Imagem: reprodução da
página. Fotos: Rolando Roebbelen
4 - Indústria, comércio e serviços
4.1 INDÚSTRIA
Atualmente, a economia de Cubatão depende, quase que integralmente, das
indústrias. Assim, as vicissitudes da economia do Pólo refletem-se
totalmente sobre o município.
Nos anos 80 e 90, o parque industrial de Cubatão não se expandiu devido às
dificuldades da economia brasileira naquele período. Entre 1993 e 1997 houve, inclusive, um intenso processo de redução de
empregos, ocasionado tanto pela abertura da economia brasileira, quanto pela privatização de empresas, e pela necessidade
de competição internacional.
A partir de 2002, o número de empregados efetivos e terceirizados
(contratados permanentes) passou a crescer a uma taxa média de cerca de 7% ao ano, sem, entretanto, voltar a alcançar o nível de
emprego atingido na década de 80 e começo dos anos 90.
Atualmente, está se iniciando uma nova fase de expansão
industrial, com investimentos que deverão gerar empregos durante o período de construção de novas instalações e novos postos de
trabalho após a conclusão das obras. Esta oportunidade precisa ser trabalhada para aproveitar ao máximo a mão-de-obra da região
e evitar o fenômeno do desemprego ao término das obras, com a conseqüente permanência dos trabalhadores no local de trabalho, em
busca de novas oportunidades.
Indústrias do Pólo Industrial de Cubatão
|
Início das
operações |
Empresa |
Empresa/
capital anterior |
Ramo de atividade |
1922 |
Santista de Papel |
Cia. Fabril de Cubatão |
Papel |
1926 |
Usina Henry Borden |
Light And Power |
Energia |
1955 |
Refinaria Presidente Bernardes Cubatão |
-
|
Petroquímico |
1957 |
Estireno |
Koppers Co. Inc. |
Químico |
1958 |
Dow Química |
Union Carbide |
Químico |
1958 |
Copebrás |
Columbian Chemicals |
Químico |
1958 |
Columbian Chemicals |
Copebrás (Negro-fumo) |
Químico |
1963 |
Cosipa |
Siderbrás |
Siderúrgico |
1964 |
Carbocloro |
Diamond Alkali In. Co. |
Químico |
1968 |
Cimento Rio Branco |
Cimento Santa Rita |
Cimento |
1970 |
White Martins |
Líquid Carbonic |
Gás |
1970 |
Ultrafertil |
Petrofertil |
Químico |
1971 |
Engeclor |
Cobrapar (Grupo Ultra) |
Químico |
1972 |
Mosaic |
Solorrico/Cargil Fertilizantes |
Fertilizante |
1972 |
Líquid Química |
-
|
Químico |
1973 |
Engebasa |
-
|
Usinagem |
1974 |
Hidromar |
-
|
Químico |
1975 |
Petrocoque |
-
|
Químico |
1975 |
Bunge Fertilizantes |
Iap/Indag |
Fertilizante |
1977 |
Bunge Fertilizantes |
Manah Fertilizante |
Fertilizante |
1977 |
IFC |
Adubos Trevo |
Fertilizante |
1989 |
Aga |
-
|
Gás |
1994 |
Brastubo |
-
|
Metalúrgico |
1999 |
B.O.C. Gas |
-
|
Gás |
2001 |
Dufer |
-
|
Metalúrgico |
Fonte: Celma de Souza Pinto (Cubatão: História de Uma Cidade
Industrial, apud Couto,2002, p.228)
|
Um problema levantado em relação à expansão industrial no
município refere-se ao longo tempo exigido pelos órgãos competentes para a análise dos aspectos ambientais dos projetos, o que
pode estar levando à perda de oportunidades de investimento em Cubatão, já que novos investidores poderiam preferir, por esta
razão, estabelecer-se em outros municípios. Ao mesmo tempo, o contexto ambiental do município torna conveniente a análise
cuidadosa desses projetos, para que não haja riscos ao meio-ambiente local.
Cosipa
Foto: Cosipa, publicada
no livro Agenda 21 Cubatão 2020
4.2 DADOS SIGNIFICATIVOS DAS INDÚSTRIAS
O município conta com 25 grandes indústrias, destacando-se Cosipa,
Refinaria Presidente Bernardes, Fosfertil, Bunge, Ripasa, Dow Brasil, Carbocloro, Cimento Rio Branco Mosaic (antiga Cargill),
Copebrás, Columbian, Estireno, Petrocoque, entre outras.
