Os secretários municipais com a prefeita Márcia Rosa e o vice Arlindo Fagundes, no final da cerimônia de posse do secretariado, no Bloco Cultural do Paço Municipal
Foto: Aderbau Gama/Departamento de Imprensa/PMC, em 1/1/2009
Márcia Rosa assume a prefeitura de Cubatão e anuncia primeiras medidas
Tranquilidade e muito público na cerimônia de posse
"Sou cubatense, sim, com muito orgulho e amor", afirmou em sua posse a nova prefeita de Cubatão, a professora Márcia Rosa de Mendonça Silva, que disse ainda: "É um capitulo novo que estamos esculpindo na história de Cubatão: é o povo de Cubatão se apropriando de sua cidade".
Numeroso público prestigiou nesta quinta-feira a posse dela, do vice-prefeito Arlindo Fagundes e do secretariado. Após assumirem os titulares do Executivo para o 18º período de gestão (desde a emancipação do município em 1949) e os vereadores que integram a 15ª Legislatura, realizada na Câmara Municipal, a solenidade prosseguiu no Bloco Cultural do Paço Municipal, com a posse dos secretários.
A população foi brindada ainda com espetáculo proporcionado por diversos artistas locais (Irmãos Ribeiro, Anderson Borges, Marcos Paulo e grupo Harmonia), em palco especialmente armado na Praça dos Emancipadores, no qual também discursou a nova chefe do Executivo, instantes após assumir suas funções. E essa será uma das marcas da nova administração, segundo a prefeita: a valorização da cultura local e regional.
Atos iniciais - O primeiro ato da nova prefeita, segundo informou, será nomear um Conselho Municipal Contra a Corrupção, além de ampliar a transparência dos atos administrativos através do site oficial, para que a população possa fiscalizá-los. Também será tratada com total urgência a questão da acessibilidade dos portadores de deficiência nos próprios municipais, já que esse problema precisa estar resolvido até 2010. A nova prefeita anunciou ainda uma parceria com o empresariado para a construção de uma casa-abrigo.
Ela se mostrou preocupada com a nova legislação que deverá restringir a participação cubatense na receita do ICMS, "o que será um abalo na receita da cidade", pois esses recursos representam de 48 a 53% da receita de um município produtor como Cubatão. Por outro lado, conclamou os deputados estaduais da região a lutarem para que Cubatão obtenha o título de estância turística, já que é a única cidade da Baixada Santista ainda sem essa condição, e não se justifica que permaneça como cidade apenas de passagem dos turistas, dado o seu grande patrimônio cultural, histórico e ecológico.
Questionada pela imprensa sobre a criação de um Diário Oficial no município, respondeu que o assunto está sendo estudado. Da mesma forma, a questão envolvendo a empresa de transportes Piracicabana vem sendo analisada, já que cabe recurso pela Prefeitura da decisão judicial em primeira instância, e ao mesmo tempo haverá diálogo com a empresa, quanto às demais soluções possíveis para o caso.
Secretários – Estes são os novos secretários municipais, empossados nesta quinta-feira: Haroldo de Oliveira Souza Filho (Administração); Marilda Canelas (Cultura e Turismo); José Moraes Lucas (Esportes e Lazer); Vandejacson Bezerra de Andrade (Saúde); Wagner Moura dos Santos (Obras, Habitação e Serviços Públicos); Erenita Maria Barbosa (Assistência Social); Silvano Lacerda (superintendente da Companhia Municipal de Trânsito – CMT); Gerson Alberto Rozo Guimarães (chefe de gabinete); Daniel Ravaneli Louzada (o Daniel da Ilha – secretário do Meio-Ambiente); Adalberto Ferreira da Silva (Planejamento); Juliano da Silva Goulart (chefe da Auditoria e Consultoria Interna); José Eduardo Limongi França Guilherme (Negócios Jurídicos); Vitor Augusto Lovequio (Procurador Geral); Fábio de Oliveira Inácio (Educação); Adeildo Heliodoro dos Santos (vereador, que se licenciou por 100 dias, para a pasta de Finanças).
Segundo declarou a prefeita, a maior parte dos secretários foi escolhida entre os funcionários públicos de carreira, cumprindo compromisso de campanha de valorização do funcionalismo. Nesse sentido, inclusive, anunciou que deverá convocar extraordinariamente a Câmara para votar projeto de lei prorrogando o abono salarial dos servidores (que terminou em dezembro), de forma a que estes não fiquem sem essa complementação neste mês, importante devido à defasagem salarial que esse abono tem procurado reduzir.
Ela também anunciou ter nomeado para presidir o Fundo Social de Solidariedade (FSS) sua mãe, Darci Chumbo de Mendonça, lembrando ser esse um cargo não remunerado. Dois outros secretários deverão ser escolhidos ainda, com base em critérios de idoneidade e compromisso com a cidade. Também não foi indicado nenhum administrador regional, conforme ressaltou.
Márcia Rosa comentou ainda os planos de criar um Departamento da Mulher, articulado com o Conselho da Condição Feminina e embrião de futura secretaria municipal, dentro de um projeto amplo de reforma administrativa.
Vereadores – Assumiram suas cadeiras os vereadores: Adeildo Heliodoro dos Santos (PT), Maria Aparecida Pieruzi de Souza (Nêga Pieruzzi, PT), Severino de Oliveira Melo (Billa, PT), Paulo Tito Farder (PT), Donizete Tavares do Nascimento (PR), Geraldo Cardoso Guedes (PR), José Roberto Azzoline Soares (Alemão, PSB), José Aparecido dos Santos (Dedinho, PSB), João Santana de Moura Villar (Tucla, PDT), Severino Tarcisio da Silva (Doda, PDT) e Francisco Leite da Silva (Bigode, PP).
