Clique na imagem para voltar à página principal de Novo Milênio/Click for the homepage

Voltar ao índice de vias/To the streets index

 http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/1o007.htm

Vias públicas de Santos/SP

Waze - clique/click/pulse).

+Waze: English Español

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Saiba +

Rua Olao do Carmo Rodrigues

Coordenadas da via: Latitude: -23.944346 e Longitude: -46.366803      [GoogleMaps]

Começa em Rua Angelo Martins Melero, 480, no bairro Caneleira

CEP: 11085-595

Termina em Rua Gilberto Franco Silva, no bairro Caneleira

História: Olao do Carmo Rodrigues nasceu em Santos/SP em 16 de julho de 1907, falecendo em 14 de dezembro de 1981. Começou sua carreira jornalística em 1931, no Jornal da Noite, como cronista esportivo. Ingressou em A Tribuna de Santos, em 1937, onde trabalhou por 46 anos, passando por diversos postos até alcançar a chefia de redação. Marcou época na imprensa regional, não apenas como repórter, mas também como cronista e autor de 13 obras dos mais variados generos: da célebre Cartilha do Turista (1965) até o livro de contos Santos de Pijama (1981).

A preocupação com a preservação da história da cidade sempre permeou seu trabalho como escritor, e seus livros evidenciam isto. As fontes que o inspiravam - a pesquisa nas hemerotecas e arquivos da cidade, de onde extraía a matéria prima, aliadas às suas experiências vividas como jornalista -, são as principais características de suas obras. Olao também desempenhou outras atividades junto a sociedade local, destacando-se na criação da Delegacia do Sindicato dos Jornalistas em Santos, em 1942, quando foi eleito o primeiro presidente da entidade, e pertenceu ao Instituto Histórico e Geográfico de Santos, onde ocupou a cadeira nº. 126.

Seu trabalho como escritor e pesquisador também foi reconhecido pela Academia Santista de Letras, pela União Brasileira de Escritores, pela Ordem dos Velhos Jornalistas do Estado de São Paulo e pelo Centro Paulista de Pesquisa e Memória da Imprensa, organizações às quais Olao pertenceu e atuou durante toda a vida.

Em 1955, Olao Rodrigues foi nomeado funcionário público, passando a prestar assessoria ao Conselho Municipal de Turismo e depois às Secretarias de Turismo e Educação. Essas experiências muito influenciaram suas primeiras publicações: a Cartilha do Turista e Santos em Números, impressas em 1966, e o Plano Diretor de Turismo, em 1968.

Aposentado do jornalismo diário, aos 59 anos de idade, passou a se dedicar a novos projetos editoriais, participando como redator do lançamento do Almanaque de Santos, em 1969, publicação de cunho informativo, recheado de curiosidades históricas, que teve atualizações anuais até 1978. Em 1975, apresentou a segunda edição da obra Veja Santos, guia da história das vias públicas santistas, que inspirou o presente guia digital. Em 1979, lançou a História da Imprensa de Santos.

A listagem oficial de CEPs dos Correios grafa erroneamente o nome da via como Alao do Carmo Rodrigues.

Fonte: Almanaque Esportivo de Santos - pág. com base em texto de Gilmar Domingos de Oliveira

.