Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9907clu1.htm
Publicado originalmente pelo autor no caderno Informática do jornal santista A Tribuna em 20 de julho de 1999
Publicado em Novo Milênio em (mês/dia/ano/horário): 12/20/00 21:23:24
A Lua no seu bolso 

Em julho de 1969, um jornal noticiava a façanha da Apollo 11 com a manchete "A Lua no bolso!". Ao mesmo tempo, a revista Fatos e Fotos lançava a edição especial "O Homem na Lua", incluindo um disco com a gravação das comunicações entre os astronautas e a base de lançamento da Nasa em Houston (EUA). A IBM se mostrava orgulhosa no anúncio da quarta capa, explicando que, no Centro Espacial da Nasa, "computadores IBM Sistema/360 Modelo 75, capazes de efetuar até 80 bilhões de cálculos diários, forneceram aos controladores de vôo todas as complexas informações necessárias ao êxito da missão". 

Anúncio da IBM na 'Fatos e Fotos' de 7/1969: leia o item 4. A imagem 7 é do Complexo de Computação em Tempo Real da Nasa, em 1969
A terceira capa relatava "A participação histórica dos computadores na conquista da Lua", explicando que nove anos antes, em 1958, dois cientistas tinham provado que a Terra não era redonda como se pensava: dados obtidos por 13 estações de rastreamento, que acompanharam o vôo pioneiro do satélite Vanguard-I, foram colocados num computador IBM que determinou as posições exatas do satélite, provando que na verdade nosso planeta possui forma similar à de uma pêra. Em 3/6/1965, quando Edward White pela primeira vez passeou fora da nave, em órbita terrestre, a missão fora controlada por cinco computadores, que se somavam para realizar 25 bilhões de cálculos a cada 24 horas (confira e guarde esse número: são cerca de 57.870 instruções por segundo em cada equipamento). 
A Nasa criou um site especial sobre o 30º aniversário do pouso lunar da Apollo 11
Algumas contas - No excelente site comemorativo dos 30 anos da missão Apollo 11, a Nasa conta que as informações entre seus centros de computação circulavam a 2,4 kbps. Na época em que Armstrong e Aldrin passearam pela Lua, as notícias eram transmitidas por teletipo ou telégrafo (o telex e o fax só apareceriam no cenário internacional na década seguinte). Entretanto, se hoje o leitor quiser comprar no shopping-center um voice-fax-modem para ligar seu computador à Internet, a velocidade nominal do equipamento será de 56 kbps, e o pacote poderá incluir até um kit de videoconferência. Para não falar no modem a cabo, já testado em algumas cidades brasileiras, que permite decuplicar essa velocidade de transmissão. 
Anúncio da IBM em julho de 1969: 80 bilhões de cálculos/dia. Hoje, bastariam alguns segundos
Recorde o leitor o texto que a IBM publicou em 1969: os computadores usados pela Nasa processavam quase 58 mil instruções por segundo. Trinta anos depois, esta matéria é escrita num equipamento PC-Pentium comum - desses que podem ser adquiridos até num supermercado junto com frutas e verduras -, cujo chip principal processa 10 milhões de instruções por segundo, ou 10 mips! E a Texas Instruments introduziu em 1997 a tecnologia C6x que permite processar 1600 mips

Aliás, uma calculadora popular de tela gráfica como a Texas TI-89 usa um chip Motorola MC68000 que opera a cerca de 1 mips. Ou seja, por um preço menor que o de uma dúzia de bananas, pode-se comprar, no camelô da esquina, uma calculadora eletrônica de bolso, com poder de processamento semelhante ao dos supercomputadores de poucas décadas atrás! 

Veja mais:
"Um pequeno passo para o homem..."
"Um gigantesco salto para a humanidade"

OBS.: O jornal citado no inicio da matéria foi a Folha de São Paulo de 21/7/1969.