Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/ch057.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/12/04 10:14:26
Clique aqui para voltar à página inicial de Cubatão
HISTÓRIAS E LENDAS DE CUBATÃO
Quando a refinaria se tornou de fato brasileira

Foi em 22 de dezembro de 1956

"O petróleo é nosso" - já diziam bem antes os brasileiros, e no impulso dessa determinação surgiu a Petrobrás para assumir o controle desse patrimônio nacional, construindo instalações de pesquisa, obtenção, transporte e refino do petróleo, como a Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC). Poucos lembram, no entanto, que por longo tempo ainda essa refinaria pioneira ficou nas mãos de estrangeiros, sendo a operação feita pela empresa Hydrocarbon Research Inc. até fins de 1956.

A ordem de serviço nº SG-66/56, que transferiu as operações definitivamente à Petrobrás, circulou pelas mãos de funcionários e foi reproduzida no verso de um comunicado interno emitido 25 anos depois, em 1981. As imagens abaixo chegaram a Novo Milênio em 2004 pela ação conjunta dos internautas Antonio Carlos Bodini Dias, de Salvador, e Luiz Norberto Damiani, de Santos:

Transcrição:

Ordem de Serviço SG 66/56

Apoiada nos conhecimentos técnicos, na dedicação, no entusiasmo e no comprovado senso de responsabilidade dos seus servidores, a Petróleo Brasileiro S.A. - PETROBRÁS resolve assumir, nesta data, a integral responsabilidade da operação da Refinaria Presidente Bernardes, dela ficando desobrigada a Hydrocarbon Research, Inc, em virtude do cancelamento amigável dos Contratos de Engenharia e Operações estabelecido no Rio de Janeiro, a 26 de outubro do corrente ano.

Agradecendo à Hydrocarbon Research, Inc., a valiosa colaboração que nos emprestou até esta data, congratulamo-nos com os servidores desta Refinaria, bem como com a alta direção da PETROBRÁS, pelo significativo evento que assinala o início de nova era nos destinos desta Unidade.

Cubatão, 22 de dezembro de 1956
a) ADOLPHO ROCA DIEGUEZ
Superintendente Geral

Transcrição:

C O M U N I C A D O

A data de 22 de dezembro de 1981 marca um evento de relevante importância para a RPBC qual seja, a passagem do 25º aniversário da data em que a RPBC, pela Ordem de Serviço nº SG-66/56, assinada pelo Superintendente Adolpho Roca Dieguez, assumiu a integral responsabilidade pela operação da Refinaria, que, até então, vinha sendo exercida pela contratante norte-americana.

Assim, desde 22 de dezembro de 1956, vêm os técnicos brasileiros mantendo em serviço a Refinaria que ainda hoje é uma das maiores e mais complexas do país, atualmente com várias outras unidades que foram incorporadas através dos anos, com um desempenho que é motivo de orgulho para todos nós e para o próprio país.

Ausente temporariamente do convívio da Refinaria por motivo de férias, apresento aos nossos colegas que estavam, na época, à testa da operação e que ainda hoje estão entre nós - entre os quais os Engºs Raul Bozano Chaves Ferreira, Ajax R. Bittencourt e Mário Garcia, bem como aos demais componentes da Velha Guarda, as minhas efusivas congratulações.

Cubatão, 22 de dezembro de 1981
Mário de Freitas Esteves
Superintendente

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais