unisanta. 

Informações com o professor Luís Renato Lia, Coordenador do Curso de Engenharia Química da Unisanta, fone 013-2207160. Ou no site da universidade australiana.