Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cultura/cult003c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/03/07 16:28:23
Clique na imagem para voltar à página principal
CULTURA/ESPORTE NA BAIXADA SANTISTA - LYDIA
Lydia Federici (3)

Leva para a página anterior

Publicado na antiga revista santista Flama, em abril de 1944 (ano XXIII, nº 4 - ortografia atualizada nesta transcrição):


Foto publicada com a matéria

Lidia Federici

Festejou a sua data natalícia no dia 16 de abril a senhorinha Lidia Federici, um dos mais destacados valores do esporte santista.

Além de esportista distinta, Lídia Federici é ainda cronista de apreciáveis méritos, mantendo assídua colaboração na Tribuna, em cujas colunas focaliza, em lindas crônicas, o movimento do esporte feminino da cidade.

Pela grata efeméride, Flama apresenta-lhe os seus cumprimentos, muito sinceros.

Em 29 de abril de 1941, publicou o jornal santista A Tribuna (ortografia atualizada nesta transcrição):


"Lydia Federici, que, animada em oferecer pontos à nossa equipe,
interveio nas provas de peso e dardo!"

Foto e legenda publicadas com a matéria

Lydia competiu no arremesso do peso e dardo!

Hoje, a sua grande prova - Vencerá no arremesso do disco?

Quando a delegação brasileira partiu para Buenos Aires, adiantamos que a ausência de algumas moças, entre as quais Edith del Junco, campeã brasileira do arremesso do peso, forçaria, certamente, Lydia Federici a uma atuação duplicada. E foi realmente o que aconteceu. A festejada campeã de nossa cidade interveio no arremesso do peso, prova em que não estava preparada, e ainda no arremesso do dardo, modalidade que desconhece totalmente.

Embora não lograsse êxito, o fato tem uma significação muito importante. Pretendeu Lydia, certamente, conseguir pontos para a nossa equipe feminina, já por si bastante desfalcada e não dando de si, ainda, o pouco que se esperava, como se pôde verificar pela colocação de Klara Muller, uma das favoritas para os 100 metros rasos.

Infelizmente, os arremessos de Lydia não conseguiram atingir o objetivo. A própria Ursula Krauss, especialista em arremesso do dardo, campeã nacional desse ramo esportivo, não conseguiu classificar-se!

Que teria acontecido a Klara Muller? - Os despachos telegráficos anunciam friamente o resultado da prova de 100 metros rasos, para moças, mencionando o nome de Klara Muller em 5º lugar. Deve ter ocorrido algo de anormal com essa moça brasileira, já que o resultado obtido pela primeira colocada tem sido superado muitas e muitas vezes por Klara.

Hoje, a prova de Lydia Federici - Lydia Federici realizará hoje a prova de sua especialidade - arremesso do disco. Conseguirá obter resultado que a coloque em alto destaque no sul-americano? É possível. Todos os esportistas de nossa cidade confiam na sua fibra, na sua inabalável vontade. Julgamos que dentro de uma atuação normal, poderá ela dar ao Brasil a 1ª vitória no campeonato da classe feminina.

Leva para a página seguinte da série