Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/prefei18.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/23/12 17:52:43
Clique aqui para voltar à página inicial de Cubatão
OS DIRIGENTES DE CUBATÃO - PREFEITURA - 18/19
Marcia Rosa de Mendonça Silva (1)

De 1/1/2009 a 31/12/2012 e de 1/1/2013 a 31/12/2016

Vereadora até 2008, foi eleita prefeita de Cubatão para o 18º período de gestão. Alguns registros de sua campanha eleitoral de 2008:


Márcia Rosa e Arlindo Fagundes, na carreata realizada pelas ruas de Cubatão
Foto: comitê de campanha/site Web da campanha de Márcia Rosa

Biografia divulgada no site da campanha eleitoral de 2008:


Marcia Rosa de Mendonça Silva nasceu em Cubatão no dia 9 de abril, aniversário de emancipação da Cidade. Cresceu na Rua Antônio Lemos, na Vila Paulista, e aos sete anos de idade mudou-se para o Jardim Casqueiro, onde reside até hoje.

Teve uma infância pobre e muito regrada. Casada com Gilmar Francisco da Silva, trabalhador da área industrial de Cubatão, há 27 anos. Filha de Darcy Chumbo e Vicente Rosa (falecido), é mãe de duas filhas, sendo uma advogada e professora e a outra estudante.

Com apenas 13 anos, entrou no mercado de trabalho e sua primeira oportunidade de emprego foi no supermercado Peralta. Bacharel em Química, com especialização em Petroquímica, professora de Matemática e Ciências, pós-graduada em Direito Educacional e Pedagogia com especialização em Administração Escolar, lecionou por 28 anos na Rede Estadual, Municipal e Particular de Cubatão e região.

Filiada ao Partido dos Trabalhadores, Marcia Rosa sempre fez parte de movimentos sociais pela ética na política, democracia e respeito à cidadania.

Eleita vereadora em 2000 e reeleita com o triplo de votos em 2004, Professora Marcia Rosa exerceu mandatos DEMOCRÁTICOS e PARTICIPATIVOS, fazendo valer a ética no trato com a coisa pública e o nascimento de propostas visando garantir justiça e cidadania aos cubatenses. Durante os dois mandatos, entre todos os vereadores, Marcia Rosa foi quem mais apresentou Projetos de Lei, dentre eles: o Fim do Voto Secreto, a Criação de um Conselho Municipal de Combate à Corrupção e Projeto de Lei contra o NEPOTISMO, que proíbe a contratação de parentes na Administração Pública Municipal.

Marcia Rosa cumpriu seu papel como fiscal do Poder Executivo. Somente neste mandato, ingressou na Justiça por 40 vezes, entre Ações Populares, Mandados de Segurança, Representações, etc...

Após oito anos no Legislativo, Marcia Rosa está preparada para comandar nosso Município e se tornar a primeira prefeita de Cubatão, através de um mandato com a participação efetiva da população e a certeza de que a nossa Cidade, desta vez, vai ser governada de fato por pessoas que moram em Cubatão e amam este chão.

Guerreira. Inteligente. Comprometida com as ideias e as necessidades de Cubatão. Essa é Marcia Rosa, Professora e Mãe, Mulher dedicada. Uma vida de CUBATENSE. É o nome que Cubatão precisa para crescer forte.



Lançamento do programa de Governo Participativo
Foto: comitê de campanha/site Web da campanha de Márcia Rosa

O programa de governo da prefeita Márcia Rosa (clique aqui ou na imagem abaixo para obter o arquivo em formato Adobe PDF, com 1,91 MB):

Clique na imagem para obter o arquivo em formato Adobe PDF
Lançamento do programa de Governo Participativo
Foto: comitê de campanha/site Web da campanha de Márcia Rosa


Clique na imagem para obter o arquivo de som MP3Jingle da campanha de Márcia Rosa para prefeita em 2008 (arquivo de som formato MP3, com 1 minuto, a 256 kbps - 1,83 MB) - Clique na imagem ao lado ou na especificação do arquivo, para obtê-lo.

Primeiro programa para rádio da campanha de Márcia Rosa para prefeita em 2008 (arquivo de som formato MP3, com 10'22", a 128 kbps - 9,49 MB):

Clique na imagem para obter o arquivo de som MP3
Clique na imagem acima para obter o arquivo sonoro MP3 do programa de rádio

Imagem: captura de tela/site Web da campanha de Márcia Rosa

Programas para televisão da campanha de Márcia Rosa em 2008 (clique nas imagens abaixo ou nas especificações de vídeo):

Clique na imagem para obter o vídeo Clique na imagem para obter o vídeo

Imagem: fotograma do filme

 

Primeiro programa (arquivo de vídeo tipo Windows Media Video - WMV - com 7'00", a 158 kbps, formato 320x240 pixels - 7,70 MB)

