Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/humor/0209f002.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/21/02 18:49:13
FEBEANET
Palmas para o candidato onipres(id)ente...- II

Aseguir, a mensagem do candidato a presidente da República Ciro Gomes (colocada em sua página na Internet e enviada a Novo Milênio via correio eletrônico), que inclui, no final, a cópia da pseudo-notícia distribuída pela Agência Estado via Internet e por fax:

O candidato Ciro Gomes aproveitou a oportunidade para tecer amplas críticas à chamada 'grande imprensa'

Assunto:  Escândalo: imprensa manipula pró-Serra
    Data:  Fri, 20 Sep 2002 20:39:29 -0300
       De:  "Ciro 23 / Imprensa" <imprensa.ciro23@newtradebr.com>

Fraude e manipulação na imprensa em favor de José Serra

O Brasil, envergonhado e silencioso, assiste ao papel lamentável de uma parte da grande mídia nacional em favor da candidatura do Senhor José Serra. 

Os donos de parte da grande imprensa, carcomidos por uma relação promíscua entre o Estado e suas empresas, onde seguramente os favores azeitam a adesão indisfarçável, não se furtam a rasgar a fantasia e colocar seus jornais, suas emissoras de rádio e de TV em favor da candidatura de um homem que está dividindo o Brasil, semeando ódios e nos fazendo regredir ao tempo do rancor pessoal e do ressentimento político.

Todos os dias tomamos conhecimento das manipulações, das fraudes, das mentiras, das montagens, das interpretações danosas, das intrigas daninhas, das pressões a que os repórteres que cobrem as campanhas e os jornalistas que militam nas redações estão submetidos em favor do candidato tucano.

O Senhor Fernando Henrique Cardoso, maculando seu papel de Chefe da Nação, chegou ao desplante de telefonar para um empresário, hoje dono de jornal, pressionando pela não-publicação de matéria onde se denunciava a fraude de sonegação fiscal cometida pelo Senhor José Serra. Foi, sem dúvida, mais um capítulo na relação sórdida mantida por um governo que torrou bilhões de reais numa propaganda massiva e mentirosa, mas ilustra a que ponto chegamos...

Hoje o Senhor José Serra contou com generosa matéria publicada pelo site da Agência Estado, assinada pela repórter Renata Giraldi, veiculada às 13:07 hs, sob o título "Governo do TO reúne aliados para receber Serra". 

A melíflua matéria é aberta com uma frase inacreditável, que não deixa dúvidas para nenhuma outra interpretação que não aquela da adesão ao candidato do desemprego e da corrupção: "Em clima de vitória, o governador do Tocantins, Siqueira Campos (PFL), reuniu os principais aliados para recepcionar o candidato da Grande Aliança (PSDB/PMDB) à Presidência, José Serra". E continua, na mesma entonação: "numa visita que durou menos de quatro horas, Campos arregimentou 134 dos 139 prefeitos do Estado e os demais candidatos ao governo e ao Senado em torno do tucano para uma carreata e um comício em Palmas".

O site da Agência Estado, na matéria assinada por Renata Giraldi e veiculada às 13:07 hs na Internet, após diversas considerações, descreve a "participação de José Serra numa carreata", "que passou pelas principais áreas da cidade, pelo bairro de Aureny (um dos mais pobres), e a avenida principal". Mais: "em frente ao único shopping da capital de Tocantins, ele fez um comício, que segundo cálculos da organização reuniu cerca de 20 mil pessoas". 

Lamentamos informar ao povo brasileiro que tudo isso é mentira. Que tudo isso é manipulação da notícia e fraude da informação. Que tudo isso é fruto da adesão desavergonhada de certa imprensa, que se desmoraliza a cada dia, que se enodoa e se suja de forma injustificável.

Repetimos: lamentamos informar que isso tudo é mentira! O Senhor José Serra não esteve no Estado de Tocantins. Ele cancelou a viagem, na última hora, por problemas meteorológicos que impediram a decolagem do avião que o conduziria de São Paulo a Palmas.

A própria Agência Estado, em despacho das 17:40 hs, noticia que "Serra cancela viagem ao Tocantins". Quem assina é a mesma repórter, Renata Giraldi.

Isso tudo serve para mostrar a situação vergonhosa de adesão total de grande parte da imprensa brasileira ao candidato governista. Serve para mostrar que a matéria elogiosa, adesista, sabuja, já estava escrita, pronta, feita sob encomenda para ajudar, adular e bajular o candidato apoiado pela empresa.

O Brasil que registre, para vergonha nossa, da família Mesquita, de tantas tradições democráticas, e do próprio candidato José Serra, a página triste que hoje se escreveu na história destas eleições.

Esperamos que a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), os Sindicatos de Jornalistas, suas Comissões de Ética, e a opinião pública não se furtem a condenar esse revelador escândalo.

Vergonha!

VEJA ABAIXO A MATÉRIA QUE FOI AO AR NO SITE DA AGÊNCIA ESTADO ÀS 13:07 HORAS DESTA SEXTA, 20/09.
 

                                  Ciro 23 / Assessoria de Imprensa

                                     (11) 3089-5359/5386/5377

                                   imprensa.ciro23@newtradebr.com
                                        www.ciro23.com.br


Veja mais:
Palmas para o candidato onipres(id)ente... - I
Palmas para o candidato onipres(id)ente... - III