A refinaria Presidente Bernardes foi inaugurada em 16 de abril de 1955, pelo presidente da República, Café Filho - com a presença do então recém-empossado governador paulista Jânio Quadros -, e foi registrada pela Agência Nacional em um cine-jornal (vídeo no final desta página):
Imagens: fotogramas do filme
Este é o vídeo integral do
Cine-jornal Informativo nº 18 de 1955, produzido pela Agência Nacional, preservado pelo Arquivo Nacional e divulgado pelo site oficial Zappiens:
Título: Cinejornal Informativo n. 18/55 (1955). Resumo: REFINARIA ARTUR BERNARDES. Sua inauguração pelo presidente Café Filho, com a presença de Jânio Quadros MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Posse do novo titular, Dr. Prado Kelly REFINARIA ARTUR BERNARDES. (Obs: Continuação da 1ª reportagem) PALÁCIO DO CATETE. Cerimônia de transmissão do cargo ao Sr. Carlos Luz PRESIDENTE CAFE FILHO. O chefe do governo embarca para Portugal. [SEM SOM] Clique >>aqui<< ou na imagem acima para obter o vídeo em formato MP4 (5'01", 11,6 MB).
"A nota curiosa da festividade inaugural da Refinaria de Cubatão, no sábado último, foi a chegada do presidente da República. O sr. Café Filho viajou em avião especial da FAB até a base da Bocaina e ali se serviu de um helicóptero militar para atingir a Refinaria de Cubatão. Vemo-lo quando desembarcava em frente ao palanque oficial"
Publicado no jornal santista A Tribuna em 20 de abril de 1955, página 20 (última) |