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Home Page - um quebra-cabeça

Paulo Eduardo Mauá (*)

Existe uma seqüência de passos que o interessado em criar uma home-page deve seguir, mergulhando numa nomenclatura própria do setor de Internet. Palestra realizada no ciclo InfoPrátic@ em 14/2/2001, no Sesc/Santos

A primeira coisa a fazer é o registro do domínio (aquele "nome" que acompanha tanto as mensagens de correio eletrônico (os e-mails) como o nome das home-pages (ou "sites") que acessamos na Internet. 

Como exemplos, nos endereços de correio eletrônico temos paulo.maua@enterdata.com.br, celionori@santos.sescsp.com.br ou pimentel@pimentel.jor.br. Como sites, temos os domínios www.enterdata.com.br e o deste ciclo de palestras, www.novomilenio.inf.br/ano01/ciclo.htm

Como registrar - O registro é feito e controlado pela Fundação de Amparo à Paulo Mauá, explicando os domínios na InternetPesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), (checar a existência do domínio no site www.registro.br) que cobra R$ 50,00 de inscrição + R$ 50,00 de anuidade. Antes do registro, é preciso verificar se o domínio pretendido já não está sendo usado por outra pessoa, empresa ou entidade, e isso é feito no mesmo site Registro.br.

Para registrar o domínio, é preciso ter escolhido um provedor de acesso à Internet que fará a hospedagem das páginas. Existem inúmeros provedores no mercado nacional, desde os gratuitos às multinacionais. Esse provedor fará a chamada parametrização, que é o preparo de um espaço com identificação especial em pelo menos dois computadores ligados à Internet (um servidor principal e um de reserva), fornecendo algumas informações que precisarão ser incluídas na ficha eletrônica de registro do domínio. É que, momentos após ser enviada a ficha à Fapesp, um sistema é acionado para estabelecer contato com os computadores do provedor assim identificados, permitindo continuar o processo de registro do domínio.

Atendidas as especificações para o registro (o site da Fapesp possui um manual eletrônico - FAQ - com mais detalhes), cerca de 24 horas depois o endereço desse domínio já estará disponível para ser chamado por qualquer computador ligado à rede mundial Internet (todos os dias, no final da madrugada, a Fapesp emite para os provedores um arquivo de computador com a lista codificada de domínios válidos, que permite aos sistemas identificar que computadores estão hospedando quais domínios). 

Existem padrões para a definição dos nomes de domínios. Por exemplo, o da Enterdata é www.enterdata.com.br. O domínio .com indica ser um site comercial. O domínio .br indica estar situado na rede brasileira. Da mesma forma, em Paulo Mauá, explicando os domínios na Internetwww.novomilenio.inf.br, o código .inf indica ser um site de informações (.inf é um código reservado para o registro de jornais, bibliotecas e outros sites de informações na Internet brasileira). Ambos são códigos destinados a empresas, e para registrar um domínio assim o interessado deverá informar um número válido do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e o nome da correspondente empresa responsável por esse dominio. Já em pimentel@pimentel.jor.br, o código .jor é destinado a jornalistas, sendo um endereço profissional de pessoa física. Conforme o caso, será necessário enviar à Fapesp documentação comprobatória, pelo correio. Ao ser confirmado o registro, a Fapesp enviará ao endereço de correio eletrônico do interessado uma mensagem com instruções complementares.

Conteúdo - Um bom provedor de acesso poderá auxiliar com informações nesse processo de registro. Também é possível deixar essa tarefa a cargo da pessoa ou equipe especializada que for contratada para o desenvolvimento das páginas do site. Essa pessoa ou equipe tem, como função básica, criar as páginas conforme as definições de conteúdo apresentadas pelo contratante. Trata-se das informações que serão vistas na tela quando for digitado o endereço de sua página, ou das páginas chamadas a partir da página principal (home-page) de seu site.

Esse conteúdo depende muito das entrevistas realizadas entre o desenvolvedor da página e os responsáveis pela entidade ou empresa à qual o site se refere. Além das informações em si, será preciso analisar como elas serão apresentadas, para que atraiam o interesse do internauta visitante e o motivem a voltar outras vezes ao seu site.

Assim, as páginas devem conter letras com corpo (tamanho) de fácil leitura, textos preferencialmente curtos, fotos nítidas, imagens ou animações (arquivos de computador) de tamanhos pequenos (pois, quanto maior for o arquivo, maior a demora para a página se formar na tela do computador). É importante que o chamado fundo de página adequado, de forma a não interferir e dificultar a leitura do texto. A escolha de cores para texto e fundo de página é importante, para não Paulo Mauá, explicando os domínios na Internetprovocar fadiga visual. Os vínculos (links) entre as páginas do site (e os que levam a outros sites na Internet) devem ser verificados, pois até mesmo o uso indevido de uma letra maiúscula no nome (www.Enterdata.com.br) pode impedir o acesso à página vinculada.

Criada a página, ela precisará ser colocada no computador do provedor de acesso escolhido quando foi feito o registro de domínio (note que sempre poderá ser mudado o provedor de acesso caso o atual deixe de atender satisfatoriamente). A transferência dos arquivos deve ser combinada com o provedor: tanto pode ser feita mediante um disquete levado pessoalmente, como por via eletrônica, o chamado processo upload. Nessa transferência, é importante que todos os arquivos necessários sejam repassados ao provedor (é comum, em sites amadores, encontrar páginas apontando para imagens inexistentes no site, pois ficaram esquecidas no computador de quem as desenvolveu). 

A melhor forma de prevenir falhas é o interessado, depois, visitar seu próprio site como se fosse um internauta qualquer, de preferência usando um computador diferente do que conteve as páginas originais (pela simples razão de que, se usar o mesmo computador, e a página estiver apontando para uma imagem esquecida no disco rígido, a pessoa não perceberá que os demais internautas não estarão vendo tal imagem).

Divulgação - É importante lembrar que não adianta criar o domínio e elaborar um site de forte conteúdo, se não houver divulgação, dentro e fora da Internet. 

Citar o endereço da página nos cartões de visita e outros impressos, na publicidade feita pela empresa/entidade, convidando as pessoas a conhecer esse trabalho, é uma das formas de tornar o site conhecido. 

Dentro da Internet, a melhor maneira de divulgar o site é cadastrá-lo nos sites de busca, que os usuários de computador usam para procurar informações. Por exemplo, o Yahoo, o Cadê e o Altavista. Cada site de busca possui um sistema próprio para o cadastramento, e é importante ler as regras que eles apresentam: quanto mais adequado o site estiver a essas regras, maior será a chance de ser bem classificado, tornando-se facilmente encontrável. 

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(*) Paulo Eduardo Mauá é engenheiro com ênfase em Computação pela Universidade de São Paulo (USP) e diretor da Enterdata Informática desde 1990. Palestra realizada em 14/2/2001 dentro do ciclo InfoPrátic@, em dependências do Sesc/Santos, com apoio do Sesc, da empresa Enterdata e do jornal Novo Milênio