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CULTURA/ESPORTE NA BAIXADA SANTISTA - ARTACHO - BIBLIOTECA NM
Artacho Jurado (B-9)

Clique nesta imagem para voltar ao índice da obraArquiteto que com suas polêmicas obras marcou a cidade de Santos em meados do século XX, João Artacho Jurado só começou a ter seu valor reconhecido no século XXI.

Mas foi em 1996, no governo do prefeito David Capistrano Filho, que a Prefeitura de Santos determinou a impressão da obra Santos, Jurado: a ilha e o novo, de Paulo Matos e Gegê Leme, com fotos de Ernesto Papa, Gegê Leme e Centro da Memória de Santos. Com 20 páginas mais as capas, a brochura teve projeto gráfico, editoração eletrônica, fotolito e impressão da Prodesan Gráfica:

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Santos, Jurado: a ilha e o novo

Paulo Matos - Gegê Leme

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Finca Güell, chaminé de ventilação, em Barcelona - de Gaudí

Foto publicada com o texto

Um pouco da influência de Gaudí na obra de Artacho

Gegê Leme

A obra arquitetônica do ilustre catalão Gaudí - 1852/1926 - é conhecida por uma série de pessoas espalhadas pelo mundo, devido à sua riqueza, singularidade e valor como símbolo de uma cultura.

Conhecido como construtor de obras de grande porte, intrinsecamente monumentais e ostensivamente adornadas com os mais diversos motivos, ficou conhecido como um dos expoentes da cultura catalã, rica e colorida, acompanhado por outros nomes como Dalí, Miró e Picasso.

Foi um experimentador de técnicas construtivas diversas, nada ortodoxas, como simular a estrutura da Catedral da Sagrada Família, em Barcelona, com fios pendidos por pesos proporcionais aos reais para, observando as curvas que os fios formavam, rebatê-las e desenhar a estrutura.


Telhado da Casa Batlló, em Barcelona- de Gaudí

Foto publicada com o texto

Sua maneira de conceber permite uma liberdade infinita de exploração de formas, cores, materiais. Cada obra arquitetônica compunha uma rica escultura em escala gigantesca. O desenho da planta tão somente não é suficiente para ilustrar o clima dos espaços internos, mas sim inúmeros desenhos de elevações e detalhes dos adornos.

A ambientação se dava por uma série de valores. Apostava, experimentava, realizava.

Utilizava-se de uma infinidade de símbolos. Mas para chegar a realizar as obras que conhecemos hoje, passou por "fases" como a fase mourisca e a fase gótica, imprescindíveis para a descoberta de uma linguagem própria. Barcelona tem influências mouriscas e góticas muito fortes, bem como todo o Sul da Espanha.


Parlx Güell, em Barcelona - de Gaudí

Foto publicada com o texto

Interpretava os símbolos aprendidos, redesenhando-os de outra maneira, sem compromisso em ser "isto ou aquilo". Chaminés assumiam formas contorcidas, revestidas por lascas de azulejos multicoloridos. Na Casa Batlló, no Paseig de Gracia, em Barcelona, cerâmicas circulares imitando bolhas sobem pelas paredes da fachada em direção ao telhado colorido, cuja cumeeira é quase uma espinha dorsal.

Barcelona e a cultura espanhola possibilitaram figuras como Gaudí, dentro deste universo rico, livre e aberto para o novo e para a experimentação. Podemos entender melhor, então, o universo de Artacho Jurado. Que não só é filho de espanhóis, mas foi criado em uma colônia anarquista - portanto banhado nesta cultura revolucionária, mas sobretudo livre.


Casa Vinceus, em Barcelona - de Gaudí

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Finca Güell, em Barcelona - de Gaudí

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Penteadeira desenhada por Gaudí

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