Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cultura/cult006p20.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/15/14 10:04:34
Clique na imagem para voltar à página principal
CULTURA/ESPORTE NA BAIXADA SANTISTA - Ribeiro Couto - BIBLIOTECA NM
Rui Ribeiro Couto (16-[20])

Clique na imagem para ir ao índice desta obraUma das principais obras de Rui Ribeiro Couto é o romance Cabocla, aqui transcrito em primeira edição digital, a partir do livro publicado em 1945 (terceira edição) pela Livraria Sá da costa Editora, de Lisboa, Portugal, com prefácio de João de Barros, sendo todos os exemplares autenticados com as rubricas do autor e editores. A obra faz parte do acervo de Rafael Moraes transferido à Secretaria Municipal de Cultura de Santos e cedida a Novo Milênio pelo secretário Raul Christiano para digitação/digitalização (ortografia atualizada nesta transcrição - páginas 120 a 122):

Leva para a página anterior

Cabocla

Ribeiro Couto

Leva para a página seguinte da série

XIX - Do advogado José da Graça Bandeira, na Capital Federal, a Jerónimo Vieira Pires, na fazenda do Córrego Fundo

Distinto cliente e amigo,

De acordo com as suas instruções, dei andamento ao inventário da falecida senhora sua mãe, procurando aliás não suscetibilizar o meu distinto colega dr. Linhares, que efetivamente é um pouco moroso. Ratifiquei, em seu nome, todo o processado, avaliações inclusive.

A partilha, feita de inteiro acordo com o sr. Joaquim Vieira Pires, atribui-lhe a posse dos três prédios da Rua General Roca, do sobrado da Rua do Rosário e das casas de Petrópolis. Cabem-lhe ainda, em dinheiro, cento e setenta e quatro contos de réis.

Como sabe, entre maiores não há necessidade de fazer em juízo a partilha e considerei mais prático - em vista do sr. Joaquim Vieira Pires insistir por ela - fazê-la em notas de tabelião. Segue junto um traslado da escritura.

Tomei boa nota do seu desejo de vender todos os bens de raiz que lhe couberem e disso encarreguei o sr. Tiburtino Peixoto, agente de negócios, homem sério e muito relacionado. Ele pôs um anúncio no "Jornal do Comércio", para chamar a atenção de interessados, sem em todo caso precisar a situação exata dos imóveis. Telefonou-me ainda esta manhã para perguntar até quantos por cento pode transigir, caso seja de urgência a referida venda.

À falta de instruções suas, comuniquei-me com o sr. Joaquim Vieira Pires e tardiamente compreendi que cometera uma indiscrição, pois ele me declarou que ignorava inteiramente que o amigo desejasse vender aqueles bens. Disse-me que sustivesse a venda, o que entretanto, a rigor, me deixa num certo embaraço. Prudentemente, voltei a falar pelo telefone com o sr. Tiburtino Peixoto, pedindo-lhe que não fechasse negócio nenhum até segunda ordem, mesmo pelo máximo preço.

Naturalmente, o sr. Tiburtino Peixoto se mostrou um tanto agastado, parecendo-me por isso que já tem qualquer coisa em vista.

Peço-lhe a fineza de me enviar instruções.

Mandar-lhe-ei em breve a prestação de contas dos aluguéis das casas, dos quais descontarei os 3:000$000 dos meus honorários, conforme o amigo teve a gentileza de lembrar.

Sem mais por hoje, e na expectativa de suas prezadas ordens, subscrevo-me, com a mais perfeita estima e sincera consideração.

Admr. Ato. e Cro. Obro

José da Graça Bandeira.

Advogado