Segundo levantamento realizado pelo Fiesp e Ciesp/Cubatão,
referente a 2004 (Relatório Brasil), o setor industrial cubatense gerou 26.133 postos de trabalho, sendo 12.505 efetivos e
13.628 contratados. O maior empregador é a siderurgia, com 47% do total, seguida dos setores químico e petroquímico, com 23%, o
de fertilizantes, com 12%, e outros, 18%. A remuneração salarial desse contingente alcançou, em 2004, o equivalente a US$ 445
milhões.
Do total de empregados efetivos, 94% são do sexo masculino. Em termos de
escolaridade, 22% têm nível superior, 68% têm nível médio, 8% têm nível fundamental e apenas 2% não completaram o ensino
fundamental. Um dado relevante é que apenas 19% dos empregados efetivos do Pólo Industrial moram em Cubatão, implicando num
grande fluxo de transporte para os municípios vizinhos.
Entre os funcionários terceirizados permanentes, 38% moram em Cubatão. Desse
universo, 94% são do sexo masculino e as escolaridades predominantes são: 45% com ensino médio e 41% com ensino fundamental.
Impostos recolhidos pela Indústria de Cubatão - 2004
|
Estaduais (1) |
US$ 244 milhões |
Federais (1) |
US$ 186 milhões |
Municipais |
US$ 10 milhões |
Total |
US$ 440 milhões |
Fonte: Relatório Brasil 2004 – Fiesp e Ciesp Cubatão
(1) Parte significativa destes impostos é transferida ao
município
|
Participações expressivas das indústrias de Cubatão
na produção nacional – 2004
|
Nitrato de Amônio |
100% |
Fosfato de Amônio |
100% |
Sulfato de Amônio |
80% |
Ácido Nítrico |
67% |
Chapas Grossas |
44% |
Chapas e Bobinas do laminador de tiras a frio |
34% |
Tripoli Fosfato de Sódio |
84% |
Cloreto de Amônio |
80% |
Ácido Clorídrico |
77% |
Ácido Benzóico |
70% |
Benzoato de Sódio |
70% |
Gasolina de Aviação |
100% |
Coque de Petróleo Calcinado |
95% |
Hexano |
85% |
Nego de Fumo |
57% |
(Fonte: CIESP/CUBATÃO)
|
Encargos sociais recolhidos pela indústria de Cubatão -
2004
|
Cofins |
US$ 98 milhões |
INSS |
US$ 38 milhões |
FGTS |
US$ 12 milhões |
Outros |
US$ 9 milhões |
Total |
US$ 157 milhões |
Produção dos principais segmentos industriais de Cubatão -
2004
em toneladas
|
Petroquímica |
6.254.000 (40%) |
Fertilizantes |
4.295.000 (27%) |
Siderúrgica |
3.767.000 (23%) |
Química |
1.560.000 (10%) |
4.3
COMÉRCIO E SERVIÇOS
O setor de comércio e serviços começou a se expandir em Cubatão a
partir da década de 60, em decorrência das instalações das grandes indústrias. A cidade conta, atualmente, com um bom número de
estabelecimentos.
Entretanto, existe uma insatisfação no relacionamento entre os
comerciantes e as indústrias, já que os comerciantes e prestadores de serviços reclamam que as indústrias adquirem menos do que
poderiam em Cubatão, e as indústrias reclamam do preço e da qualidade dos produtos. Por outro lado, há inúmeros exemplos de
comerciantes bem-sucedidos que, graças ao espírito empreendedor, souberam aproveitar o excepcional potencial comprador que as
indústrias representam. Sendo assim, se a indústria compra pouco no comércio local, esse fato pode ser visto como uma
oportunidade para o desenvolvimento dessa atividade no município.
No setor de serviços, a partir dos anos 80, a exemplo do que
ocorreu em todo o País, formaram-se, pelo processo de terceirização, várias empresas compostas por ex-funcionários das
indústrias locais, oferecendo serviços de boa qualidade, caracterizando uma nova realidade econômica que perdura até os dias de
hoje.
Cubatão ainda carece da presença de shoppings, cinemas,
teatros e outros vários negócios existentes em municípios de porte similar. A inexistência desses estabelecimentos de cultura e
lazer pode ser explicada em razão da forte concorrência exercida pelas cidades vizinhas, em especial Santos.
Comércio na Avenida
Nove de Abril
Foto: Rolando Roebbelen,
publicada no livro Agenda 21 Cubatão 2020
4.4 DADOS SIGNIFICATIVOS DO COMÉRCIO e SERVIÇOS
Levantamento feito junto a 100 estabelecimentos comerciais ligados
à Associação Comercial de Cubatão (Acic) demonstrou que, diferentemente da indústria, predomina neste setor
a mão–de-obra feminina, com um percentual de 55% do total. Outra diferença importante é que 87% residem em
Cubatão. Quanto à escolaridade, 14% têm curso superior; 67% nível médio; 7% fundamental; e 12% não complementaram o ensino
fundamental.