Imagem: fotograma do filme

 

Último programa (arquivo de vídeo tipo Windows Media Video - WMV - com 7'13", a 158 kbps, formato 320x240 pixels - 8 MB)

Em 18/12/2008, a cerimônia de sua diplomação foi assim registrada:


Márcia Rosa de Mendonça Silva
Foto: Aderbau Gama/Departamento de Imprensa/PMC

Diplomação dos eleitos é pela primeira vez aberta ao público

...que lotou o Bloco Cultural do Paço Municipal, na tarde desta quinta-feira (18/12)

A primeira cubatense e primeira mulher a ser eleita para o principal cargo do Executivo Municipal teve uma cerimônia de diplomação à altura desse ineditismo, pois foi também a primeira vez que a Justiça Eleitoral realizou o ato em local aberto ao público, que lotou o Bloco Cultural do Paço Municipal nesta quinta-feira (18/12). E outro fato inédito foi a permissão aos diplomados para fazerem rápidos discursos, naquela oportunidade.

E o tema principal, destacado pelo próprio juiz eleitoral da 119ª zona, Thiago Gonçalves Alvarez, foi a dicotomia entre a riqueza da cidade e a pobreza de sua população, simbolizada pelo que já se chamou "Vale da Morte", depois "Vale da Vida" e foi citado pelo juiz como "Vale do Suplício", lembrando que os novos integrantes do Legislativo e do Executivo terão a caneta na mão para tentarem reduzir essas distorções. Completou: "Que Deus acompanhe cada um de vocês nesta importante missão".

Presidiram a sessão, além dele, o promotor eleitoral Daniel Santerini Caiado; a juíza diretora do Fórum, Carmen Silvia H.G.K. de Lima; o juiz da 1ª Vara Cível de Cubatão, Frederico dos Santos Messias; e o chefe do cartório eleitoral cubatense, Eduardo César dos Santos Yonamine. A Banda Marcial de Cubatão, com o maestro Alexandre, executou então os hinos Nacional e de Cubatão.

Primeiro foram diplomados os novos vereadores, quase todos agradecendo pelo número de votos obtidos, cumprimentando a população, os reeleitos relembrando mandatos anteriores. Pela ordem de bancada, como foram chamados, receberam os diplomas: Adeildo Heliodoro dos Santos, Maria Aparecida Pieruzi de Souza, Severino de Oliveira Melo, Paulo Tito Farder, Donizete Tavares do Nascimento, Geraldo Cardoso Guedes, José Roberto Azzoline Soares, José Aparecido dos Santos, João Santana de Moura Villar, Severino Tarcisio da Silva e Francisco Leite da Silva. Os suplentes foram instruídos a retirar a respectiva documentação no cartório eleitoral.

Em seguida, o vice-prefeito Arlindo Fagundes Filho recebeu seu diploma, retomando o tema proposto pelo juiz Thiago em sua fala: "Tudo faremos para mudar essa triste realidade. Espero que os srs. vereadores e sra. vereadora também contribuam para mudar essa situação".

Ao receber seu diploma, a prefeita eleita Márcia Rosa de Mendonça Silva destacou que ele representa uma vitória das maiorias numéricas, mas minorias nas esferas do poder, por ser a oportunidade em que a primeira mulher, filha de Cubatão, é diplomada prefeita: "Uma marca na história de Cubatão e na minha história de vida", disse, falando de sua esperança de fazer uma cidade melhor, que saia do suplício em que vive essa comunidade, em meio a um simbolismo de cidade rico e povo pobre".

Márcia destacou então a importância da cerimônia, ao reunir ali os representantes principais dos Três Poderes municipais (Executivo, Legislativo e Judiciário): "Quem determina a harmonia entre os Três Poderes é a população, para que se separe o privado do público, e se construa uma nova história, em que a riqueza de Cubatão esteja a serviço de sua população". Agradecendo emocionada aos familiares e à população, terminou seu discurso: "Até 2009, e que Cubatão comece realmente uma história diferenciada!". Então, o juiz Thiago Alvarez encerrou a sessão, agradecendo em nome do Poder Judiciário pelos elogios à condução do recente processo eleitoral no município.

Entre os inúmeros participantes, foram registradas as presenças do presidente da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), Edmur Mesquita, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/Cubatão, Antonio Sarraino.

18 de Dezembro de 2008 - CPM


Vice-prefeito Arlindo Fagundes Filho recebe o título, entregue pelo juiz eleitoral Thiago Alvarez
Foto: Aderbau Gama/Departamento de Imprensa/PMC


Prefeita, vice-prefeito e vereadores diplomados em 18/12/2008
Foto: Aderbau Gama/Departamento de Imprensa/PMC

Leva para a página seguinte da série