Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/pg/pgh029b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/22/17 14:50:38
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE PRAIA GRANDE - Clube aéreo
Aero-Clube de Santos era aqui (2)

Um descampado marca, no início do século XXI, o local onde funcionou o Aeroclube de Santos e um aeroporto, e que deu nome ao bairro Aviação

Leva para a página anterior

Um dos tradicionais bairros de Praia Grande tem o nome de Aviação, em razão de ali ter funcionado o campo de pouso da empresa francesa Latecoère (que daria origem à Air France), em área que seria depois usada como escola de pilotagem e clube aéreo. Sobre ele, relata o internauta Mario de Aguiar Leitão, em depoimento enviado a Novo Milênio em 19/10/2012, junto com as imagens desta página (de baixa resolução - os originais não mais existem):


"[30] Vista do histórico hangar que pertenceu à Latecoere, mais tarde Air France, foi usado pela Vasp, Real e pelo Aero Clube"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

Como é do conhecimento de todos, a cidade de Santos nunca teve oficialmente um Aeroporto civil, nem tampouco outras cidades do litoral paulista, onde as companhias aéreas pudessem manter uma frequência de voos regulares.

Não obstante, na década de 50, o Aero-Clube de Santos recebia duas vezes por semana e duas vezes ao dia a visita dos pequenos aviões da BOA (Brasil Organização Aérea) sediada em Londrina, Paraná e que voavam até Praia Grande (Santos), procedentes de Curitiba, Paranaguá, Florianópolis e demais cidades dessa região.

Era uma frota de monomotores "Cessna 170" para até 3 passageiros e era fácil identificá-los visto que seus prefixos começavam com PP-BOA e iam até PP-BOH, mudando tão somente a 3ª letra. Transportavam também pequenas cargas, principalmente amostras de café, embaladas em sacos de 3 a 5 quilos, além de correspondências. Portanto, deduzimos que o destino dessas amostras e desses passageiros eram a "Bolsa Official de Café", situada no centro da cidade de Santos.

Para transporte dos passageiros do Aero-Clube até o centro de Santos e vice
versa havia um taxista contratado, cujo apelido era Bolão, visto ser uma pessoa obesa. Por ser uma pessoa muito engraçada, eu e meus primos ajudávamos a carregar ou descarregar os aviões só para estar próximo a ele e nos divertirmos com suas brincadeiras.

Na mesma época em que a BOA ainda estava em atividades em Londrina e região, a TAM (Transportes Aéreos Marilia) adquiria um "Cessna 170" para início de suas atividades. Isto ocorreu em 1961.

O tempo passou, me afastei dos aviões e de Praia Grande e somente voltei a me interessar pelos aviões por volta de 2004, quando fiquei conhecendo as futuras instalações do Museu da TAM em São Carlos, SP.

Em 2011 foi publicada uma foto no site do Museu, mostrando um "Cessna 170", como sendo a mais nova doação ao acervo. Imediatamente reconheci seu prefixo: PP-BOE. Nada mais nada menos que um dos integrantes da frota da BOA dos tempos de antanho, embora descaracterizado, pois estava pintado de forma diferente da original. Telefonei ao Museu e fui informado de que o avião seria restaurado mais uma vez e repintado com suas cores originais e seria exposto como o 1º Cessna 170 da TAM. E assim foi feito.

Estive recentemente no Museu. Imaginem minha emoção em poder tocar e fotografar este avião mais de 50 anos depois. Ainda vou querer voar nele algum dia, pois está em plenas condições de voo e com seus registros atualizados.

Mario Leitão


"[01] PP-TGK, modelo Piper J-3 americano. Não pertencia ao ACS, estava de passagem. Eu apareço segurando a hélice"
Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão


"[02] PP-RKU, Paulistinha, nacional. Da frota do ACS. Minha prima Marta na foto"
Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão


"[03] PP-RKU, modelo CAP-4 (Paulistinha) nacional. Da frota do ACS. Minhas primas Marley, Neidinha e Marta na foto"
Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão


"[04] PP-RKU. Minha prima Marley na foto"
Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão


"[05] PP-ZPD - Casmuniz 5-2, nacional. Visitante, procedente de São Francisco do Sul/SC (Foi o único exemplar fabricado)" - Leia sobre a história desta aeronave
Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão


"[06] PP-RKU. Minha prima Neidinha na foto"
Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão


