HISTÓRIAS E LENDAS DE CUBATÃO -
OLEODUTO SANTOS/S.PAULO
Combustível sobe a serra, no oleoduto (3)
A história do oleoduto em Cubatão também foi
pesquisada pelo site E.F.Brasil, dedicado às ferrovias brasileiras, cujo responsável, Marcello Talamo,
ofereceu a Novo Milênio este material fotográfico publicado na revista Ferrovia nº 138, cedida pelo colaborador Christoffer:
Trabalhos da construção do oleoduto. O plano
inclinado (trilho na serra) é na bitola de 1 metro e
desde a construção já se revelava muito útil para a manutenção do sistema
Pormenor da primeira foto, mostrando o trole
usado na ferrovia paralela ao oleoduto
Construção do oleoduto, já em São Paulo (pátio de
Utinga). Ao fundo, alguns vagões-tanque aguardam carregamento. A fábrica da General Motors também é vista ao fundo
Terminal de Utinga, onde são armazenados
provisoriamente os produtos em trânsito
Construção do oleoduto na Baixada Santista. Note-se o tipo de terreno pantanoso
que o oleoduto teve que ultrapassar em alguns trechos
Construção do oleoduto, com os dutos passando por uma ponte de treliça no Rio Casqueiro.
À esquerda, as pontes ferroviárias da EFSJ
Construção do oleoduto, notando-se o tipo de terreno acidentado (740 metros de queda em
1.800 metros de extensão) que foi preciso enfrentar. Note-se ainda o perfil sinuoso dos dutos. Essa opção foi escolhida para compensar a dilatação
dos tubos, uma vez que estes têm que ser inteiramente soldados, impossibilitando a utilização de juntas de dilatação.
Fotos da revista Ferrovia nº 138, cedidas pelo
colaborador Christoffer
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