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CULTURA/ESPORTE NA BAIXADA SANTISTA - LYDIA
Lydia Federici (4 - crônica 254)

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Clique na imagem para voltar ao índice desta seçãoEm mais de três décadas de atuação diária, Lydia Federici publicou milhares de crônicas no jornal santista A Tribuna. A Hemeroteca Pública Municipal de Santos criou um Espaço Lydia Federici, onde estão expostos desde sua máquina de escrever até os troféus desportivos, bem como os organizados álbuns de recortes reunindo todos os seus textos publicados. Esta crônica foi publicada em 30 de outubro de 1962 em A Tribuna (ortografia atualizada nesta transcrição):
 
GENTE E COISAS DA CIDADE

Prédios de praia

Lydia Federici

A gente quase não repara nos prédios da praia. Pudera. Quem vai à praia vai ver mar. Aproveitar areia quente e cheia de sol. De passagem, namora-se o jardim. Principalmente agora. Com gramado bonito. Desenhado e colorido de flores.

No entanto, ao horizonte amplo que se abre entre a Ilha das Palmas e a ponta do Morro do Itaipu, contrapõe-se um paredão vertical que também tem a sua beleza. É obra humana. Tão digna de ser vista quanto a paisagem natural que Deus espalhou neste pedaço de terra.

Acontece uma coisa, entretanto. Se amamos, de forma irrestrita, o que Santos tem de natural, não é o mesmo amor total que sentimos ao dar as costas ao mar. Ao ver a muralha que, pouco a pouco, o homem levanta. por que? Preferiríamos que a orla da praia continuasse baixa? Dando impressão de continuidade ao mar? Não. Ao contrário. Gostamos de ver, enfeitando o colo alvo da areia, essa gola rendilhada e alta. À noite, faiscante de luz. Sucede, porém, que alguns desses prédios constituem ponto fraco, e feio, na moldura geral. Esse mau gosto, nascido, sabe lá Deus ou engenheiro, por que falha ou medida, é que nos impede de gritar:

"Praia de Santos? Obra prima dos céus e da arte humana".

Mas que é que têm os arranha-céus da praia? Observe-os. São, obviamente, cubos e mais cubos. Nesse particular, são de uma uniformidade de pasmar. No entanto, dentro dessa forma, há alguns a que um revestimento gracioso, na fachada plana e chata, transforma o monstro de cimento em algo leve e airoso. Encantador de se ver. Como há outros, infelizmente, que a gente olha com desgosto. Fazendo um muxoxo de pena. Às vezes, mesmo, até de raiva.

Esse aspecto externo diz respeito aos observadores de fora. Mas os que moram nesses prédios, tendo comprado não apenas um teto mas um pedaço de mar, como se sentem ali dentro? Praticamente burlados ao espremer o rosto numa janela estreita? Que mal e mal lhes dá a visão de um cantinho de praia? É claro que sabiam o que adquiriam. Mas por que, na praia, não lhes dar tanta praia e sol e mar quanto possível?

Há, no José Menino, um arranha-céu cuja fachada para o mar é inteiramente fechada. A única janela é um quadrado alto. Vitrô de banheiro, talvez. Deus! Por onde é que se olha o mar?

Em compensação, na praia de São Vicente - que é, querendo ou não, onde se constroem os prédios mais interessantes - há um arranha-céu cuja frente é totalmente envidraçada. Fica no começo da rampa para a Ilha Porchat. Levantando as venezianas amarelas, não há parede, nem meia parede, bloqueando a vista. Deitado num sofá, estirado sobre o tapete, o morador vê o mar. Sem levantar, sequer, o pescoço. E isso, digam-me o que disserem, é que o certo à beira-mar. Pra que gastar uma fortuna se se desperdiça a possibilidade domiciliar de ver, com um simples levantar de olhos, o mar? A praia? Os navios? A gente morena e bonita? O sol?

Pensem no caso, senhores arquitetos. Há muito prédio a construir.


Imagem: reprodução do álbum de recortes de Lydia Federici, no acervo da Hemeroteca Municipal

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