Cais de Conceiçãozinha precisa ser ampliado
O Terminal de Fertilizantes de Conceiçãozinha, inaugurado
no final de 1971, com apenas dois armazéns, é hoje o maior terminal exclusivo recebedor de adubos a granel do Brasil: provavelmente o maior da
América Latina e, conseqüentemente, um dos maiores do mundo. Localizado na margem esquerda do estuário, ele pode operar com dois navios
simultaneamente, descarregando quatro produtos diferentes.
Atualmente, quase 80 por cento dos adubos e fertilizantes importados pelo porto
santista são desembarcados no terminal de Conceiçãozinha. Sua capacidade nominal é de 180 mil toneladas, sendo operadas diariamente, em cada píer de
atracação, entre quatro e cinco mil toneladas, registrando-se em novembro do ano passado o recorde de desembarque, de quase oito mil toneladas em um
único dia.
Existe um projeto, em estudos na Portobrás, para a construção de mais um ponto de
atracação, conforme informou o engenheiro da Companhia Docas, José Armando Pereira. Ele disse que isso viria
permitir a eliminação de alguns pontos de desembarque (dos novos existentes na margem direita), proporcionando maior descongestionamento do porto e
melhor aproveitamento da capacidade do terminal.
Descarga - Com dois berços para atracação de navios - de preferência
graneleiros especializados no transporte do produto - o adubo é retirado por grabes dos porões dos navios e lançado em quatro moegas, ligadas
a quatro esteiras que o transportam, de acordo com a qualidade, para seis armazéns diferentes.
As esteiras transportadoras percorrem, do cais até o último depósito, um longo túnel,
de quase um quilômetro de comprimento. Os armazéns são dotados de 21 celas, cuja capacidade é de 1.500 toneladas, variando esse cálculo de acordo
com o produto operado, uma vez que entre os seis principais tipos de adubo descarregados no terminal há uma grande diferença de peso e densidade.
Os armazéns do terminal de Conceiçãozinha são construídos inteiramente de concreto,
madeira e telhas de cimento amianto (também as paredes laterais são desse material), que apresentam maior resistência à corrosão. O adubo é um
produto tão agressivo que até os parafusos que montam a estrutura são protegidos por cavilhas de madeira.
As próprias máquinas, transportadoras ou pás-carregadeiras utilizadas para o
carregamento dos caminhões, exigem um sistema especial de manutenção para que o serviço não sofra interrupção, o que acarretaria graves prejuízos
para a agricultura nacional.
Distribuição - O adubo desembarcado em Santos destina-se, a sua maior parte, às
fábricas localizadas na região do Grande São Paulo (muitas ficam em Cubatão), além de outras localizadas no Paraná e até Minas Gerais, que
industrializam o produto antes de vendê-lo aos agricultores.
Quase 100 por cento dos fertilizantes aqui desembarcados seguem por rodovia, e segundo
as estatísticas da Companhia Docas, somente do terminal de Conceiçãozinha saem, diariamente, entre 400 a 500 caminhões.
Quando o veículo chega ao terminal da margem esquerda, o motorista recebe na portaria
uma autorização para pesar o caminhão e uma designação para qual armazém deve se dirigir. O tráfego é tão intenso entre os depósitos, que a CDS
resolveu sinalizá-lo completamente, criando vias de mão e contramão, a fim de evitar acidentes.
Para carregar, o caminhão penetra no armazém designado, sendo o produto lançado por
meio de pás-carregadeiras à sua carroçaria. Segundo calcula o funcionário da CDS, José Armando Pereira, a máquina opera, em cada caçambada,
um máximo de até cinco toneladas, dependendo, evidentemente, do produto; o que quer dizer, todavia, que cada caminhão pode ser carregado em poucos
minutos. De acordo com os cálculos efetuados pela Divisão de Engenharia da Companhia Docas, pode se afirmar que em cada depósito são operadas quase
200 toneladas por hora.
O terminal de Conceiçãozinha, de certo modo, nunca pára de funcionar, pois existem
quatro turnos de trabalho; de 0 às 4 horas; das 7 às 11; das 13 às 17 horas e das 19 às 23; podendo, nos tempos de grande congestionamento, serem
estendidos, o primeiro turno, até as 6 horas e o segundo, até as 19, facilitando desse modo o escoamento dos caminhões.
Na realidade, raramente há congestionamento propriamente dito. O que se registra,
frequentemente até, é o afluxo de muitos caminhões ao mesmo tempo em busca de um mesmo produto (principalmente de fosfato natural), o que vem a
originar filas, naturalmente.
Depois de lotado, o caminhão retorna à balança rodoviária existente na entrada do
terminal, sendo dispensado depois que os funcionários da concessionária registram o total do volume carregado. Com a semi-interdição da ponte sobre
o Canal de Bertioga, os caminhões maiores atravessam o estuário pelo ferry-boat, desembarcando próximo ao Armazém 35, enquanto os menores
seguem (a grande maioria) para a Via Anchieta, pela Rodovia Cubatão-Guarujá.
No mês de agosto, operaram no terminal de Conceiçãozinha 11.426 veículos, movimentando
cerca de 5.972 toneladas. Para este mês, os funcionários da CDS estão prevendo o estabelecimento de um novo recorde mensal para o ano de 1977, cujo
maior índice foi alcançado em julho, com 10.479 veículos movimentando 6.065 toneladas. No ano passado, o maior volume movimentado foi registrado em
novembro, de 7.033 toneladas, com a utilização de 10.730 caminhões.
Adubos - O principal fertilizante desembarcado no porto é o fosfato de cálcio
natural, seguido à distância por vários tipos de cloreto de potássio, sulfato de amônia, superfosfato de cálcio triplo, sulfato de amônia, além do
enxofre, que é o segundo produto em volume importado, mas não é considerado adubo nas estatísticas nem é descarregado no terminal de Conceiçãozinha,
e sim no Saboó.
A maior parte dos fertilizantes importados procedem da Costa Oeste dos Estados Unidos,
e os desembarques atingem maior constância entre os meses de julho a novembro. Essa variação é muito grande, pois nos outros meses a importação cai
em até 50 por cento, em razão das necessidades das safras agrícolas, segundo entendem os funcionários da Companhia Docas.
Em agosto deste ano, as importações de adubos pelo porto santista totalizam 353 mil
toneladas, que representam, na espécie, o maior movimento do ano e o segundo de toda a história, ultrapassado apenas pelo movimento de outubro do
ano passado. No final do oitavo mês, os desembarques de adubo somam 1.728 mil toneladas contra 1.389 no mesmo período de 76, registrando-se um
aumento da ordem de 20 por cento, frisando-se sempre que a maior parte desse adubo foi desembarcado em Conceiçãozinha.
Os mais pesados cruzam o estuário no ferry-boat
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