"[07] Minhas primas Marley, Neidinha e Sidney tendo ao fundo parte da pista de pouso do ACS"
Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão


"[08] Minhas primas Neidinha e Marley e meu primo Jurandir . Ao fundo, parte da pista de pouso do ACS"
Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão


"[09] Vista do hangar. O Ford 1934 era do comandante Barros"
Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão


"[10] PP-RHP, modelo CAP-5 (Carioquinha) fabricação nacional. Não pertencia ao ACS. Ficou somente por alguns dias. É o avião em que voei pela primeira vez, pilotado pelo instrutor do ACS comandante Rodolfo Vilar" - Leia sobre a história desta aeronave
Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão


"[11] Mignet HM-310 . Não era do ACS, porém, lá foi construído em 1953. Meu amigo Fred na foto"

outra ampliação desta imagem em Novo Milênio
Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 


"[12] PT-AGG, Cessna 190 americano. Não pertencia ao ACS porém, tinha o Aero Clube como base. O comandante Nelson era quem o pilotava. Havia outro exatamente igual, prefixo PT-AGF pilotado pelo comandante Barros e que também tinha o Aero Clube como base"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 


"[13] PP-RKU, modelo CAP-4 (Paulistinha) da frota do Aero Clube. Em pré aquecimento antes da decolagem"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 


"[14] PP-TIM, Piper J-3 americano, da frota do Aero Clube"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 


"[15] PT-ARD, Cessna 180 americano. Visitante. Era da Cia. Ultragás"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 


"[16] Mignet HM-310 (tinha o prefixo PP-ZCA)"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 


"[16-a] É o mesmo avião da foto [16], porém esta foto consta do site da Henry Mignet Aviation (França) comprovando que este avião foi construído em Santos no Brasil em 1953. Só não menciona que foi aqui em Praia Grande. Portanto eu confirmo isto porque eu vi parte da construção dele e o vi voando varias vezes e conheci seus construtores, engenheiro Henry Mignet e seu filho Pierre Mignet. Este modelo foi o único exemplar construído"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 


"[17] PP-GQB, Piper PA-21 americano. Visitante. Ficou por um bom tempo no Aero Clube, visto que em um voo panorâmico pela região, bateu em fios elétricos nas proximidades da Av. Kennedy e teve seu para-brisas quebrado. Por sorte do piloto, restou um pequeno pedaço no lado onde estava e assim conseguiu trazer o avião de volta e pousar com tranquilidade. Era do Aero Clube de Rio Claro SP. (Na foto original era possível visualizar-se a ausência de um bom pedaço do para brisas do lado direito )"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 


"[18] PP-DON, Cessna 120 americano. Visitante. Aparecia com frequência no Aero Clube"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 


"[19] PP-DFR. Cessna 140 americano. Visitante"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 


"[20] PP-GIR. Piper PA-18 americano. Um dos mais importantes da frota do Aero Clube. Usado para treinamento básico e avançado ou para voos panorâmicos"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 


"[20-A] É o mesmo da foto [20], agora visto de proa. É o PP-GIR"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 


"[21] PT-ABR. Nord Norecrin, francês. Visitante"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 


"[22] North American NA T-6. Avião de treinamento da Força Aérea Brasileira. Visitante. Quando não pousavam, passavam em voo rasante sobre o eixo da pista"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 


"[23] PP-GIR. Piper PA-18 da frota do Aero Clube. Minhas primas Neidinha, Sidney, Marley e Marta na foto"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 


"[24] PT-AFK. Beechcraft Bonanza, americano, Visitante"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 


"[25] PT-AFC Ryan Super Navion. Americano visitante. Um dos quatro que existiram no Brasil"
Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 


"[26] PP-HDO Paulistinha CAP-4, nacional. da frota do Aero Clube. Usado para treinamento básico"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 


"[27] PT-AXT. Cessna 180, americano. Visitante. Recém lançado. Estava novíssimo, com poucas horas de voo"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 


"[28] PP-DVX. Cessna 195, americano. Tinha o Aero Clube como base. Era pilotado pelo comandante Jorge"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 


"[29] CAP-4 (Paulistinha). Visitante. Era do Aero Clube de São Paulo. Minhas primas Neidinha, Sidney e Marley na foto"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 


