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CUBATÃO DE ANTIGAMENTE
Estações ferroviárias de Cubatão (4)
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O site Estações Ferroviárias do Estado de São Paulo apresenta algumas imagens das paradas cubatenses das estradas de ferro, assim descritas:

A estação de Piassagüera foi aberta em 1/1/1902. A sua versão original, segundo Nicholas Burmann, ficava na área que foi sacrificada para a construção do pátio da Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa/Usiminas). Em 1964, o prédio velho já estava abandonado e parcialmente desfigurado, pronto para a demolição, enquanto a estação funcionava num barraco provisório ao seu lado (Revista Ferrovia, julho de 1964).

Uma versão nova foi construída em frente à siderúrgica e chega quase debaixo do viaduto da estrada que liga a via Anchieta ao Guarujá. Foi construída para ser a estação inicial na subida para a linha da "serra nova", a que tinha os planos inclinados e que hoje está em desuso, abandonada. Nos seus desvios há sempre uma quantidade enorme de vagões carregados ou mesmo abandonados. É utilizada como pátio de manobras. Daqui sai, desde 1977, o ramal que vai para Conceiçãozinha, em Vicente de Carvalho, no Guarujá, e também chega, desde 1990, o ramal que vem da Mairinque-Santos, da estação de Paraitinga. Ou seja: todas as composições de bitola larga, como por exemplo, as DASH-9 da Ferronorte, que vem do Mato Grosso, descem a serra pela Mairinque-Santos, entram por Paraitinga, chegam em Piassagüera e daqui seguem para o Porto de Santos. O prédio já foi demolido, restando apenas a plataforma. A MRS em ali um pequeno prédio para monitoramento de manobras.


Pátio de Piaçagüera em 1910
Foto: Guilherme Gaensly. Acervo: Arquivo do Estado de S.Paulo, S. Paulo/SP

O site Estações Ferroviárias do Brasil transcreve ainda trecho do livro SPR-Memórias de uma Ingleza, publicado em 2005 por M. Lavander/P. Mendes, sobre a ferrovia São Paulo Railway (SPR) e aquela estação cubatense:

É necessário se notar que, segundo a circular nº 24, assinada pelo sr. Antonio Fidelis, então chefe de tráfego da SPR, de 19/4/1899, o nome foi dado nessa data, ainda durante a construção, iniciada em 1898. O seu nome até então estava definido para ser "Raiz da Serra-nova" ou "Raiz-nova".

"Como o local era em uma região de mangues, a construção de plataformas da Estação de Piassagüera causou uma depressão em suas fundações que somente estacionou quando a diferença de nivelamento atingiu meio metro. Isto foi previsto pelos engenheiros e macacos de elevação haviam sido montados sob a plataforma especialmente para corrigir esse problema. Além disso, optou-se por construir o prédio da estação em madeira para alívio do peso".


Vista contrária do mesmo Pátio de Piaçagüera, em antigo cartão postal
Imagem: acervo do professor e pesquisador santista Francisco Carballa


"MATCH PALESTRA VS. SANTOS - Photographia apanhada para A Cigarra, na estação de Piassaguéra, vendo-se o trem que conduziu o grande número de pessoas que foram de S. Paulo a Santos, no dia em que ali se disputou o sensacional match de foot-ball entre o club daquela cidade e o Palestra Italia, desta capital" - O Palestra é o atual clube Palmeiras
Foto e legenda: revista paulistana A Cigarra, número 77/ano IV, de 11 de outubro de 1917


Trem de passageiros na estação original em 1939
Foto: acervo de Ricardo Braga, no site Estações Ferroviárias do Brasil (acesso em 15/11/2012)


Viajantes posando sob a placa da estação de Piaçaguera, por volta de 1950
Foto: acervo de Lia Carrari, no site Estações Ferroviárias do Brasil (acesso em 15/11/2012)


A estação original em 1952
Foto cedida por Antonio A. Gorni, no site Estações Ferroviárias do Brasil (acesso em 15/11/2012)


Estação de Piaçagüera, sem data
Foto: César Sacco, no site Estações Ferroviárias do Brasil (acesso em 15/11/2012)


Passarela da estação de Piaçaguera, em 1959
Foto: autor desconhecido, no site Estações Ferroviárias do Brasil (acesso em 15/11/2012)


Estação e pátio de Piaçaguera, em 1961
Foto: autor desconhecido, no site Estações Ferroviárias do Brasil (acesso em 15/11/2012)


Pátio de Piaçagüera em 2000
Foto: Wilson de Santis Jr., no site Estações Ferroviárias do Brasil (acesso em 15/11/2012)


Pátio da estação de Piaçaguera, em 2002
Foto: Marlus Cintra., no site Estações Ferroviárias do Brasil (acesso em 15/11/2012)


Plataforma da estação de Piaçaguera, ainda com os degraus da passarela , em 2003
Foto: Wilson de Santis Jr., no site Estações Ferroviárias do Brasil (acesso em 15/11/2012)


A estação atual de Piaçaguera, já operacional em 2004
Foto: Antonio A. Gorni, no site Estações Ferroviárias do Brasil (acesso em 15/11/2012)



Estação de Piaçaguera, em 12/2/2012, nas coordenadas 23°51’4.66"S 46°22’25.99"W
Fotos: Marcelo Tomaz e Claudinéia de Marchi - site Estações Brasileiras (acesso em 15/11/2012)

 

Aproximações sucessivas de imagem por satélite feita em 2012 mostram (com uma seta branca) o local da atual estação ferroviária de Piaçaguera, alguns metros distante da antiga
Imagens: Google Maps, 2012 (acesso em 15/11/2012)

 

Mapa da região, com o centro de Cubatão à esquerda e o canal de Piaçaguera à direita. Acima dele, a seta branca próxima à rodovia SP-055  indica o local da estação ferroviária
Imagens: Google Maps, 2012 (acesso em 15/11/2012)

 

A Estação Piaçaguera, em dia de lazer
Detalhe de foto divulgada por Arlindo Ferreira na rede social Facebook, em 25/4/2014

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