ENSINO
IBM apresenta seu Projeto Colabora
Destinado
a facilitar o uso da informática no ensino, tanto em sala de aula
como na troca de experiências entre alunos de diversas escolas, o
Projeto Colabora foi apresentado
pela representante da IBM do Brasil, Maria da Graça Moreira da Silva,
durante o I Encontro de Tecnologia Educacional.
O projeto foi oficialmente lançado
há algumas semanas, durante a mostra Educando, na capital paulista,
depois de três anos de pesquisa envolvendo 30 escolas latino-americanas
(de 1993 a 1996) e de um período para a formatação
final do produto e adequação à realidade brasileira.
Na fase de pesquisas do então
denominado provisoriamente como Projeto Quorum, a IBM procurou analisar
como as crianças se relacionavam com seus amigos virtuais de outras
escolas, de diferentes países. Uma surpresa: quando crianças
paulistanas e da Venezuela começaram a trocar fotos pela Internet,
descobriram que "estranhamente" seus amigos virtuais eram como elas, as
venezuelanas até jogavam futebol!
O projeto leva em consideração
que a nova realidade exige que as escolas se adaptem a um novo papel social,
que inclui o ensino colaborativo e distribuído. A própria
forma de ensinar está mudando, com salas de aula virtuais, ou situações
em que um professor dá uma aula desde Manaus e outro transmite seus
ensinamentos desde algum lugar do Mato Grosso, para os mesmos alunos. Ou
então, os alunos estão em lugares diferentes do Brasil, aprendendo
através de um curso pela Internet, e utilizando a tecnologia para
a construção coletiva de seu conhecimento.
"Às vezes, os dirigentes das
escolas pensam que precisarão para isso de uma super-rede e de profissionais
altamente especializados, enquanto é possível trabalhar num
ambiente simples de computação, até com um computador
e uma linha de acesso à Internet se pode promover atividades de
educação distribuída ou à distância".
Colabora – A solução
Colabora para uso no ensino de 1º e 2º graus possui arquitetura
off-line, para reduzir o custo telefônico (todo o material
a ser transmitido é compactado em um pacote de dados que é
transmitido de uma só vez no final do turno escolar). Inclui serviços
Internet, endereço de e-mail para cada aluno, fóruns
de debate, transferência de arquivos, e a possibilidade de usar ligação
micro-a-micro, como entre duas unidades de uma mesma secretaria da Educação,
ou na forma cliente-servidor, usando o micro servidor da entidade regional
do Ensino.
Criada totalmente em ambiente gráfico,
com ícones simples de uso intuitivo, a solução Colabora
é apoiada no sistema de administração de rede NetVista,
que também tem interface simples, para uso por qualquer leigo, permitindo
controlar para cada aluno os direitos de acesso aos programas instalados
e vetar o acesso a sites indesejáveis na Internet. Todo o material
é apoiado por guias impressos e on-line que explicam a forma
de uso ou solução de dúvidas, e a IBM oferece ainda
um conjunto de cursos de curta duração para os professores
se familiarizarem com o software e desenvolverem novos projetos
pedagógicos.
Outro recurso do Colabora é
o desenvolvimento de mapas conceituais, conforme a teoria apresentada por
Novak em 1977, em que os alunos podem representar graficamente os conhecimentos
e depois comparar esses mapas com os dos colegas, no que é chamado
de "sopa de conhecimentos". O programa compara os mapas sobre um mesmo
tema e aponta as diferenças, para que os alunos debatam.
Por exemplo, é dada como tema
a definição de planta. A comparação dos mapas
gráficos com essa definição, feita pelo computador,
aponta uma discrepância: planta tem folhas? O consenso aponta na
direção afirmativa, mas um aluno pergunta: e o cacto, tem
folhas? Ou não é planta? Isso abre ao professor a oportunidade
de explicar que o cacto é planta e também tem folhas, consolidando
esse aprendizado.
Learning Space – Um programa
mais complexo, e por isso destinado ao Ensino Médio/2º Grau,
é o Learning Space, voltado para cursos à distância,
em que tanto os professores como os alunos estão situados em locais
distantes entre si. Já em português, usa a estrutura do Lotus
Notes: a agenda permite montar o programa do curso (sempre com acesso aos
temas por um simples clique sobre os títulos indexados); há
um centro de mídia, com todos os recursos multimídia incluídos
no trabalho; uma área para apresentação e resumo de
atividades tanto dos professores como de cada aluno e ainda uma área
de debates, em que cada aluno dá sua contribuição
para o tema debatido.
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