Home Page - um quebra-cabeça
Paulo Eduardo Mauá (*)
Existe uma
seqüência de passos que o interessado em criar uma home-page
deve seguir, mergulhando numa nomenclatura própria do setor de Internet.
A primeira coisa a fazer é
o registro do domínio (aquele "nome" que acompanha tanto as mensagens
de correio eletrônico (os e-mails) como o nome das home-pages
(ou "sites") que acessamos na Internet.
Como exemplos, nos endereços
de correio eletrônico temos paulo.maua@enterdata.com.br,
celionori@santos.sescsp.com.br
ou pimentel@pimentel.jor.br.
Como sites, temos os domínios www.enterdata.com.br
e o deste ciclo de palestras, www.novomilenio.inf.br/ano01/ciclo.htm.
Como registrar - O registro
é feito e controlado pela Fundação de Amparo à Pesquisa
do Estado de São Paulo (Fapesp), (checar a existência
do domínio no site www.registro.br) que cobra R$ 50,00 de inscrição
+ R$ 50,00 de anuidade. Antes do registro, é preciso verificar se
o domínio pretendido já não está sendo usado
por outra pessoa, empresa ou entidade, e isso é feito no mesmo site
Registro.br.
Para registrar o domínio,
é preciso ter escolhido um provedor de acesso à Internet
que fará a hospedagem das páginas. Existem inúmeros
provedores no mercado nacional, desde os gratuitos às multinacionais.
Esse provedor fará a chamada parametrização, que é
o preparo de um espaço com identificação especial
em pelo menos dois computadores ligados à Internet (um servidor
principal e um de reserva), fornecendo algumas informações
que precisarão ser incluídas na ficha eletrônica de
registro do domínio. É que, momentos após ser enviada
a ficha à Fapesp, um sistema é acionado para estabelecer
contato com os computadores do provedor assim identificados, permitindo
continuar o processo de registro do domínio.
Atendidas as especificações
para o registro (o site da Fapesp possui um manual eletrônico - FAQ
- com mais detalhes), cerca de 24 horas depois o endereço desse
domínio já estará disponível para ser chamado
por qualquer computador ligado à rede mundial Internet (todos os
dias, no final da madrugada, a Fapesp emite para os provedores um arquivo
de computador com a lista codificada de domínios válidos,
que permite aos sistemas identificar que computadores estão hospedando
quais domínios).
Existem padrões para a definição
dos nomes de domínios. Por exemplo, o da Enterdata é www.enterdata.com.br.
O domínio .com indica ser um site comercial.
O domínio .br indica estar situado
na rede brasileira. Da mesma forma, em www.novomilenio.inf.br,
o código .inf indica ser um site de
informações (.inf é um
código reservado para o registro de jornais, bibliotecas e outros
sites de informações na Internet brasileira). Ambos são
códigos destinados a empresas, e para registrar um domínio
assim o interessado deverá informar um número válido
do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e o nome da correspondente
empresa responsável por esse dominio. Já em pimentel@pimentel.jor.br,
o código .jor é destinado a
jornalistas, sendo um endereço profissional de pessoa física.
Conforme o caso, será necessário enviar à Fapesp documentação
comprobatória, pelo correio. Ao ser confirmado o registro, a Fapesp
enviará ao endereço de correio eletrônico do interessado
uma mensagem com instruções complementares.
Conteúdo - Um bom provedor
de acesso poderá auxiliar com informações nesse processo
de registro. Também é possível deixar essa tarefa
a cargo da pessoa ou equipe especializada que for contratada para o desenvolvimento
das páginas do site. Essa pessoa ou equipe tem, como função
básica, criar as páginas conforme as definições
de conteúdo apresentadas pelo contratante. Trata-se das informações
que serão vistas na tela quando for digitado o endereço de
sua página, ou das páginas chamadas a partir da página
principal (home-page) de seu site.
Esse conteúdo depende muito
das entrevistas realizadas entre o desenvolvedor da página e os
responsáveis pela entidade ou empresa à qual o site se refere.
Além das informações em si, será preciso analisar
como elas serão apresentadas, para que atraiam o interesse do internauta
visitante e o motivem a voltar outras vezes ao seu site.
Assim, as páginas devem conter
letras com corpo (tamanho) de fácil leitura, textos preferencialmente
curtos, fotos nítidas, imagens ou animações (arquivos
de computador) de tamanhos pequenos (pois, quanto maior for o arquivo,
maior a demora para a página se formar na tela do computador). É
importante que o chamado fundo de página adequado, de forma a não
interferir e dificultar a leitura do texto. A escolha de cores para texto
e fundo de página é importante, para não provocar
fadiga visual. Os vínculos (links) entre as páginas do site
(e os que levam a outros sites na Internet) devem ser verificados, pois
até mesmo o uso indevido de uma letra maiúscula no nome (www.Enterdata.com.br)
pode impedir o acesso à página vinculada.
Criada a página, ela precisará
ser colocada no computador do provedor de acesso escolhido quando foi feito
o registro de domínio (note que sempre poderá ser mudado
o provedor de acesso caso o atual deixe de atender satisfatoriamente).
A transferência dos arquivos deve ser combinada com o provedor: tanto
pode ser feita mediante um disquete levado pessoalmente, como por via eletrônica,
o chamado processo upload. Nessa transferência, é importante
que todos os arquivos necessários sejam repassados ao provedor (é
comum, em sites amadores, encontrar páginas apontando para imagens
inexistentes no site, pois ficaram esquecidas no computador de quem as
desenvolveu).
A melhor forma de prevenir falhas
é o interessado, depois, visitar seu próprio site como se
fosse um internauta qualquer, de preferência usando um computador
diferente do que conteve as páginas originais (pela simples razão
de que, se usar o mesmo computador, e a página estiver apontando
para uma imagem esquecida no disco rígido, a pessoa não perceberá
que os demais internautas não estarão vendo tal imagem).
Divulgação -
É importante lembrar que não adianta criar o domínio
e elaborar um site de forte conteúdo, se não houver divulgação,
dentro e fora da Internet.
Citar o endereço da página
nos cartões de visita e outros impressos, na publicidade feita pela
empresa/entidade, convidando as pessoas a conhecer esse trabalho, é
uma das formas de tornar o site conhecido.
Dentro da Internet, a melhor maneira
de divulgar o site é cadastrá-lo nos sites de busca, que
os usuários de computador usam para procurar informações.
Por exemplo, o Yahoo, o Cadê
e o Altavista. Cada site de busca
possui um sistema próprio para o cadastramento, e é importante
ler as regras que eles apresentam: quanto mais adequado o site estiver
a essas regras, maior será a chance de ser bem classificado, tornando-se
facilmente encontrável.
Veja mais:
Como
não ser a agulha no palheiro...
Internet
- os códigos dos países
História
e funcionamento da Internet
Faça
sua página Web
O
significado dos endereços IP e DNS
(*) Paulo
Eduardo Mauá é engenheiro com ênfase em Computação
pela Universidade de São Paulo (USP) e diretor da Enterdata Informática
desde 1990. Palestra realizada em 14/2/2001 dentro do ciclo InfoPrátic@,
em dependências do Sesc/Santos, com apoio do Sesc,
da empresa Enterdata e do jornal
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