DIA DA CRIANÇA
Teletubbies são como
as crianças do mundo inteiro
As crianças
são as mesmas em todos os lugares, elas crescem, elas aprendem a
falar, a conversar, e pensam da mesma forma. Daí o sucesso internacional
dos Teletubbies, que no Brasil podem ser vistos tanto pela televisão
aberta como por canal a cabo. E na Internet, onde a rede inglesa de televisão
British Broadcasting Company (BBC) mantém um site com sons, imagens
panorâmicas em realidade virtual do Teletubbyland e do Tubbytronic
Superdome, desenhos para colorir, entrevistas, papéis-de-parede
para o computador, envio de cartões postais aos amigos, jogos infantis,
os animais do Andy etc.
O site
está no endereço Web da BBC. De novo!?! OK, Po, Laa-laa,
Tinky Winky, Dipsy! O site
está no endereço Web da BBC. É em inglês, o
que complica um pouco, mas permite conhecer os sons originais dos personagens,
nas vozes de Penelope Keith e Eric Sykes. Para quem gosta de programação
HTML, vale a curiosidade pelo rastro que a seta vai deixando na tela, conforme
o mouse é movimentado.
As crianças podem enviar desenhos
para publicação na página, tanto pelo correio normal
(Tubby Post, Room 2427, BBC White City, 201 Wood Lane, London W127TS, England)
como arquivos vinculados a e-mail.
"Eh-Oh!" – Os criadores Anne
Wood e Andy Davenport, da Ragdoll Productions (situada em Stratford upon
Avon, na Inglaterra), contam no texto de lançamento do programa
em 31 de março de 1997 que a série foi criada depois de meses
de pesquisa com crianças de dois a cinco anos de idade, e objetiva
prepará-las para a fase escolar através de brincadeiras instrutivas,
dando às crianças um sentimento de confiança e relaxamento
que as predispõe ao aprendizado. Para isso contribuem também
os trechos filmados com crianças brincando, vistos na tela de televisão
que os personagens têm na barriga. O bebê-sol transmite confiança,
e a corneta de telefone representa os muitos aparelhos tecnológicos
que cercam as crianças no mundo atual.
Os personagens vivem em seu próprio
mundo de fantasia em que um rosto sorridente de bebê-sol nasce a
cada manhã no mundo Teletubbyland, e tem seu ocaso no final do programa,
vendo como os Teletubbies brincam, fazem seu lanche, dormem etc., compartilhando
suas vidas com um aspirador mágico de pó (Noo Noo) e a torradeira
Tubby, numa casa de alta tecnologia, o Tubbytronic Superdome.
As histórias dos Teletubbies
são filmadas em local secreto de Warwickshire, numa área
verde especialmente criada e que realmente tem coelhos e flores, embora
alguns efeitos especiais sejam inseridos por computador (Anne Wood conta
que a primeira reação dos executivos da BBC ao verem o programa
foi perguntar se os coelhos eram reais. Nos Estados Unidos, houve quem
comparasse o cenário a uma paisagem pós-guerra nuclear! Já
as crianças se identificam muito bem com a paisagem, considerando
tudo perfeitamente lógico...).
Linguagem – Andrew Davenport
estudou Ciências da Conversação, e junto com Anne compilou
uma lista das primeiras palavras e frases que as crianças usam,
aplicando-as aos personagens da série. "Eu quero que as crianças
sorriam. Um truque para prender a atenção das crianças
é deixar que elas mesmas contem as histórias, em vez de colocar
um narrador adulto: "Crianças falam como crianças, adultos
falam como adultos - e os Teletubbies falam como Teletubbies. As crianças
entendem muito mais sobre linguagem do que nós acreditamos".
Já os sons e as músicas,
especialmente compostos por Andrew McCrorie-Shand para serem ouvidos pelas
crianças, ajudam-nas a antecipar a ação que será
vista na tela. A repetição de cenas também faz parte
do processo: as crianças necessitam da repetição muito
mais que os adultos. Embora as crianças vivam no mesmo mundo que
os adultos, elas o percebem de forma diferente, explica Anne Wood.
Curiosidade: na versão inglesa,
o personagem Po às vezes fala em dialeto cantonês, como quando
diz rápido ("Fi-dit, Fi-dit, Fi-dit") ou devagar ("Mar, Man, man!"),
ou quando começa a contar: "Ya, yi, sam, sae, mmm" (1, 2, 3 etc.).
É que, no mundo real, os Teletubbies são para todas as crianças,
muitas das quais crescem falando mais de um idioma.
Se as crianças estão
rindo, estão relaxadas. Se estão relaxadas, ficam confiantes.
Se confiam, tornam-se curiosas. E se elas ficam curiosas, aumenta a confiança",
o que facilita o aprendizado, como explicam os produtores da série,
sobre o processo de preparação dos pequenos telespectadores
para o futuro aprendizado escolar. Aliás, professores e pedagogos
podem descobrir muito mais sobre o processo de aprendizado infantil lendo
a entrevista com Anne e Andy no site da BBC...
É hora de dar tchau...
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