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Publicado originalmente pelo autor no caderno Informática
do jornal A Tribuna de Santos, em 23 de setembro de 1997
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/20/00 22:31:52
POR DENTRO DO COMPUTADOR - 10
Endereçamento da memória faz achar os dados

Não basta enviar zeros e uns ao computador, é preciso que ele saiba o que fazer com esses números todos. Ao ser ligado, por exemplo, o computador coloca numa determinada área da memória de trabalho os 256 caracteres de uma tabela que informa como eles serão desenhados. Cada caracter ocupando oito bytes, serão usados 256x8 bytes (total: 2048 bytes) para formar essa tabela. Lembre-se: são sinais elétricos de voltagens diferentes que ligam ou desligam as microchaves, guardando na memória essas informações.

Para desenhar na tela um caracter como a letra [A] maiúscula, o computador recebe a instrução para procurar o endereço da memória onde está a matriz dessa letra, e transfere essa matriz para o gerador de sinais de vídeo, que se encarrega de formar a letra escolhida na tela. No caso de estar sendo ordenada a impressão do [A] numa impressora matricial, um dispositivo enviará a ordem para que apenas as agulhas correspondentes aos números 1 batam na fita entintada e marquem o papel, “escrevendo” a letra.

Da mesma forma como podemos somar duas parcelas e obter um terceiro número, o processador pode enviar um número binário para se somar a outro existente na memória, alterando as microchaves do endereço correspondente para que passem a representar esse novo número.

Quando apagamos a letra [A] num texto e em seu lugar colocamos a letra [B], o computador na verdade está substituindo o conteúdo de um determinado endereço da memória, do equivalente binário ao número 65 (definido num padrão internacional como [A] maiúsculo) pelo número binário correspondente a 66 (a letra [B] maiúscula, nesse padrão internacional, chamado de ASCII). Quando mandamos imprimir essa letra [B], o computador vai ao endereço da memória onde foi armazenado o código da letra, compara esse código com o do gerador de caracteres e manda para a impressora a matriz de pontos que formará essa letra.