Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0103c059.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/29/01 11:22:38
Comércio Colaborativo: tema continua na Web 

Mais de 300 executivos tiveram a oportunidade de acompanhar apresentações e discussões de alto nível sobre o futuro do comércio colaborativo via Internet no Brasil e no mundo, durante o c-Commerce Fórum SP 2001, promovido e organizado pela Mantel.com em São Paulo. Foram dois dias de palestras e debates com especialistas de mercado do Brasil e do exterior, que tiveram a oportunidade de discutir e apontar soluções concretas sobre como atuar em um ambiente colaborativo na Internet. Porém, essa integração entre executivos e empresas continua na Web: o evento agora prossegue integrando todos os participantes em uma comunidade virtual. Os temas das conferências permanecem em discussão no site da promotora, em uma sessão exclusiva da comunidade participante. 

O c-Commerce Fórum SP 2001 terminou com uma palestra apresentando um resumo prático dos pontos mais relevantes debatidos no evento. A tarefa ficou a cargo do sócio-diretor da PWC, Sérgio Lozinsky, que fechou o congresso transmitindo informações reais de utilização para as empresas participantes. “O sucesso na colaboração está relacionado à habilidade de prover uma visão integrada dos processos de negócios de uma companhia”, disse Lozinsky. 

A participação dos palestrantes foi um outro ponto forte do c-Commerce. Além de Lozinsky, Pedro Bicudo, vice-presidente do Gartner Group Brasil; Martin Hecker, presidente da Neoris; John Lefler, líder global da Prática de mercados eletrônicos da PWC/EUA deram o que foi considerado um verdadeiro espetáculo de conhecimento sobre o comércio colaborativo eletrônico. ”É necessário que haja a alimentação de informações entre empresas com o mesmo interesse, caso o contrário, a viabilização do comércio colaborativo se torna algo sem atrativos para o empresário”, afirmou Pedro Bicudo. 

Para Robert Janssen, presidente da Mantel.com, o evento atingiu seu objetivo de proporcionar um fórum com um alto nível de debates e com um conteúdo excelente de informações sobre o comércio colaborativo. Robert também lembra que o c-Commerce não acabou, ele continua com um debate integrado e exclusivo aos participantes dentro do site da Mantel.com. ”Particularmente sinto-me satisfeito pois conseguimos cumprir nossa primeira missão deste ano. Foi minha estréia atuando como líder desse grupo de profissionais maravilhosos e estou certo de que, cada vez mais, a Mantel.com irá buscar soluções na área de tecnologia, organizando eventos com alta intregração como este, sempre inovando no segmento de congressos”, completa Janssen.

Diferencial - O Preview, que antecipou e acompanhou toda a discussão sobre o comércio colaborativo eletrônico evidenciado no evento, agora proporciona a continuidade do c-Commerce Fórum, onde todas as palestras, comentários e o perfil de cada participante ficam disponíveis na Internet, mantendo ativa a comunidade criada no evento. Esta ferramenta, inédita em formato de congressos, foi criada para fornecer a cada participante um ponto de encontro virtual, uma área de troca de conhecimento entre executivos.

Além de tirar dúvidas diretamente com os especialistas, os integrantes da comunidade podem conhecer as diversas opiniões de outros executivos dos mais variados setores, pois cada participante consegue visualizar a evolução da interatividade gerada. 

Já no EMS – Executive Mind Share, que também está disponível na área privativa do site da Mantel.com, os executivos podem avaliar e discutir as opiniões geradas pelo exercício desenvolvido durante os horários de almoço do evento, cujo objetivo foi o de agregar conhecimentos e estimular o relacionamento voltado para negócios entre os participantes. 

O EMS apresentou uma lista contendo 20 opções de conduta para que cada um dos participantes pudesse escolher as cinco que julgasse mais relevantes para integrar os seus negócios na Internet.  O exercício do evento reuniu 35 mesas com oito participantes cada uma, sendo que em todas elas havia um facilitador da Mantel.com, que orientava e estimulava o debate.

Com o intuito de propiciar a troca de conhecimentos entre os participantes de diferentes áreas e de diferentes setores, cada um foi identificado preliminarmente e teve em sua credencial uma cor correspondente à sua área de atuação profissional, como por exemplo Marketing, Financeiro, Recursos Humanos, TI, Governo, Ensino, entre outros. Em cada assento das mesas foram também distribuídas cores diferentes, colocadas de forma estratégica para integrar os profissionais dos diversos setores incentivando-os a discutir os temas: Segurança, Comunicação Sem Fio, Comércio Eletrônico, Gerência da Cadeia de Suprimentos, Application Service Provider (ASP), Inteligência de Negócios, Customer Relationship Management (CRM - gerenciamento de relacionamento com o cliente, compras corporativas (e-procurement), Enterprise Resource Planning (ERP - planejamento de recursos empresariais) e Internet Marketing.

Resultados - A eficácia do EMS apareceu logo após o início do exercício. Na tabulação dos resultados, a definição do modelo para o negócio funcionar na Internet foi a mais recomendada, com 54% dos votos. Em seguida, cerca de 51% dos executivos concluíram que criar estratégias de gerenciamento de relacionamento com clientes também seria essencial para integrar o negócio na Internet. Das 20 opções apresentadas, a menos preocupante para os participantes, com apenas 4% das respostas, foi a definição de encontrar fornecedores de provimento de acesso à Rede.

Para o diretor de empréstimos e financiamentos do Bradesco, Wagner Neriz, a idéia de utilizar o tempo do almoço para criar um relacionamento entre os participantes foi algo muito proveitoso e de bom senso. “Esse tipo de exercício nos força, no bom sentido, a trocar idéias sobre o c-Commerce formando relações de futuras amizades e parcerias de negócios, já que poderemos conversar via fórum na Web e expor nossas dúvidas e idéias a todos os participantes do evento”, diz Neriz.

Já para o diretor de comunicação da Widesoft, Mario Persona, que atuou como palestrante no evento, a idéia do Executive Mind Share “foi uma grande ferramenta introduzida pela Mantel, que conseguiu interromper aquelas famosas conversas sobre futebol, ou sobre se vai chover ou não. Foram os almoços mais produtivos em que já participei, as conversas fluíram e a partir de agora o que começou em uma mesa, pode acabar em outra, só que desta vez, assinando algum tipo de contrato, já que a discussão continua dentro do Fórum na Web”, diz Persona. 

O sucesso do EMS foi tão grande que provocou a assinatura de um acordo estratégico entre a PWC - PriceWaterhouseCoopers e a Mantel.com. A consultoria passa a assumir a logística e a autenticação do EMS em todos os eventos que formam o calendário da promotora em 2001.

O Preview e o EMS  foram criados pela Mantel.com, utilizando a ferramenta desenvolvida pela Expoline, empresa com foco em soluções para gerenciamento de eventos e negócios na WEB.

Nos dias 23 e 24/4/2001, também no Hotel Meliá em São Paulo, a Mantel.com estará realizando dois eventos simultâneos, o Security Forum -7º Congresso Nacional sobre Segurança e Auditoria da Informação e o Internet Business Law Forum – Congresso Nacional sobre Legislação Comercial na Internet. 

Veja mais:
Especialistas estarão no c-Commerce Fórum
Comércio colaborativo inclui exposição em SP
Comércio colaborativo tem fórum em SP