Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/guaruja/gh020.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/10/04 10:15:19
Clique aqui para voltar à página inicial de Guarujá
HISTÓRIAS E LENDAS DE GUARUJÁ
Um incêndio no Morro do Cheira Limão

Em fevereiro de 2004, um incêndio atingiu boa parte do Morro do Cheira Limão, em Guarujá, como foi relatado pelo jornal santista A Tribuna na edição de 20/2/2004:


SUSTO - Um incêndio atingiu ontem parte do Morro do Cheira Limão, 
entre as praias do Góes e Sangava, em Guarujá. 
Problemas de acesso dificultaram o trabalho dos soldados do Corpo de Bombeiros
Foto: Carlos Marques, publicada com a matéria

DESTRUIÇÃO
Incêndio atinge morro em Guarujá

Da Reportagem

Um incêndio atingiu ontem parte da encosta do Morro do Cheira Limão, localizado entre as praias do Góes e Sangava, em Guarujá. O fogo, que teve início por volta das 17 horas, pôde ser visto de diferentes pontos da orla da praia de Santos. Cerca de 20 homens do efetivo do 6º Grupamento de Bombeiros de Santos foram deslocados para atender à ocorrência.

De acordo com o chefe do setor de comunicação da unidade, o 1º-tenente Maurício Vieira Izumi, devido à dificuldade de acesso por terra, a equipe utilizou uma embarcação do 17º Grupamento de Bombeiros de Guarujá, chegando ao local pela praia.

Segundo Izumi, foi necessário que os homens se embrenhassem no mato para que conseguissem alcançar os focos de incêndio, em sua maioria localizados no alto do morro. As equipes fizeram uso do sistema de abafamento para controlar as chamas, já que não existia a possibilidade de se transportar água até o local.

O fogo foi contido por volta das 22h30. As causas do incêndio não haviam sido determinadas até o fechamento desta edição.

"Nesta região é muito comum que ocorram focos de incêndio, principalmente durante o inverno, devido à estiagem. É possível que o sol e o calor que estão ocorrendo nos últimos dias tenham secado o mato e provocado o fogo, mas não descartamos outras causas, como a interferência humana".


Boa parte do Morro do Cheira Limão foi atingida, fato que exigiu muito trabalho dos bombeiros
Foto: Paulo Freitas, publicada com a matéria

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais