Conhecida como Vila Varandas Velha e popularmente integrada ao Jardim das Indústrias, a Vila Varandas é um núcleo de moradias situado entre o Rio Mogi (que o Google Maps identifica erroneamente como braço do Rio Perequê) e a ferrovia de Piaçaguera, nas proximidades da Estação Piaçagüera, na área definida como UEPE Ind4-Piaçaguera. Seria um núcleo remanescente da antiga Vila Operária, construída em uma área de 8,7 hectares nas proximidades daquela estação da ferrovia ex-Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), atualmente controlada pela empresa MRS Logística.
O núcleo Varandas, entrevisto em meio à vegetação à direita, defronte das instalações ferroviárias, observado desde o viaduto da Rodovia Cônego Domênico Rangoni.
Imagem: Google Maps/Street View, (acesso em 23/2/2019)
O Censo Demográfico 2000 do IBGE e a Prefeitura de Cubatão identificavam no núcleo Varandas 28 famílias, totalizando 69 moradores, conforme registra a publicação Agenda 21. Dados da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Cubatão, em julho de 2013, apontavam o assentamento subnormal Vila Varandas com 6.397,24 metros quadrados. Em fevereiro de 2019, a Secretaria Municipal de Assistência Social indicou a existência de 10 famílias remanescentes no local.
O núcleo Varandas, entre o rio e as instalações ferroviárias
Imagem: Google Maps, (acesso em 23/2/2019)
Em 22 de fevereiro de 2019, o Fundo Social de Solidariedade de Cubatão registrou assim um atendimento social para famílias daquele núcleo, em consequência das fortes chuvas e alagamentos que atingiram a área no dia 4/2/2019:
FAMÍLIAS DA VILA VARANDAS/JARDIM DAS INDÚSTRIAS TAMBÉM SÃO ATENDIDAS PELO FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
22/02/2019
Moradores registraram prejuízos com as chuvas deste mês
O pequeno núcleo conhecido como Vila Varandas Velha, hoje parte do Jardim das Indústrias, em Cubatão, teve prejuízos consideráveis com as fortes chuvas deste mês e também vem sendo assistido pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) do município. Na tarde desta sexta-feira (22), um grupo de moradores foi levado ao Parque Anilinas para receber inúmeros produtos ofertados pela comunidade regional.
Representantes de dez famílias residentes naquele local próximo à estação ferroviária da MRS Logística em Piaçaguera, sob o viaduto da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, foram recepcionados com lanche pela equipe do FSS e pela assistente social Ana Carla Soares da Costa, representando a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Além de dois colchões por família, os moradores receberam cobertores, cesta básica, conjuntos de higiene e de limpeza, água mineral, feijão fradinho, utensílios para cozinha, roupas de cama e banho, roupas infantis e de adultos (inclusive roupas íntimas), calçados e até um sofá. Os animais também foram lembrados, com a entrega de rações apropriadas.
Como explicou a presidente do Fundo Social, Adeíza Monteiro Oliveira, as famílias carentes daquele local vêm sendo atendidas frequentemente, com a entrega de produtos doados pela comunidade regional, empresas e entidades do município, tendo suas necessidades se agravado com as chuvas registradas neste mês.
O Fundo Social de Solidariedade continua recebendo as doações pelo Disque Solidariedade, o telefone (13) 3362-0842, que permite inclusive agendar a retirada de ofertas mais volumosas. As principais necessidades são de alimentos não perecíveis, roupas infantis, produtos de higiene e limpeza e móveis como fogões e refrigeradores.
As equipes vêm se empenhando em realizar a triagem dos materiais, a separação e classificação das doações, para fazer a destinação desses produtos às famílias cujas necessidades sejam mais prementes, conforme os cadastros feitos pela Assistência Social. [...]
Texto: Carlos Pimentel Mendes - MTb 12.283
Outras imagens publicadas com a matéria:
Fotos: Carlos Pimentel Mendes/Fundo Social de Solidariedade/Prefeitura de Cubatão, em 22/2/2019
Equipes da Prefeitura avisam os moradores de Varandas para embarcarem no ônibus especial
Clique >>aqui<< ou na imagem acima para obter o vídeo, com 30" (156 MB), em formato MP4 |