Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9905dbu3.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 25/5/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:14:16
Y2K
Mais oito motivos para o usuário se preocupar 

William Kiss e a Net-Ten destacam mais algumas dicas para os usuários de computador:

1 - O sistema operacional Windows-98, além de outros bugs internos, vem com uma falha na instalação: a opção de data que adota é no formato [MM/DD/YY] (mês/dia/ano de dois dígitos), tanto nas versões em inglês como em português. É preciso, a cada instalação ou reinstalação, abrir a pasta [Painel de Controle/configurações regionais/data] e converter a data do sistema para uma com ano de quatro dígitos.

2 - Os programas de compressão de dados, dos quais o mais popular é o Winzip, devem ser revistos em relação ao Bug do Milênio. Alguns deles utilizam algoritmos de compressão de dados que, dentro do objetivo de reduzir o espaço por eles ocupado, transforma datas com ano de quatro dígitos para apenas os dois dígitos finais. Ao ser feita a descompressão dos dados, a data pode não ser recomposta corretamente a partir do próximo ano. Assim, pode ser necessária uma atualização de tais programas.

3 - Em sistemas que contenham o Bug do Milênio, operando com datas de dois dígitos para o ano, o back-up incremental que muitas empresas fazem poderá falhar. Este método de cópia-reserva dos dados mantém registrada a data da última cópia feita e copia apenas os arquivos modificados a partir de então. Assim, em sistemas incorretos, entenderá como já copiados os arquivos dos anos [00], [01] etc., em tese mais antigos que os arquivos do ano [99].

4 - Mesmo em sistemas certificados contra o Bug do Milênio é possível reintroduzir falhas de data, a partir de arquivos antigos ou de terceiros que eventualmente não tenham sido atualizados. Assim, é especialmente importante que os arquivos de back-up e comprimidos sejam verificados contra o Bug antes da reutilização. A mesma recomendação vale para todos os dados procedentes de terceiros, recebidos por mídia magnética ou ótica (caso dos CD-ROMs e CD-Rs) ou por via eletrônica (Internet e outras redes).

5 - Embora sistemas Unix e Linux utilizem critérios próprios de datação, sendo em tese imunes ao Bug do Milênio, podem estar instalados em computadores com chips antigos, onde o Bug existe. Nesse caso, algum aplicativo adaptado a esses sistemas pode apresentar falhas.

6 - Os Windows NT 4.0 e 5.0 buscam informações de data diretamente no relógio do equipamento (RTC), ignorando virtualmente o BIOS (Basic Imput/Output System) durante e após o boot. Contrariamente ao que a Microsoft afirma em suas páginas na Internet, os aplicativos (programas ou sistemas) utilizados em ambiente de rede local podem buscar informações de data diretamente no RTC. Assim, se o RTC for de modelo antigo, haverá problemas no processamento dos dados.

7 - Embora o Windows 3.x/95/98 busque a data no BIOS, um aplicativo (programa ou sistema) em ambiente de rede local pode fazer a leitura da data operacional diretamente no RTC.

8 - Programas baseados em sistema operacional DOS não são compatíveis com o Bug do Milênio, precisarão pelo menos de um aplicativo TSR (que se instala na memória) para a correção de datas.

Veja mais:
Governos podem ser responsabilizados pelo Bug do Milênio
"Sim, é um grave problema para a Economia!"