Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cultura/cult006p21.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/15/14 10:04:38
Clique na imagem para voltar à página principal
CULTURA/ESPORTE NA BAIXADA SANTISTA - Ribeiro Couto - BIBLIOTECA NM
Rui Ribeiro Couto (16-[21])

Clique na imagem para ir ao índice desta obraUma das principais obras de Rui Ribeiro Couto é o romance Cabocla, aqui transcrito em primeira edição digital, a partir do livro publicado em 1945 (terceira edição) pela Livraria Sá da costa Editora, de Lisboa, Portugal, com prefácio de João de Barros, sendo todos os exemplares autenticados com as rubricas do autor e editores. A obra faz parte do acervo de Rafael Moraes transferido à Secretaria Municipal de Cultura de Santos e cedida a Novo Milênio pelo secretário Raul Christiano para digitação/digitalização (ortografia atualizada nesta transcrição - páginas 123 a 125):

Leva para a página anterior

Cabocla

Ribeiro Couto

Leva para a página seguinte da série

XX - Conselhos de pai

Meu filho,

O dr. Graça me telefonou há minutos para saber o preço mínimo da venda dos prédios da herança! Você é independente, mas creia que muito doeu no coração de seu pai verificar que você tomou uma resolução destas sem se aconselhar comigo!

Há tempos você me escreveu dizendo que não me admirasse ao receber o pedido de uma boa bolada para comprar um sítio. Ora, como você hoje tem bens próprios, já nem pensa em me comunicar nada, sequer para pedir a minha opinião!

Há poucos dias também eu estava jantando no Palace Hotel quando entrou o Brown com a noiva, a tal moça dos recitativos. Ela foi a primeira a vir falar comigo e a primeira coisa que me disse foi isto: "Então, é verdade que o Jerónimo vai mudar de vida, resolveu mesmo ficar fazendeiro no sertão, não quer saber mais do Rio?!

Enfim, agora estou puxando os fios de toda essa meada. Você quer o dinheiro para fazer alguma burrada. Jerónimo, deixe da mania de agricultura e fazenda. Isso não é para você. Trate de fazer muito repouso e de ficar bom logo, para acabar o curso de engenharia e ir aos Estados Unidos se aperfeiçoar. Guarde o dinheiro para o futuro.

Sigo hoje para São Paulo a fim de estudar a praça. Talvez funde lá uma filial; depende.

Pernambuco vai fazer um convênio com os usineiros fluminenses e espera-se que o mercado melhore. Também, se piorar, que leve logo a breca! O Brasil de hoje já não é o mesmo do meu tempo, nem para o açúcar, nem para o café, nem para nada! Ando enjoado dos negócios, qualquer dia liquido tudo e meto o que apurar em apólices do governo.

Terminando, peço-lhe que não faça asneiras em matéria de terrenos no sertão. Não compre fazenda nenhuma. O mato é bom para caboclo. Você anda muito entusiasmado com a roça, mas é coisa passageira, tenho certeza. Você é rapaz da cidade. "Sua verdadeira fazenda, afinal de contas, é o bar da Brahma" - como com muita razão me disse a moça dos recitativos.

Acho que o Brown não é marido para ela.

Muitos abraços aos primos, a quem me recomendo com gratidão, e para você todo o afeto do seu pai saudoso

Joaquim