Clique aqui para voltar à página inicial http://www.novomilenio.inf.br/ano97/97hist03.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática
do jornal A Tribuna de Santos/SP, em 9 de setembro de 1997
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/04/00 04:29:42

HISTÓRIA DO COMPUTADOR - 3
Surge o computador pessoal

Em duas décadas, teve o preço reduzido, a capacidade aumentada e tomou conta do mundo

O primeiro computador pessoal surgiu em 1971: foi o Kembak-1, com 256 bytes de memória, sendo anunciado por US$ 750 na revista Scientific American. O mesmo ano marcou o aparecimento do disquete flexível (floppy drive, então com oito polegadas de diâmetro) e do microprocessador Intel 4004.

O Kembak-1 (aberto) foi o primeiro computador pessoal

O processador Zilog 8080A, criado por Faggin e Shima

Mas foi a saída de dois funcionários da fábrica Intel que detonou o processo que levaria à popularização dos computadores pessoais. Frederico Faggin e Masatoshi Shima, que tinham participado do desenvolvimento do microprocessador 8080A (considerado o primeiro “computador num chip”) fundaram a Zilog Incorporated e passaram a desenvolver um novo chip, compatível com aquele (que tinha se tornado popular entre amadores e projetistas de computação). Ampliaram o conjunto de instruções embutidas no chip e criaram o Z80, lançado em 1976.

Disquete de 8 polegadas com programa CP/M de Gary Kildall

Drive IBM para disquetes 5 1/4

Gary Kildall

Ao mesmo tempo, em 1972 Gary Kildall e John Torode escreveram o programa Control Program/Monitor (CP/M), que permitia a um microprocessador manipular o disco flexível (recém-lançado por Alan Shugat e sua equipe da IBM), e era adequado ao uso com aqueles chips (inclusive o Intel 8008, também lançado em 1972). No mesmo ano, a Hewlett Packard lançava sua calculadora de bolso HP-35 e Steve Wozniak criava o gerador de tons "Blue Box", para simplificar a discagem telefônica (base para o atual telefone de teclas).

Na verdade, Wozniak era um antecessor dos atuais piratas de computador (hackers): o Blue Box simulava que certa quantidade de fichas tinha sido colocada num telefone público, e assim ele fazia ligações para o mundo inteiro (até para o papa) sem pagar... No ano seguinte, Don Lancaster lançava o TV Typewriter, primeiro equipamento em que um monitor de informação alfanumérica era acoplado.

O Blue Box de Steve Wozniak (1972)

TV Typewriter, de Don Lancaster (1973)

Três estudantes criaram em 1962 o primeiro game, Spacewar!

Correndo por fora, Nolan Bushnell ligou um microprocessador ao seu aparelho de televisão e inventou o Pong (um jogo de ping-pong eletrônico), lançado junto com dois parceiros (Ted Dabney e Larry Bryan) na cidade californiana de Sunnyvale, em 1972.

Era o início da Atari... - embora o primeiro game date de 1962, ano em que os estudantes Slug Russell, Shag Graetz e Alan Kotok rodaram pela primeira vez o jogo Spacewar!, tipo batalha espacial, nos laboratórios do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Xerox Alto introduziu o mouse, em 1974

O mouse foi introduzido no mercado em 1974, com o minicomputador Xerox Alto, permitindo abrir várias janelas de programas na tela, com menus e ícones. Em janeiro do ano seguinte, era anunciado o Altair 8080, da fabricante Mips, que foi inundada de encomendas.

Bill Gates e Paul Allan licenciaram um sistema operacional que permitia ao usuário emitir comandos em linguagem próxima ao inglês comum, sem ter de traduzi-los em código de máquina. Era o M-Basic, versão Microsoft do programa Basic, que tinha começado a ser desenvolvido quinze anos antes.

Também em 1975, o Visual Display Module (VDM), criado por Lee Felsenstein, se tornava a primeira implementação de vídeo com mapa de memória alfanumérico. Ao mesmo tempo, surgia o Tandem, primeiro computador com tolerância a falha, logo adotado pelos bancos, pois podia ser reparado ou expandido sem parar de funcionar.

Mini e maxi - Em 1976, Perkin-Elmer e Gould Sel introduziram no mercado os super-minicomputadores, ao mesmo tempo em que Seymour Cray criava o supercomputador Cray-1, com performance de 100 milhões de operações de ponto flutuante por segundo. Um de seus truques era a construção do equipamento na forma de uma letra C, reduzindo o tamanho da fiação entre os componentes e assim acelerando a transmissão de sinais entre eles.

Visual Display Module surgiu em 1975

Supercomputador Cray-1 apareceu em 1976

Em 1977, Steve Wozniak e seu colega de escola Steve Jobs fundavam a Apple Computer, apresentando o computador pessoal Apple II, que permitia produzir gráficos vistos a cores no monitor. O Apple I, criado por Wozniak, já fazia sucesso há um ano, e o concorrente Commodore PET (Personal Electronic Transactor) também fazia sucesso.

O Apple II e sua placa-mãe, criados por Steve Wozniak e Steve Jobs no final dos anos 70

Em 1978, a Texas Instruments criava o Speak-and-Spell, primeiro brinquedo educacional com síntese de voz humana, e surgia a primeira feira de computadores Comdex. Também a Apple tinha novidades: lançava o disquete de 5 ¼ polegadas, junto com a empresa Tandy Radio Schack (que um ano antes tinha lançado o popular computador TRS-80).

Speak-and-Spell foi o primeiro brinquedo com síntese de voz

O popular TRS-80 surgiu em 1977

Os criadores da planilha Visicalc

1979 foi um grande ano para os programadores: a primeira planilha eletrônica VisiCalc era apresentada pelos criadores Daniel Bricklin e Robert Frankston na West Coast Computer Faire, ao mesmo tempo em que o processador de textos Wordstar para computadores pessoais era lançado pela Micropro (hoje denominada Wordstar International).

Com esses programas, os computadores pessoais começavam a ganhar funções práticas no mundo dos negócios. Também estava sendo desenvolvido nos laboratórios Bell o sistema operacional Unix, que a Microsoft licenciaria em 1980.

Em 1981, a IBM lançava seu primeiro computador pessoal. A revolução que esse produto causou no mercado internacional é o próximo tema desta série.