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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 17/8/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/05/00 11:03:27
CINEMA
Programas de CAD e 3D recriam as famosas cenas 

Como fazer para que pareça uma pessoa se destacar de uma parede, passear pelo cenário e se fundir no chão? Neste caso, a técnica é o mapeamento de cenário. O cenário criado é recriado em computador, com a aplicação de vetores, revertendo da imagem para a estrutura "tela de arame". Tendo as coordenadas de formato que compõem a imagem, fica fácil fazer a fusão entre elas, ordenando depois ao computador que renderize as imagens, quadro a quadro. O trabalho é realizado em programas de desenho auxiliado por computador (CAD), como o popular AutoCAD e de renderização tridimensional, como o também conhecido 3D Studio.

Técnica parecida foi usada pela Light & Magic para recriar os movimentos dos dinossauros. Um elefante foi colocado em uma sala especialmente preparada, com câmeras em diversas posições, captando todos os detalhes do movimento do animal, textura da pele etc. Nessa técnica de escanerização tridimensional, a informação assim obtida foi digitalizada e aplicada à animação das imagens dos dinossauros, para se obter o realismo necessário. Afinal, a pisada de um animal pesando uma tonelada é bem diferente da de um passarinho. Quando o tiranossauro rex ergue o carro em Jurassic Park, tanto o animal como o veículo são imagens recriadas por computador.

Roger Rabbit foi o primeiro em que os atores contracenam com o nada, compartilhando-se realidade e virtualidade. Diferentes de clássicos como Você já foi à Bahia?, em que o personagem de quadrinhos Zé Carioca contracena com Carmem Miranda, os novos filmes permitem que o personagem virtual realmente passe por trás do ator, e até por dentro dele: o efeito de translucidez do fantasma Gasparzinho é obtido num software comum como o 3D Studio.

Em casa – Na verdade, o que os supercomputadores fazem é agilizar o trabalho, permitindo executar mais rapidamente os efeitos e até produzir filmes totalmente virtuais (Toy Story, da Disney, e o brasileiro Cassiopéia, são os primeiros filmes totalmente produzidos em computador).

Mas, os efeitos especiais em si estão abertos a todo o mundo, bastando usar a criatividade. O estranho som ofegante de Darth Wader em Guerra nas Estrelas nada mais é do que a respiração de um mergulhador com tubo de oxigênio. Efeitos simples como esse, mais as ferramentas disponíveis nos computadores domésticos, é que fazem a mágica do cinema, agora cada vez mais transportada também para os games de computador e programas multimídia.

"Portanto, num mundo em que a indústria do entretenimento se torna cada vez mais poderosa - completa o palestrante -, uma escola como a Microcamp (com cursos de AutoCAD, 3D Studio e outros programas de computação gráfica e tratamento de sons) pode ser o passo inicial para o aluno ingressar nesse florescente mercado do cinema, dos games, da mutimídia".

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