Em termos de formalidade do comércio, segundo a Secretaria de
Finanças da Prefeitura Municipal, em Cubatão existem
1.372 estabelecimentos comerciais regularizados, 1.349 prestadores de serviços regularizados, e 556 camelôs. Entretanto, existe
uma presença significativa de atividades não regulares. Do total de camelôs, apenas 89 possuem licença municipal e os demais
entraram com pedido de regularização na prefeitura e estão aguardando liberação. Além disso, o Grupo de Trabalho da Agenda 21
estimou que existem cerca de 2 mil estabelecimentos comerciais informais na cidade.
Duas associações representam os comerciantes: a Associação
Comercial e Industrial de Cubatão, com 250 associados, e a Câmara de Diretores Lojistas, com 45 associados.
A cidade conta com as principais entidades financeiras do País, um total
de 9 bancos. Segundo pesquisa realizada pelo Grupo de Trabalho da Agenda 21, estas agências contam com
248 funcionários (80% com nível superior), dos quais 60% mulheres, e sendo que apenas 25% residem em Cubatão.
A pesquisa de opinião realizada junto ao Conselho da Cidade da
Agenda 21 indicou que 75% do universo pesquisado acha que o comércio de Cubatão precisa melhorar muito.
PONTOS FORTES
Grande potencial de mercado no segmento industrial.
Fácil e
rápido acesso do setor comercial ao pólo industrial.
Disponibilidade
de mão-de-obra.
Área
comercial concentrada.
Áreas disponíveis para novos empreendimentos de comércio e de serviços.
PONTOS FRACOS
Baixa qualidade de atendimento (estrutura, equipamentos, comunicação).
Transporte coletivo insuficiente e de baixa qualidade.
Alto índice de comércio irregular e de ambulantes.
Baixo poder aquisitivo da população.
Poucos negócios entre a indústria e o comércio local.
Carbocloro
Foto: Carbocloro,
publicada no livro Agenda 21 Cubatão 2020
Cenários e estratégias
CENÁRIO INERCIAL
O crescimento das atividades econômicas e do emprego será vegetativo. Embora
as indústrias existentes continuem investindo em sua expansão e permaneça o interesse de novos investidores em aproveitar as
vantagens competitivas de Cubatão, o potencial de atração de investimentos não se realizará em sua plenitude, devido à
dificuldade de superar as restrições de ordem ambiental existentes no município e à demora na resolução das análises
técnico-ambientais.
O comércio local manter-se-á limitado, seja pela falta de entrosamento com as
indústrias, seja pela continuidade do crescimento do número de ambulantes e comerciantes irregulares.
CENÁRIO DESEJÁVEL
Cubatão terá aproveitado, de forma planejada e respeitando o meio-ambiente, as
novas oportunidades de investimentos, notadamente nas áreas portuárias, retroportuárias e de ecoturismo, sem prejuízo do perfil
industrial existente, estimulando a vinda de novos parceiros empreendedores e a geração de emprego e renda.
O setor comercial e de serviços estará regularizado e desenvolvido,
ampliando-se o fornecimento para as indústrias e com melhor atendimento das necessidades da população cubatense.
ESTRATÉGIAS
Incentivar a modernização e a ampliação do Pólo Industrial de Cubatão com o uso de
tecnologias com menor potencial poluidor e maior geração de empregos.
Aproveitar novas oportunidades de empreendimentos nas áreas portuárias, retroportuárias
e de ecoturismo.
Promover o entendimento entre o setor comercial e industrial do município.
Reorganizar e controlar o comércio informal.
Atrair novos tipos de investidores nas áreas de comércio e serviços.
Regulamentar e divulgar a lei de incentivos fiscais.
Promover a qualificação e o aproveitamento da mão-de-obra local.
