Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9901aar2.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 5/1/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:03:54
ARQUITETURA
Instalação é dividida em módulos

O cabeamento básico é baseado em linhas telefônicas dedicadas ou em cabos de fibra ótica (que têm vantagem adicional de proteção contra interferências eletromagnéticas e de não conduzirem raios elétricos), com pontos de acesso nas salas (como se fosse uma linha telefônica, em que é só plugar o aparelho e começar a usar), e ligado a um provedor externo de acesso Internet, que pode ser a própria IBM ou um provedor local. Ele é o primeiro módulo do sistema, essencial para o posterior acréscimo dos demais.

O segundo módulo é um servidor de rede, formando uma rede local (intranet) mais segura (inclui firewall, para impedir acessos externos não autorizados à rede de dados). Num shopping, ela pode ter por exemplo lojas virtuais para acesso via Internet, propiciando as vantagens do electronic business e sistemas de facilitação e controle de movimentação financeira, como a Transferência Eletrônica de Fundos (TEF), além de serviços de retaguarda de automação comercial para pequenos lojistas. 

Pode-se também interligar dois ou mais andares do prédio utilizados pelo mesmo condômino, formando uma rede fechada, para uso exclusivo. A rede permite compartilhar softwares como MS Office ou Lotus Smart Suite. Também pode ser criado a partir daí um shopping virtual para os condôminos, e se tal facilidade for bem explorada pode gerar receita, permitindo chegar ao ideal de "condomínio custo zero".

Há também um módulo de segurança, com detetores de incêndio, canais de vídeo e televisão, controle e bloqueio de acesso, tecnologia de proximidade (cartões-chave, bottons e pins para acesso controlado às dependências do condomínio) e sensores de intrusão (contra a entrada de criminosos).

O módulo de utilidades permite controlar elevadores, bombas de recalque e de água, iluminação, ar condicionado central etc., tudo controlado por um computador que pode emitir relatórios detalhados. Futuramente, quando a privatização das empresas elétricas permitir a tarifação particular, seria possível fazer como em outros países, em que uma só conta de energia elétrica do condomínio é dividida internamente entre os usuários.

Em parceria com a IBM Canadá, a IBM Brasil está introduzindo no País o Home Director Professional (HDP), um sistema integrado que controla e informa, até mesmo por telefone ou televisor, tudo o que se refere a utilidade do lar, permitindo que o usuário ligue o ar condicionado, a hidromassagem ou destrave as portas do seu sistema de segurança antes mesmo de chegar à sua casa.

Para uso específico em hotéis, a IBM oferece a solução Smart Hotel, que permite controlar o acesso aos apartamentos pelos hóspedes e ainda liberar o uso de ar-condicionado e frigobar, ou mostrar no televisor as despesas já efetuadas, e até preparar o check-out.

A Divisão Smart Community da empresa criou uma solução exclusiva para trabalho à distância, o Telework Center, ou Geoplex. Esta facilidade pode ser implementada em condomínios, grandes corporações, hotéis, aeroportos e negócios em geral, proporcionando escritórios virtuais estrategicamente situados em locais públicos ou comunidades. Há também soluções específicas, desde a criação de cibercafés, automação de parques temáticos, até a criação de sistemas de segurança e controle de acesso a clubes.

Devido à maior complexidade para adaptação de imóveis já construídos, e portanto ao maior custo, é preferível incluir o cabeamento de dados já no projeto inicial, mas há também tecnologias para uso em edificações prontas, como a tecnologia xDSL, que utiliza a fiação telefônica comum (compartilhando dados e voz), que pode ser aconselhável em alguns casos. A IBM tem a solução Smart Retrofit, para atualização tecnológica de empreendimentos existentes, com o mínimo de obras necessárias.

Evolução – "Nas casas antigas, não havia entrada e saída de água para as máquinas de lavar, era necessário colocar as lavadoras perto do tanque. Havia apenas uma tomada de telefone na casa, quando hoje ela já se torna necessária em todos os quartos e salas, até nos banheiros. Da mesma forma, quem compra um imóvel hoje já quer ter acesso rápido e direto à Internet 24 horas por dia, da mesma forma que espera encontrar encanamentos de água, gás e fiação elétrica, também quer redes de dados", concluem os representantes da IBM.

Veja mais:
Planta telemática se torna indispensável em casas e prédios
Surge a figura do consultor de dados do prédio