Como não ser a agulha no
palheiro...
...e usar a criatividade
para divulgar o site e obter recursos financeiros
Carlos Pimentel Mendes
Não
basta criar uma página Web, ela será apenas como uma agulha
num palheiro de tamanho mundial, algo que ninguém encontra sem alguma
ajuda. Essa ajuda é dada pela promoção do site, feita
de duas formas: assegurando que ele apareça facilmente
para quem estiver procurando pelo tema tratado nessas páginas, e
divulgando o endereço para que as pessoas as visitem.
Serviços de busca são
os que permitem encontrar endereços na Internet a partir de palavras-chave
que identifiquem seu conteúdo. Você coloca uma ou mais palavras
no campo de busca e o serviço tentará achar os sites correspondentes.
Conforme a palavra colocada, você pode entretanto receber alguns
milhares de endereços e terá de refinar a pergunta, acrescentando
uma nova palavra que torne a busca mais específica, eliminando parte
das respostas encontradas.
Existem
dois tipos de serviços de busca na Internet: os que permitem inscrever
as páginas e os que fazem a busca automaticamente. No primeiro caso
(sites como Cadê, Yahoo),
você pode prencher um formulário de inscrição
e definir em que seção o site aparecerá (às
vezes, a inclusão é automática, em outros casos dependerá
de uma análise humana da solicitação). Outros sistemas
de busca, como o Google, usam um programa-robô
que automaticamente varre a Internet em busca de novas páginas e
conferindo se as antigas permanecem disponíveis, atualizando assim
um imenso banco de dados.
Tenha em mente que, por mais completo
e sofisticado que seja, nenhum sistema de busca cobre sequer metade das
páginas disponíveis na Internet. Ou porque os criadores das
páginas não as inscrevem nos sites, ou porque elas estão
em algum canto obscuro da rede.
Para garantir maiores oportunidades
de sua página ser encontrada, você precisa usar algumas técnicas.
Primeira: dar um título adequado à página. Lembre-se,
ela será encontrada a partir de palavras. Tente imaginar que palavras
as pessoas usariam para encontrar seu site, e use-as. Lógico, nem
todas podem ser colocadas num título, e além disso é
preciso considerar que a busca é muitas vezes sensível à
existência de letras maiúsculas/minúsculas. Assim,
existem dois outros campos ocultos na página, que você deve
preencher pelo menos na página principal do site: a descrição
(description) e as palavras-chave (keywords). Considere ainda
que, além do idioma local (com e sem acentuação),
é aconselhável o uso de palavras em inglês para facilitar
a localização por estrangeiros.
Para completar, lembre-se de que
muitos sistemas de buscas "conferem" se as palavras-chave relacionadas
se encontram no corpo da página, e podem desclassificar um site
que contenha, por exemplo, palavras-chave "sex, MP3" (duas das expressões
mais procuradas na Web...) e seu conteúdo seja sobre um eletrizante
(!) estudo de algoritmos ou conjunções adverbiais. Como nem
sempre todas as palavras descritivas devem aparecer no texto da página
inicial, use um truque: coloque as palavras na página, em letras
de tamanho mínimo e na mesma cor do fundo da página, para
ficarem invisíveis.
Eis um exemplo, que garante ao jornal
Novo
Milênio e suas sub-páginas serem os "queridinhos" do sistema
automático Google (em alguns
casos, é a primeira referência em algumas centenas de milhares
mundo afora):
EXEMPLO
DE CABEÇALHO DE PÁGINA PARA FACILITAR AOS MECANISMOS DE BUSCA:
<html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1">
<meta name="Author" content="Carlos Pimentel Mendes - pimentel@pimentel.jor.br">
<meta name="GENERATOR" content="Mozilla/4.51 [pt] (Win98; I) [Netscape]">
<meta name="description" content="Electronic newspaper Novo Milenio
with last news and articles in portuguese on computers, technology, games,
e-business, telecommunications etc., from Santos/SP - Brazil">
<meta name="keywords" content="informatica, informática, Informática,
computacao, computação, computador, e-commerce, e-business,
e-banking, e-book, games, jogos, virus, vírus, tecnologia, telefonia,
voz, URA, DVD, som, video, vídeo, audio, áudio, cine, tv,
Santos, Baixada Santista, televisao, televisão">
<title>Jornal Eletrônico Novo Milênio - www.novomilenio.inf.br</title>
</head>
<body>
OLÁ...