Foi escolhida assim a mesa diretora da Câmara para o biênio 2009/2010: presidente, José Roberto Azzoline Soares; vice-presidente, Donizete Tavares do Nascimento; primeiro-secretário, Severino Tarcisio da Silva; segundo-secretário, Geraldo Cardoso Guedes.
A cerimônia de posse do secretariado teve a presença do ex-prefeito de Cubatão (1975/1982), Carlos Frederico Soares Campos; do titular da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e assessor especial do governador, Edmur Mesquita; além de inúmeras autoridades regionais. Ao final, o poeta Adilson Conceição Silva prestou uma homenagem à nova dirigente municipal.
Discursos - O vice-prefeito Arlindo Fagundes pediu a união entre Legislativo e Executivo, pois "Cubatão levou 60 anos para eleger uma prefeita filha da cidade". E acrescentou: "Não mediremos esforços, faremos todo o possível. Vamos cometer erros, mas não seremos omissos. Peço a todos que confiem na gente. Será um ano de estudos, de procurarmos soluções para os problemas que existem. Que a estrela de 2009 possa estar brilhando para todos nós".
Já a prefeita disse "falar ao coração de cada pessoa desta cidade", com emocionados agradecimentos aos familiares e companheiros. Na Câmara, fez questão de citar como uma de suas linhas de conduta as últimas palavras de sua avó, escritas num antigo caderno: "Não pode pagar, não compre". Brincou, ao pedir uma interrupção na cerimônia para atender à imprensa: "Quebrar protocolos faz parte das minhas regras de trabalho".
Citou o sonho antigo de um dia o Brasil eleger um trabalhador para a presidência da República, lembrando que vem sendo realizado neste século com a eleição e reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que "pôs de pé um crescimento econômico e gerador de empregos para milhares de famílias brasileiras".
Em seguida, destacou que nos Estados Unidos um negro foi eleito e assumirá agora a presidência, e tudo isso mostra que "devemos acreditar em sonhos e, mais que isso, que é possível realizá-los". A respeito, lembrou ainda que o fato de uma mulher assumir a Prefeitura de Cubatão "é uma vitória das minorias, que são maioria demográfica mas minoria nos espaços de poder".
Ao empresariado, falou em parcerias, e – lembrando a crise mundial de efeitos ainda incertos no Brasil – fez uma chamada ao capital industrial para "juntos superarmos as dificuldades e alcançarmos o desenvolvimento econômico, com a redução da pobreza e das desigualdades que marcam a vida de nossa comunidade". Além de citar ser um orgulho para o município abrigar o Pólo Industrial, disse "ser fundamental que o crescimento econômico seja parceiro do crescimento social".Também destacou a necessidade de ampliar o comércio local e a qualificação profissional dos trabalhadores, para que possam ocupar as vagas surgidas nas empresas.
No Bloco Cultural, além de várias citações literárias ("Não há um novo caminho, há um novo jeito de caminhar", fez questão de lembrar de dona Lindalva, moradora na Vila São José, que conheceu numa caminhada pelo bairro. Essa moradora, toda tarde, senta-se na calçada para fazer trabalhos de renda, que nunca verá por ser cega – e segundo Márcia Rosa representa, portanto, a esperança de Cubatão em seu futuro.
1 de janeiro de 2009 - CPM
Prefeita Márcia Rosa, em seu discurso de posse na Câmara Municipal
Foto: Aderbau Gama/Departamento de Imprensa/PMC, em 1/1/2009
Prefeita Márcia Rosa, em seu discurso
Foto: Aderbau Gama/Departamento de Imprensa/PMC, em 1/1/2009
Prefeita Márcia Rosa, em seu discurso
Foto: Aderbau Gama/Departamento de Imprensa/PMC, em 1/1/2009
Cerimônia de posse do secretariado, no Bloco Cultural do Paço Municipal
Foto: Aderbau Gama/Departamento de Imprensa/PMC, em 1/1/2009
Márcia Rosa assina o termo de posse
Foto: Aderbau Gama/Departamento de Imprensa/PMC, em 1/1/2009
Prefeita e vice-prefeito, após a posse do secretariado, no Bloco Cultural do Paço Municipal
Foto: Aderbau Gama/Departamento de Imprensa/PMC, em 1/1/2009
Imagem: fotograma da transmissão da cerimônia de posse pela TV Câmara Cubatão
Ao ser entrevistada pelo editor de Novo Milênio, em sua posse, com o câmera Adalberto Medeiros
Foto: Carlos Moura/Departamento de Imprensa/PMC, em 1/1/2009
A prefeita e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita à Refinaria Presidente Bernardes
Foto: Dilson Silva Mato Grosso/Departamento de Imprensa/PMC, em 9/5/2009
Marcia Rosa, durante o seminário MegaPolo Cubatão 2009, no auditório da Fiesp em São Paulo
Foto: Dilson Silva Mato Grosso/Departamento de Imprensa/PMC, em 19/5/2009
Vídeo institucional pelo 60º aniversário de Cubatão, produzido e divulgado pela Prefeitura de Cubatão em abril de 2009:
Imagem: captura de tela do vídeo institucional
Clique >>aqui<< ou na imagem acima para obter o vídeo em formato MP4 (0'30", 9,58 MB)
Charge de J. C. Lôbo alusiva à reeleição da prefeita, publicada no jornal santista Diário do Litoral de 24 de outubro de 2012, página 2:
Imagem: J. C. Lôbo, jornal Diário do Litoral, 24/10/2012, página 2
|