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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 27/10/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:32:51
ENSINO
IBM apresenta seu Projeto Colabora 

Destinado a facilitar o uso da informática no ensino, tanto em sala de aula como na troca de experiências entre alunos de diversas escolas, o Projeto Colabora foi apresentado pela representante da IBM do Brasil, Maria da Graça Moreira da Silva, durante o I Encontro de Tecnologia Educacional.

O projeto foi oficialmente lançado há algumas semanas, durante a mostra Educando, na capital paulista, depois de três anos de pesquisa envolvendo 30 escolas latino-americanas (de 1993 a 1996) e de um período para a formatação final do produto e adequação à realidade brasileira.

Na fase de pesquisas do então denominado provisoriamente como Projeto Quorum, a IBM procurou analisar como as crianças se relacionavam com seus amigos virtuais de outras escolas, de diferentes países. Uma surpresa: quando crianças paulistanas e da Venezuela começaram a trocar fotos pela Internet, descobriram que "estranhamente" seus amigos virtuais eram como elas, as venezuelanas até jogavam futebol!

O projeto leva em consideração que a nova realidade exige que as escolas se adaptem a um novo papel social, que inclui o ensino colaborativo e distribuído. A própria forma de ensinar está mudando, com salas de aula virtuais, ou situações em que um professor dá uma aula desde Manaus e outro transmite seus ensinamentos desde algum lugar do Mato Grosso, para os mesmos alunos. Ou então, os alunos estão em lugares diferentes do Brasil, aprendendo através de um curso pela Internet, e utilizando a tecnologia para a construção coletiva de seu conhecimento.

"Às vezes, os dirigentes das escolas pensam que precisarão para isso de uma super-rede e de profissionais altamente especializados, enquanto é possível trabalhar num ambiente simples de computação, até com um computador e uma linha de acesso à Internet se pode promover atividades de educação distribuída ou à distância".

Colabora – A solução Colabora para uso no ensino de 1º e 2º graus possui arquitetura off-line, para reduzir o custo telefônico (todo o material a ser transmitido é compactado em um pacote de dados que é transmitido de uma só vez no final do turno escolar). Inclui serviços Internet, endereço de e-mail para cada aluno, fóruns de debate, transferência de arquivos, e a possibilidade de usar ligação micro-a-micro, como entre duas unidades de uma mesma secretaria da Educação, ou na forma cliente-servidor, usando o micro servidor da entidade regional do Ensino.

Criada totalmente em ambiente gráfico, com ícones simples de uso intuitivo, a solução Colabora é apoiada no sistema de administração de rede NetVista, que também tem interface simples, para uso por qualquer leigo, permitindo controlar para cada aluno os direitos de acesso aos programas instalados e vetar o acesso a sites indesejáveis na Internet. Todo o material é apoiado por guias impressos e on-line que explicam a forma de uso ou solução de dúvidas, e a IBM oferece ainda um conjunto de cursos de curta duração para os professores se familiarizarem com o software e desenvolverem novos projetos pedagógicos.

Outro recurso do Colabora é o desenvolvimento de mapas conceituais, conforme a teoria apresentada por Novak em 1977, em que os alunos podem representar graficamente os conhecimentos e depois comparar esses mapas com os dos colegas, no que é chamado de "sopa de conhecimentos". O programa compara os mapas sobre um mesmo tema e aponta as diferenças, para que os alunos debatam.

Por exemplo, é dada como tema a definição de planta. A comparação dos mapas gráficos com essa definição, feita pelo computador, aponta uma discrepância: planta tem folhas? O consenso aponta na direção afirmativa, mas um aluno pergunta: e o cacto, tem folhas? Ou não é planta? Isso abre ao professor a oportunidade de explicar que o cacto é planta e também tem folhas, consolidando esse aprendizado.

Learning Space – Um programa mais complexo, e por isso destinado ao Ensino Médio/2º Grau, é o Learning Space, voltado para cursos à distância, em que tanto os professores como os alunos estão situados em locais distantes entre si. Já em português, usa a estrutura do Lotus Notes: a agenda permite montar o programa do curso (sempre com acesso aos temas por um simples clique sobre os títulos indexados); há um centro de mídia, com todos os recursos multimídia incluídos no trabalho; uma área para apresentação e resumo de atividades tanto dos professores como de cada aluno e ainda uma área de debates, em que cada aluno dá sua contribuição para o tema debatido.

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