Comércio Colaborativo: tema
continua na Web
Mais
de 300 executivos tiveram a oportunidade de acompanhar apresentações
e discussões de alto nível sobre o futuro do comércio
colaborativo via Internet no Brasil e no mundo, durante o c-Commerce Fórum
SP 2001, promovido e organizado pela Mantel.com
em São Paulo. Foram dois dias de palestras e debates com especialistas
de mercado do Brasil e do exterior, que tiveram a oportunidade de discutir
e apontar soluções concretas sobre como atuar em um ambiente
colaborativo na Internet. Porém, essa integração entre
executivos e empresas continua na Web: o evento agora prossegue integrando
todos os participantes em uma comunidade virtual. Os temas das conferências
permanecem em discussão no site da promotora, em uma sessão
exclusiva da comunidade participante.
O c-Commerce Fórum SP 2001
terminou com uma palestra apresentando um resumo prático dos pontos
mais relevantes debatidos no evento. A tarefa ficou a cargo do sócio-diretor
da PWC, Sérgio Lozinsky, que fechou o congresso transmitindo informações
reais de utilização para as empresas participantes. “O sucesso
na colaboração está relacionado à habilidade
de prover uma visão integrada dos processos de negócios de
uma companhia”, disse Lozinsky.
A participação dos
palestrantes foi um outro ponto forte do c-Commerce. Além de Lozinsky,
Pedro Bicudo, vice-presidente do Gartner Group Brasil; Martin Hecker, presidente
da Neoris; John Lefler, líder global da Prática de mercados
eletrônicos da PWC/EUA deram o que foi considerado um verdadeiro
espetáculo de conhecimento sobre o comércio colaborativo
eletrônico. ”É necessário que haja a alimentação
de informações entre empresas com o mesmo interesse, caso
o contrário, a viabilização do comércio colaborativo
se torna algo sem atrativos para o empresário”, afirmou Pedro Bicudo.
Para Robert Janssen, presidente da
Mantel.com, o evento atingiu seu objetivo de proporcionar um fórum
com um alto nível de debates e com um conteúdo excelente
de informações sobre o comércio colaborativo. Robert
também lembra que o c-Commerce não acabou, ele continua com
um debate integrado e exclusivo aos participantes dentro do site da Mantel.com.
”Particularmente sinto-me satisfeito pois conseguimos cumprir nossa primeira
missão deste ano. Foi minha estréia atuando como líder
desse grupo de profissionais maravilhosos e estou certo de que, cada vez
mais, a Mantel.com irá buscar soluções na área
de tecnologia, organizando eventos com alta intregração como
este, sempre inovando no segmento de congressos”, completa Janssen.
Diferencial - O Preview, que
antecipou e acompanhou toda a discussão sobre o comércio
colaborativo eletrônico evidenciado no evento, agora proporciona
a continuidade do c-Commerce Fórum, onde todas as palestras, comentários
e o perfil de cada participante ficam disponíveis na Internet, mantendo
ativa a comunidade criada no evento. Esta ferramenta, inédita em
formato de congressos, foi criada para fornecer a cada participante um
ponto de encontro virtual, uma área de troca de conhecimento entre
executivos.
Além de tirar dúvidas
diretamente com os especialistas, os integrantes da comunidade podem conhecer
as diversas opiniões de outros executivos dos mais variados setores,
pois cada participante consegue visualizar a evolução da
interatividade gerada.
Já no EMS – Executive Mind
Share, que também está disponível na área privativa
do site da Mantel.com, os executivos podem avaliar e discutir as opiniões
geradas pelo exercício desenvolvido durante os horários de
almoço do evento, cujo objetivo foi o de agregar conhecimentos e
estimular o relacionamento voltado para negócios entre os participantes.
O EMS apresentou uma lista contendo
20 opções de conduta para que cada um dos participantes pudesse
escolher as cinco que julgasse mais relevantes para integrar os seus negócios
na Internet. O exercício do evento reuniu 35 mesas com oito
participantes cada uma, sendo que em todas elas havia um facilitador da
Mantel.com, que orientava e estimulava o debate.
Com o intuito de propiciar a troca
de conhecimentos entre os participantes de diferentes áreas e de
diferentes setores, cada um foi identificado preliminarmente e teve em
sua credencial uma cor correspondente à sua área de atuação
profissional, como por exemplo Marketing, Financeiro, Recursos Humanos,
TI, Governo, Ensino, entre outros. Em cada assento das mesas foram também
distribuídas cores diferentes, colocadas de forma estratégica
para integrar os profissionais dos diversos setores incentivando-os a discutir
os temas: Segurança, Comunicação Sem Fio, Comércio
Eletrônico, Gerência da Cadeia de Suprimentos, Application
Service Provider (ASP), Inteligência de Negócios, Customer
Relationship Management (CRM - gerenciamento de relacionamento com o cliente,
compras corporativas (e-procurement), Enterprise Resource Planning (ERP
- planejamento de recursos empresariais) e Internet Marketing.
Resultados - A eficácia
do EMS apareceu logo após o início do exercício. Na
tabulação dos resultados, a definição do modelo
para o negócio funcionar na Internet foi a mais recomendada, com
54% dos votos. Em seguida, cerca de 51% dos executivos concluíram
que criar estratégias de gerenciamento de relacionamento com clientes
também seria essencial para integrar o negócio na Internet.
Das 20 opções apresentadas, a menos preocupante para os participantes,
com apenas 4% das respostas, foi a definição de encontrar
fornecedores de provimento de acesso à Rede.
Para o diretor de empréstimos
e financiamentos do Bradesco, Wagner Neriz, a idéia de utilizar
o tempo do almoço para criar um relacionamento entre os participantes
foi algo muito proveitoso e de bom senso. “Esse tipo de exercício
nos força, no bom sentido, a trocar idéias sobre o c-Commerce
formando relações de futuras amizades e parcerias de negócios,
já que poderemos conversar via fórum na Web e expor nossas
dúvidas e idéias a todos os participantes do evento”, diz
Neriz.
Já para o diretor de comunicação
da Widesoft, Mario Persona, que atuou como palestrante no evento, a idéia
do Executive Mind Share “foi uma grande ferramenta introduzida pela Mantel,
que conseguiu interromper aquelas famosas conversas sobre futebol, ou sobre
se vai chover ou não. Foram os almoços mais produtivos em
que já participei, as conversas fluíram e a partir de agora
o que começou em uma mesa, pode acabar em outra, só que desta
vez, assinando algum tipo de contrato, já que a discussão
continua dentro do Fórum na Web”, diz Persona.
O sucesso do EMS foi tão grande
que provocou a assinatura de um acordo estratégico entre a PWC -
PriceWaterhouseCoopers e a Mantel.com. A consultoria passa a assumir a
logística e a autenticação do EMS em todos os eventos
que formam o calendário da promotora em 2001.
O Preview e o EMS foram criados
pela Mantel.com, utilizando a ferramenta desenvolvida pela Expoline, empresa
com foco em soluções para gerenciamento de eventos e negócios
na WEB.
Nos dias 23 e 24/4/2001, também
no Hotel Meliá em São Paulo, a Mantel.com estará realizando
dois eventos simultâneos, o Security Forum -7º Congresso Nacional
sobre Segurança e Auditoria da Informação e o Internet
Business Law Forum – Congresso Nacional sobre Legislação
Comercial na Internet.
Veja mais:
Especialistas
estarão no c-Commerce Fórum
Comércio
colaborativo inclui exposição em SP
Comércio
colaborativo tem fórum em SP |