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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/19/01 10:10:36
Como não ser a agulha no palheiro...

...e usar a criatividade para divulgar o site e obter recursos financeiros

Carlos Pimentel Mendes

Não basta criar uma página Web, ela será apenas como uma agulha num palheiro de tamanho mundial, algo que ninguém encontra sem alguma ajuda. Essa ajuda é dada pela promoção do site, feita de duas formas: assegurando que ele apareça Palestra realizada no ciclo InfoPrátic@ em 14/2/2001, no Sesc/Santosfacilmente para quem estiver procurando pelo tema tratado nessas páginas, e divulgando o endereço para que as pessoas as visitem.

Serviços de busca são os que permitem encontrar endereços na Internet a partir de palavras-chave que identifiquem seu conteúdo. Você coloca uma ou mais palavras no campo de busca e o serviço tentará achar os sites correspondentes. Conforme a palavra colocada, você pode entretanto receber alguns milhares de endereços e terá de refinar a pergunta, acrescentando uma nova palavra que torne a busca mais específica, eliminando parte das respostas encontradas.

Auditório lotado no Sesc/Santos, durante as palestras do InfoPrátic@Existem dois tipos de serviços de busca na Internet: os que permitem inscrever as páginas e os que fazem a busca automaticamente. No primeiro caso (sites como Cadê, Yahoo), você pode prencher um formulário de inscrição e definir em que seção o site aparecerá (às vezes, a inclusão é automática, em outros casos dependerá de uma análise humana da solicitação). Outros sistemas de busca, como o Google, usam um programa-robô que automaticamente varre a Internet em busca de novas páginas e conferindo se as antigas permanecem disponíveis, atualizando assim um imenso banco de dados.

Tenha em mente que, por mais completo e sofisticado que seja, nenhum sistema de busca cobre sequer metade das páginas disponíveis na Internet. Ou porque os criadores das páginas não as inscrevem nos sites, ou porque elas estão em algum canto obscuro da rede.

Para garantir maiores oportunidades de sua página ser encontrada, você precisa usar algumas técnicas. Primeira: dar um título adequado à página. Lembre-se, ela será encontrada a partir de palavras. Tente imaginar que palavras as pessoas usariam para encontrar seu site, e use-as. Lógico, nem todas podem ser colocadas num título, e além disso é preciso considerar que a busca é muitas vezes sensível à existência de letras maiúsculas/minúsculas. Assim, existem dois outros campos ocultos na página, que você deve preencher pelo menos na página principal do site: a descrição (description) e as palavras-chave (keywords). Considere ainda que, além do idioma local (com e sem acentuação), é aconselhável o uso de palavras em inglês para facilitar a localização por estrangeiros. 

Para completar, lembre-se de que muitos sistemas de buscas "conferem" se as palavras-chave relacionadas se encontram no corpo da página, e podem desclassificar um site que contenha, por exemplo, palavras-chave "sex, MP3" (duas das expressões mais procuradas na Web...) e seu conteúdo seja sobre um eletrizante (!) estudo de algoritmos ou conjunções adverbiais. Como nem sempre todas as palavras descritivas devem aparecer no texto da página inicial, use um truque: coloque as palavras na página, em letras de tamanho mínimo e na mesma cor do fundo da página, para ficarem invisíveis.

Eis um exemplo, que garante ao jornal Novo Milênio e suas sub-páginas serem os "queridinhos" do sistema automático Google (em alguns casos, é a primeira referência em algumas centenas de milhares mundo afora):

EXEMPLO DE CABEÇALHO DE PÁGINA PARA FACILITAR AOS MECANISMOS DE BUSCA:

<html>
<head>
   <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1">
   <meta name="Author" content="Carlos Pimentel Mendes - pimentel@pimentel.jor.br">
   <meta name="GENERATOR" content="Mozilla/4.51 [pt] (Win98; I) [Netscape]">
   <meta name="description" content="Electronic newspaper Novo Milenio with last news and articles in portuguese on computers, technology, games, e-business, telecommunications etc., from Santos/SP - Brazil">
   <meta name="keywords" content="informatica, informática, Informática, computacao, computação, computador, e-commerce, e-business, e-banking, e-book, games, jogos, virus, vírus, tecnologia, telefonia, voz, URA, DVD, som, video, vídeo, audio, áudio, cine, tv, Santos, Baixada Santista, televisao, televisão">
    <title>Jornal Eletr&ocirc;nico Novo Mil&ecirc;nio - www.novomilenio.inf.br</title>
</head>
<body>
OLÁ...
Coloque as palavras não usadas com letra pequena, na mesma cor do fundo da página, como aqui (selecione as linhas abaixo com o mouse para que o texto fique visível): 
[Palavras para uso pelos robôs de busca: informatica, informática, Informática, computacao, computação, computador, e-commerce, e-business, e-banking, e-book, games, jogos, virus, vírus, tecnologia, telefonia, voz, URA, DVD, som, video, vídeo, audio, áudio, cine, tv, Santos, Baixada Santista, televisao, televisão]
</body>
</html>

Os parâmetros para a classificação das páginas nos sistemas de buscas variam de um para outro, e a cada mês podem ocorrer mudanças consideráveis, de forma que é preciso ficar atento. Existem alguns critérios para a seleção de que páginas devem surgir primeiro na tela (os primeiros dez ou vinte entre milhares de verbetes). Tempo de existência da página no banco de dados, número de consultas a ela, quantidade de vezes em que a chave de busca aparece na página, são alguns dos critérios. Alguns sites mais comerciais podem colocar antes de todos os verbetes o de um patrocinador.

