"[30] Vista do histórico hangar que pertenceu à Latecoere, mais tarde Air France, foi usado pela Vasp, Real e pelo Aero Clube"
Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão
Como é do conhecimento de todos, a cidade de Santos nunca teve oficialmente um Aeroporto civil, nem tampouco outras cidades
do litoral paulista, onde as companhias aéreas pudessem manter uma frequência de voos regulares.
Não obstante, na década de 50, o Aero-Clube de Santos recebia duas vezes por semana e duas vezes ao dia a visita dos pequenos aviões da BOA (Brasil Organização Aérea) sediada em Londrina, Paraná e
que voavam até Praia Grande (Santos), procedentes de Curitiba, Paranaguá, Florianópolis e demais cidades dessa região.
Era uma frota de monomotores "Cessna 170" para até 3 passageiros e era fácil identificá-los visto que seus prefixos começavam com PP-BOA e iam até PP-BOH, mudando tão somente a 3ª letra.
Transportavam também pequenas cargas, principalmente amostras de café, embaladas em sacos de 3 a 5 quilos, além de correspondências. Portanto, deduzimos que o destino dessas amostras e desses passageiros eram a "Bolsa
Official de Café", situada no centro da cidade de Santos.
Para transporte dos passageiros do Aero-Clube até o centro de Santos e vice
versa havia um taxista contratado, cujo apelido era Bolão, visto ser uma pessoa obesa. Por ser uma pessoa muito engraçada, eu e meus primos ajudávamos a carregar ou descarregar os aviões só para estar próximo a ele e nos divertirmos com suas
brincadeiras.
Na mesma época em que a BOA ainda estava em atividades em Londrina e região, a TAM (Transportes Aéreos Marilia) adquiria um "Cessna 170" para início de suas atividades. Isto ocorreu em 1961.
O tempo passou, me afastei dos aviões e de Praia Grande e somente voltei a me interessar pelos aviões por volta de 2004, quando fiquei conhecendo as futuras instalações do Museu da TAM em São Carlos,
SP.
Em 2011 foi publicada uma foto no site do Museu, mostrando um "Cessna 170", como sendo a mais nova doação ao acervo. Imediatamente reconheci seu prefixo: PP-BOE. Nada mais nada menos que um dos
integrantes da frota da BOA dos tempos de antanho, embora descaracterizado, pois estava pintado de forma diferente da original. Telefonei ao Museu e fui informado de que o avião seria restaurado mais uma vez e repintado com suas cores originais e
seria exposto como o 1º Cessna 170 da TAM. E assim foi feito.
Estive recentemente no Museu. Imaginem minha emoção em poder tocar e fotografar este avião mais de 50 anos depois. Ainda vou querer voar nele algum dia, pois está em plenas condições de voo e com
seus registros atualizados.