Ações e Projetos
Ações e projetos |
Responsáveis |
Parceiros |
Prazos |
01 - Divulgar junto a investidores as condições favoráveis de Cubatão para a
instalação de uma indústria naval no município |
Secretaria Municipal de Planejamento, Secretaria Municipal de Indústria,
Comércio, Porto e Desenvolvimento |
Acic, Ciesp |
imediato e com caráter permanente |
02 - Identificar áreas de interesse para desenvolvimento de atividades
portuárias e retroportuárias, propondo as adequações necessárias na Lei de Zoneamento e Uso do Solo e as demais que se
fizerem necessárias nos âmbitos municipal, estadual e federal, de forma a promover o aproveitamento destas novas
oportunidades econômicas em harmonia com o meio-ambiente e com a qualidade de vida dos moradores. |
Prefeitura Municipal de Cubatão |
órgãos ambientais municipais, estaduais e federais, Ministério Público, Ciesp |
imediato, com conclusão até dezembro de 2007 |
03 - Identificar e cadastrar áreas disponíveis para novos
empreendimentos industriais, de comércios e de serviços. |
Secretaria Municipal de Planejamento, Secretaria Municipal de Finanças e
Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Porto e Desenvolvimento |
Acic, Ciesp |
imediato, com conclusão até dezembro de 2006 |
04 - Elaborar e manter atualizado um site, contendo a relação de todos os
fornecedores locais que tenham CNPJ, com os respectivos dados cadastrais, à disposição dos representantes do mercado
comprador, especialmente as indústrias |
Acic e CDL |
|
curto, com caráter permanente |
05 - Realizar reuniões periódicas entre as principais empresas compradoras e o
comércio local, a fim de estabelecer um diálogo permanente de interesse mútuo, visando incrementar as vendas do comércio
local. |
Ciesp e Acic |
|
imediato, com caráter permanente |
06 - Realizar reuniões periódicas entre a Prefeitura de Cubatão e os
comerciantes locais para tratar sobre os procedimentos relativos à compra direta, legalmente dispensada de licitação, a fim
de divulgar o potencial de compra e orientar os comerciantes menos estruturados a competirem dentro do mercado nacional. |
Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Porto e Desenvolvimento, Setor de
Compras da Prefeitura, prefeito e secretários. |
Acic, CDL. |
imediato, com caráter permanente |
07 - Cadastrar os comerciantes irregulares ou informais, bem como aqueles
licenciados mas que trabalham em áreas não definidas para comércio (passeios públicos, praças etc.), e elaborar um programa
de regulamentação, suspendendo provisoriamente novas emissões de licenças para o comércio considerado "de rua". |
Secretaria Municipal de Finanças, Secretaria Municipal de Obras e
Serviços Públicos, Procuradoria Geral e Câmara Municipal |
Secretaria de Indústria, Comércio, Porto e Desenvolvimento, Secretaria
Municipal de Assistência Social |
imediato, com previsão de conclusão do cadastro até junho de 2007 e
implementação do programa até junho de 2008. |
08 - Propor à Câmara Municipal projeto de lei regularizando o Shopping
da Comunidade. |
Secretaria Municipal de Finanças, Secretaria Municipal de Obras e
Serviços Públicos, Procuradoria Geral e Câmara Municipal |
Secretaria de Indústria, Comércio, Porto e Desenvolvimento, Secretaria
Municipal de Assistência Social |
imediato, com previsão de conclusão até junho de 2007 |
09 - Identificar área coberta entre 1.000 e 1.500 m², a fim de implantar uma
Incubadora de Empresas, conforme projeto no tema Geração de Renda. |
Secretaria de Indústria, Comércio, Porto e Desenvolvimento |
Ciesp, Sebrae |
início imediato, com liberação do local até dezembro de 2006 e prazo para
implantação da incubadora até 8 meses após a entrega do local |
10 - Implantar com a cooperativa de costureiras locais uma fábrica de
confecção de uniformes industriais e afins, aproveitando as instalações desativadas da Fábrica da Comunidade |
Secretaria de Indústria, Comércio, Porto e Desenvolvimento |
Senai, Sebrae, iniciativa privada |
início imediato com liberação do local até março de 2007 e implantação da
fábrica até 12 meses após a entrega do local |
11 - Implementar plano de melhoria no transporte coletivo de Cubatão, a fim de
facilitar o ir e vir dos clientes aos principais centros comerciais. |
Secretaria Municipal de Planejamento e CMT |
empresas de transporte, Acic, CDL |
imediato, com previsão de conclusão até dezembro de 2007 |
12 - Elaborar proposta de regulamentação da Lei de Incentivos Fiscais e
promover sua divulgação junto a possíveis investidores. |
Prefeitura Municipal de Cubatão |
. |
até dezembro de 2006 |
13 - Revitalizar as atividades do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), a
fim de manter m cadastro de mão-de-obra disponível, incentivando o uso deste cadastro por parte das indústrias e suas
contratadas, do comércio e do setor de serviços, priorizando a contratação de mão-de-obra local. |
PAT, Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de Cubatão |
Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Porto e Desenvolvimento, Ciesp,
Acic |
curto |
|