Coloque as
palavras não usadas com letra pequena, na mesma cor do fundo da
página, como aqui (selecione as linhas abaixo com o mouse para que
o texto fique visível):
[Palavras
para uso pelos robôs de busca: informatica, informática, Informática,
computacao, computação, computador, e-commerce, e-business,
e-banking, e-book, games, jogos, virus, vírus, tecnologia, telefonia,
voz, URA, DVD, som, video, vídeo, audio, áudio, cine, tv,
Santos, Baixada Santista, televisao, televisão]
</body>
</html> |
Os parâmetros para a classificação
das páginas nos sistemas de buscas variam de um para outro, e a
cada mês podem ocorrer mudanças consideráveis, de forma
que é preciso ficar atento. Existem alguns critérios para
a seleção de que páginas devem surgir primeiro na
tela (os primeiros dez ou vinte entre milhares de verbetes). Tempo de existência
da página no banco de dados, número de consultas a ela, quantidade
de vezes em que a chave de busca aparece na página, são alguns
dos critérios. Alguns sites mais comerciais podem colocar antes
de todos os verbetes o de um patrocinador.
Mas, há outro critério
importante: o número de páginas na Internet que se referem
ao seu site. Quanto maior esse número, maior autoridade a página
tem como fonte de consulta. Inclusive, alguns serviços de buscas
ampliam seu banco de dados percorrendo os vínculos existentes nas
páginas que já têm cadastradas. Assim, uma das formas
de você promover seu site é conseguir que outros sites tenham
vínculos (links) para o seu. Pode ser por troca, ou por ter a sua
página algum conteúdo que outros considerem relevante.
Mundo real - Quem não
tem muito dinheiro para investir em publicidade maciça pode, ainda
assim, obter resultados extraordinários com o que chamaríamos
de "marketing de guerrilha": ações que permitam promover
o site através da imprensa, do rádio, da televisão,
na comunidade. Por exemplo, quando o jornal Novo Milênio apóia
a realização de um ciclo de palestras como o InfoPrátic@,
sempre existe um retorno em termos de visibilidade do site (como você
chegou a esta página?).
Fique atento ao noticiário,
veja se em sua página não está a resposta a uma dúvida
que as pessoas tenham no momento, ou se o seu site não pode servir
como exemplo numa matéria de um jornal, uma revista, um programa
de televisão. Se o seu site apresenta algo incomum, curioso, pode
se transformar no tema do programa - como tem acontecido muitas vezes com
o Movimento Nacional em Defesa da Língua Portuguesa (MNDLP),
que tem suas páginas produzidas e hospedadas com Novo Milênio.
Lembre-se ainda de que a pauta de matérias cobertas por um veículo
de comunicação é baseada nos temas em voga no momento,
o que inclui os temas abordados em outras publicações do
grupo e nos veículos concorrentes...
Promoção de espetáculos
e palestras, distribuição de panfletos, organização
de concursos, são alguns dos meios válidos para a promoção
do site, e conforme o caso, não é necessário o desembolso
de dinheiro. Por exemplo, pode ser muito interessante a um grupo de teatro
incluir o nome do seu site entre os que apóiam a peça, para
servir como uma referência local. Se o site é de uma entidade
respeitada na comunidade, a simples declaração de apoio a
um evento pode ser importante para o sucesso do mesmo, ao mesmo tempo em
que a divulgação desse apoio torna seu site mais visível
no palheiro da Internet.
Criatividade - Porém,
a página Web não deve ser encarada apenas como uma forma
de relatório de atividades. Ela pode ser usada interativamente,
até como forma de obtenção de recursos. Um dos exemplos
mais conhecidos - inclusive pelo pioneirismo na idéia - é
o The Hunger Site, O Site da
Fome. Você é convidado a conhecer a página e clicar
em um botão. Assim, sem gastar um centavo, você faz uma doação
para minorar o problema da fome no mundo. Na verdade, uma doação
é feita em seu nome por uma das empresas patrocinadoras, que você
conhecerá um instante depois, quando surge na tela a página
de agradecimento com a marca dessa empresa.
Publicidade... Na época em
que a idéia surgiu, foi preciso que as Nações Unidas
atestassem formalmente a honestidade do site, tão surpreendente
foi o resultado. Hoje, inúmeros sites usam idéias parecidas,
como o brasileiro ClickArvore
- com um clique, você garante o plantio de mais uma árvore
para a recuperação de nossas florestas.
Você também pode prestar
serviços ao público, e até mesmo obter serviços,
como faz o site The Search of ExtraTerrestrial Intelligence (Seti):
os cientistas precisavam de computadores que analisassem os sinais de rádio
captados pelo observatório de Arecibo, em Porto Rico. A solução
foi criar um programa tipo salva-tela que qualquer pessoa pode ter em seu
computador, e que enquanto protege o monitor do desgaste localizado vai
usando o tempo ocioso de seu micro na realização dos cálculos.
Quando o bloco de dados é analisado, faz um contato com o observatório
pela Internet para entregar os resultados e obter novo bloco de dados.
Pense em como você pode criar
em sua página um serviço assim, que atraia os internautas
para a sua causa, a atividade que sua organização não
governamental ou entidade assistencial/beneficente executa. É a
criatividade superando a barreira da falta de recursos...
Palestra realizada em 14/2/2001
dentro do ciclo InfoPrátic@, em dependências
do Sesc/Santos, com apoio do Sesc,
da empresa Enterdata e do jornal
Novo
Milênio |