Mas, há outro critério importante: o número de páginas na Internet que se referem ao seu site. Quanto maior esse número, maior autoridade a página tem como fonte de consulta. Inclusive, alguns serviços de buscas ampliam seu banco de dados percorrendo os vínculos existentes nas páginas que já têm cadastradas. Assim, uma das formas de você promover seu site é conseguir que outros sites tenham vínculos (links) para o seu. Pode ser por troca, ou por ter a sua página algum conteúdo que outros considerem relevante.

Divulgação do MNDLP em programa da Rede Bandeirantes de Televisão
Mundo real - Quem não tem muito dinheiro para investir em publicidade maciça pode, ainda assim, obter resultados extraordinários com o que chamaríamos de "marketing de guerrilha": ações que permitam promover o site através da imprensa, do rádio, da televisão, na comunidade. Por exemplo, quando o jornal Novo Milênio apóia a realização de um ciclo de palestras como o InfoPrátic@, sempre existe um retorno em termos de visibilidade do site (como você chegou a esta página?). 

Fique atento ao noticiário, veja se em sua página não está a resposta a uma dúvida que as pessoas tenham no momento, ou se o seu site não pode servir como exemplo numa matéria de um jornal, uma revista, um programa de televisão. Se o seu site apresenta algo incomum, curioso, pode se transformar no tema do programa - como tem acontecido muitas vezes com o Movimento Nacional em Defesa da Língua Portuguesa (MNDLP), que tem suas páginas produzidas e hospedadas com Novo Milênio. Lembre-se ainda de que a pauta de matérias cobertas por um veículo de comunicação é baseada nos temas em voga no momento, o que inclui os temas abordados em outras publicações do grupo e nos veículos concorrentes... 

Promoção de espetáculos e palestras, distribuição de panfletos, organização de concursos, são alguns dos meios válidos para a promoção do site, e conforme o caso, não é necessário o desembolso de dinheiro. Por exemplo, pode ser muito interessante a um grupo de teatro incluir o nome do seu site entre os que apóiam a peça, para servir como uma referência local. Se o site é de uma entidade respeitada na comunidade, a simples declaração de apoio a um evento pode ser importante para o sucesso do mesmo, ao mesmo tempo em que a divulgação desse apoio torna seu site mais visível no palheiro da Internet.

Criatividade - Porém, a página Web não deve ser encarada apenas como uma forma de relatório de atividades. Ela pode ser usada interativamente, até como forma de obtenção de recursos. Um dos exemplos mais conhecidos - inclusive pelo pioneirismo na idéia - é o The Hunger Site, O Site da Fome. Você é convidado a conhecer a página e clicar em um botão. Assim, sem gastar um centavo, você faz uma doação para minorar o problema da fome no mundo. Na verdade, uma doação é feita em seu nome por uma das empresas patrocinadoras, que você conhecerá um instante depois, quando surge na tela a página de agradecimento com a marca dessa empresa. 

Publicidade... Na época em que a idéia surgiu, foi preciso que as Nações Unidas atestassem formalmente a honestidade do site, tão surpreendente foi o resultado. Hoje, inúmeros sites usam idéias parecidas, como o brasileiro ClickArvore - com um clique, você garante o plantio de mais uma árvore para a recuperação de nossas florestas.

Você também pode prestar serviços ao público, e até mesmo obter serviços, como faz o site The Search of ExtraTerrestrial Intelligence (Seti): os cientistas precisavam de computadores que analisassem os sinais de rádio captados pelo observatório de Arecibo, em Porto Rico. A solução foi criar um programa tipo salva-tela que qualquer pessoa pode ter em seu computador, e que enquanto protege o monitor do desgaste localizado vai usando o tempo ocioso de seu micro na realização dos cálculos. Quando o bloco de dados é analisado, faz um contato com o observatório pela Internet para entregar os resultados e obter novo bloco de dados.

Pense em como você pode criar em sua página um serviço assim, que atraia os internautas para a sua causa, a atividade que sua organização não governamental ou entidade assistencial/beneficente executa. É a criatividade superando a barreira da falta de recursos...

Palestra realizada em 14/2/2001 dentro do ciclo InfoPrátic@, em dependências do Sesc/Santos, com apoio do Sesc, da empresa Enterdata e do jornal Novo Milênio