"[33] O táxi do Bolão"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão


"[34] Cessna 170 da BOA, prefixo PP-BOC, iniciando o taxiamento para decolagem de Praia Grande, na década de 1950"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 


"[35] O Cessna 170 prefixo PP-BOE (que foi da BOA), como foi doado ao Museu da TAM"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 





"[35 a 39] O Cessna 170 da BOA, na forma como está exposto no Museu da TAM"

Fotos (e legenda) enviadas a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 


"[40] PP-DGJ Luscombe Silvaire. americano, Visitante. Aparecia com frequência ao ACS. Examinando o trem de pouso aparecem os primos Sergio Brier à direita e Ricardo Mollenhauer à esquerda (década de 1950, acervo de Ricardo Mollenhauer)"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 


"[41] Cessna 180, americano. Visitante. Com uma das mãos no bordo de fuga da asa esquerda Sergio Brier (década de 1950, acervo de Ricardo Mollenhauer)"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

 


"[42] Cessna 190, americano. Era baseado no Aero Clube. Segurando o hélice: Decio Brier  e mais atrás Sergio Brier (década de 1950, acervo de Ricardo Mollenhauer)"

Foto (e legenda) enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

Mensagem enviada a Novo Milênio e outros destinatários, em 31/10/2012, pelo internauta Mario Leitão:

A VERDADE TARDA MAS NÃO FALTA

Meus prezados

Semana que passou ocorreu um fato interessante e que me incentiva a continuar recordando e escrevendo minhas memórias. Enviei a vocês uma historia do Aero Clube de Santos que me tornou um aficionado de fotografias e de aviões. Essa historia teve dois objetivos. A) Colaborar com o recém criado Museu de Praia Grande. B) Colaborar com o site www.novomilenio.inf.br, que contém todas as informações possíveis com relação à Baixada Santista.

Esse artigo eu enviei também a um amigo desde nossa juventude, que por sinal é meu padrinho de casamento: Baldo Terracini. Por sua vez ele repassou a mensagem a outro amigo dele, desde os tempos em que ambos praticavam hipismo: Luiz Roberto Brandão Pires.

Em uma das fotos, denominada ACS-10, (PP-RHP) eu afirmei tratar-se do avião em eu voei pela 1ª vez em minha vida e que o avião foi pilotado pelo instrutor do Aero Clube , Rodolfo Vilar. Esse avião, não pertencia ao Aero Clube e estava lá por acaso.

Ao receber a mensagem de Baldo, Luiz reconheceu imediatamente o avião e afirmou tratar-se do avião que pertenceu a seu pai e no qual voou varias vezes. Vou mostrá-la a meu pai, disse ele.

Para nossa surpresa, o sr. Alfredo Pires Filho, que está com 92 anos de idade, afirmou: "Eu bem que desconfiava que o Aero Clube de Santos andava me enganando. Agora eu tenho certeza. Eu nunca autorizei ninguém a voar com meu avião!"

Aí está! "A VERDADE TARDA MAS NÃO FALTA". O voo aconteceu em julho de 1956, portanto, o Sr. Alfredo aguardou exatos 56 anos para saber a verdade. Eu tinha na época tão somente 14 anos de idade e jamais podia imaginar que isto viria a acontecer mais de 50 anos depois.

De uma coisa eu me recordo muito bem. Decolamos em direção ao mar. Assim que o avião deixou o solo e lentamente foi ganhando altura, começamos a ver a praia e as ondas quebrando preguiçosamente. Sensacional. Estávamos voando.

Enviei uma mensagem ao Luiz, pedindo que o Sr. Alfredo nos perdoe pela ousadia. Luiz me respondeu: Não se preocupe. Meu pai talvez já não se lembre mais do Rodolfo, porém, de uma coisa eu tenho certeza. Se estivesse lá naquele momento ele os levaria voar numa boa. Ele fazia isso frequentemente. Aproveito o ensejo para que conheça melhor meu pai e o que aprontou para conseguir seu brevê. Acesse o Google e digite: ["ALFREDO PIRES FILHO"].


"Com o capacete de aço usado na Revolução de 32, o veterano Alfredo Pires Filho mostra álbum com a história de sua vida"

Foto: Carolina Iskandarian/G1, na matéria Veterano da Revolução de 1932 toma posse em Exército simbólico em SP, publicada no site G1-São Paulo em 9 de julho de 2011 (acesso em 13/1/2013)

Leva para a página seguinte da série