Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/baixada/bs004b3.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/25/06 09:59:46
Clique aqui para voltar à página inicial de Baixada Santista
BAIXADA SANTISTA/temas - A QUESTÃO PESQUEIRA
Capítulo 1

 
Leva para a página anterior  [...]


O "Diamante de Porter" em estudo exploratório multicaso no setor pesqueiro exportador de Santos

João Ribeiro Natário Neto


1.6 Metodologia

Esta pesquisa foi baseada em um estudo exploratório com múltiplos casos, como base para verificar a relação existente entre a teoria da competitividade global e a realidade dos exportadores de pescados baseados em Santos.

Efetuou-se a comparação entre os resultados apresentados pelos exportadores de pescados, como um todo, e os resultados apresentados pelas três empresas estudadas que representam a amostra: EXPORTADORA "A", EXPORTADORA "B" e EXPORTADORA "C". Atualmente essa amostra, constituída por três organizações, representa toda a população de empresas exportadoras de pescados na RMBS.

Para a preparação final da coleta de dados foi realizado um estudo-piloto. "o caso-piloto pode ser escolhido por várias razões [...] os informantes constantes ao local do estudo-piloto podem ser extraordinariamente compatíveis e acessíveis, ou o local pode ser geograficamente conveniente, ou então pode conter uma quantidade extraordinária de dados e documentos" (YIN, 2001:100). Nesta pesquisa o caso-piloto foi realizado com a empresa EXPORTADORA "A". A presente pesquisa apresenta como fontes: documentos, entrevistas, observações e informações disponíveis nos estudos históricos existentes.

Os dados secundários foram coletados previamente aos dados primários, tendo em vista que estes tiveram como objetivo fornecer subsídios à elaboração das entrevistas que foram realizadas com os dirigentes das empresas (sócio-gerente) em estudo, com despachantes, aduaneiros e corretores de câmbio. Os dados secundários também compreendem análises em jornais, revistas, órgãos governamentais (SECEX, SEAP, MICT - Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo, IBAMA, Instituto da Pesca - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA etc.).

Quanto ao tratamento dessas fontes, foi utilizada a técnica de análise documental, definida por Richardson (1999, p. 230), como "uma série de operações que visam estudar e analisar um ou vários documentos para descobrir as circunstâncias sociais e econômicas com os quais podem estar relacionados".
 
As etapas da pesquisa:

1 - Identificação dos enunciados da Teoria da Vantagem Competitiva (PORTER, 1993), significativos para a análise do objetivo da pesquisa;

2 - Análise da relação entre os enunciados teóricos e a realidade de todo o segmento de exportação de pescados baseados em Santos;

3 - Análise da relação entre os enunciados teóricos e a realidade dos casos estudados;

4 - Validação ou não de cada enunciado do construto teórico;

5 - Conclusões finais.

Para facilitar a análise dos dados da pesquisa, estes foram tabelados, conforme os determinantes estabelecidos pelo construto, e analisados isoladamente para cada um dos fatores apresentados.


[...] Leva para a página seguinte da série