Mario Leitão
"[01] PP-TGK, modelo Piper J-3 americano. Não pertencia ao ACS, estava de passagem. Eu apareço segurando a hélice"
Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão
"[02] PP-RKU, Paulistinha, nacional. Da frota do ACS. Minha prima Marta na foto"
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"[03] PP-RKU, modelo CAP-4 (Paulistinha) nacional. Da frota do ACS. Minhas primas Marley, Neidinha e Marta na foto"
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"[04] PP-RKU. Minha prima Marley na foto"
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"[05] PP-ZPD - Casmuniz 5-2, nacional. Visitante, procedente de São Francisco do Sul/SC (Foi o único exemplar fabricado)" - Leia sobre a história desta aeronave
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"[06] PP-RKU. Minha prima Neidinha na foto"
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"[07] Minhas primas Marley, Neidinha e Sidney tendo ao fundo parte da pista de pouso do ACS"
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"[08] Minhas primas Neidinha e Marley e meu primo Jurandir . Ao fundo, parte da pista de pouso do ACS"
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"[09] Vista do hangar. O Ford 1934 era do comandante Barros"
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"[10] PP-RHP, modelo CAP-5 (Carioquinha) fabricação nacional. Não pertencia ao ACS. Ficou somente por alguns dias. É o avião em que voei pela primeira vez, pilotado pelo instrutor do
ACS comandante Rodolfo Vilar" - Leia sobre a história desta aeronave
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"[11] Mignet HM-310 . Não era do ACS, porém, lá foi construído em 1953. Meu amigo Fred na foto"
Há outra ampliação desta imagem em Novo Milênio
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"[12] PT-AGG, Cessna 190 americano. Não pertencia ao ACS porém, tinha o Aero Clube como base. O comandante Nelson era quem o pilotava. Havia outro exatamente igual, prefixo PT-AGF pilotado
pelo comandante Barros e que também tinha o Aero Clube como base"
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"[13] PP-RKU, modelo CAP-4 (Paulistinha) da frota do Aero Clube. Em pré aquecimento antes da decolagem"
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"[14] PP-TIM, Piper J-3 americano, da frota do Aero Clube"
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"[15] PT-ARD, Cessna 180 americano. Visitante. Era da Cia. Ultragás"
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"[16] Mignet HM-310 (tinha o prefixo PP-ZCA)"
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"[16-a] É o mesmo avião da foto [16], porém esta foto consta do site da Henry Mignet Aviation (França) comprovando que este avião foi construído em Santos no Brasil em 1953. Só não menciona
que foi aqui em Praia Grande. Portanto eu confirmo isto porque eu vi parte da construção dele e o vi voando varias vezes e conheci seus construtores, engenheiro Henry Mignet e seu filho Pierre Mignet. Este modelo foi o único exemplar construído"
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"[17] PP-GQB, Piper PA-21 americano. Visitante. Ficou por um bom tempo no Aero Clube, visto que em um voo panorâmico pela região, bateu em fios elétricos nas proximidades da Av. Kennedy e teve
seu para-brisas quebrado. Por sorte do piloto, restou um pequeno pedaço no lado onde estava e assim conseguiu trazer o avião de volta e pousar com tranquilidade. Era do Aero Clube de Rio Claro SP. (Na foto original era possível visualizar-se a
ausência de um bom pedaço do para brisas do lado direito )"
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"[18] PP-DON, Cessna 120 americano. Visitante. Aparecia com frequência no Aero Clube"
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"[19] PP-DFR. Cessna 140 americano. Visitante"
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"[20] PP-GIR. Piper PA-18 americano. Um dos mais importantes da frota do Aero Clube. Usado para treinamento básico e avançado ou para voos panorâmicos"
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"[20-A] É o mesmo da foto [20], agora visto de proa. É o PP-GIR"
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"[21] PT-ABR. Nord Norecrin, francês. Visitante"
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"[22] North American NA T-6. Avião de treinamento da Força Aérea Brasileira. Visitante. Quando não pousavam, passavam em voo rasante sobre o eixo da pista"
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"[23] PP-GIR. Piper PA-18 da frota do Aero Clube. Minhas primas Neidinha, Sidney, Marley e Marta na foto"
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"[24] PT-AFK. Beechcraft Bonanza, americano, Visitante"
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"[25] PT-AFC Ryan Super Navion. Americano visitante. Um dos quatro que existiram no
Brasil"
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"[26] PP-HDO Paulistinha CAP-4, nacional. da frota do Aero Clube. Usado para treinamento básico"
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"[27] PT-AXT. Cessna 180, americano. Visitante. Recém lançado. Estava novíssimo, com poucas horas de voo"
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"[28] PP-DVX. Cessna 195, americano. Tinha o Aero Clube como base. Era pilotado pelo comandante Jorge"
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"[29] CAP-4 (Paulistinha). Visitante. Era do Aero Clube de São Paulo. Minhas primas Neidinha, Sidney e Marley na foto"
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"[33] O táxi do Bolão"
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