Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9901cvi1.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 19/1/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:05:53
ALERTA
Internet tem detecção gratuita instantânea 

Através de seu serviço gratuito de rastreamento on-line, o HouseCall, a Trend Micro está colocando à disposição dos interessados a detecção do Remote Explorer no seu endereço Web. A empresa acredita que o surgimento desse vírus é um incidente isolado e, neste momento, não representa uma séria ameaça. Como precaução, atualizou o HouseCall para fazer também esse detecção, de forma que usuários preocupados possam ter certeza de que o vírus não está em seus sistemas. Além disso, os clientes da Trend podem fazer download e atualizar seus arquivos de lista de vírus.

José Roberto Ribeiro do Valle, diretor geral da empresa, explica que o vírus, também conhecido como RICHS, tem sua ação disparada quando um usuário com privilégio de administrador precisa se logar e executar um arquivo infectado. Se esse usuário privilegiado se logar a outras máquinas na LAN (rede local) a partir do sistema infectado, o vírus pode se propagar para outras máquinas da mesma maneira. 

Caso um arquivo infectado seja encontrado, os usuários devem isolar seu sistema da rede para evitar que a infecção se espalhe e rastrear os outros sistemas da rede em busca de possíveis infecções. Os clientes que acreditam ter sistemas infectados com este vírus podem enviar modelos do arquivo suspeito ao serviço Vírus Doctor da Trend. 

Conselhos – Segundo os técnicos da Trend, os usuários podem identificar as máquinas infectadas por aquele vírus procurando no applet service, no painel de controle do NT, por um serviço em funcionamento com o nome Remote Explorer.

A Trend aconselha que os usuários evitem o máximo possível fazer login com privilégios de administrador, evitem a execução de tarefas comuns utilizando privilégios avançados e não rodem programas executáveis de fontes desconhecidas ou duvidosas. Como sempre, o software antivírus deve ser regularmente atualizado e sua utilização reforça a diminuição das chances de infecção.

Veja mais:
Hacker gasta mais de 200 horas para desenvolver novo vírus
Certificada a primeira solução antivírus para múltiplas plataformas
Net tem detalhes sobre o Remote Explorer e um novo cavalo de Tróia