Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0002bbps.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/07/00 21:15:30
Bips 

Hackers - Depois dos sites do DNER, da Fuvest, do Ministério da Justiça, chegou a vez do site da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ser invadido por hackers. O fato ocorreu na madrugada do dia 7/2/2000, e o grupo alterou o noticiário da página principal para incluir trechos de obras de Nietszche.

Lançamento da Adaptec - Nesta terça-feira (8/2), a Adaptec anuncia à imprensa o lançamento nacional das controladoras Ultra 160 SCSI. Com a tecnologia de I/O com maior performance do mercado, atendem a todos os segmentos de servidores de missão crítica. O anúncio oficial será feito na capital paulista, quando o gerente da empresa no Brasil, José Henrique Amorosino, apresentará a nova família Adaptec Ultra160 SCSI e as estratégias da Adaptec no Brasil, para o canal de revendas, integradores e clientes corporativos do setor privado e público. Apresentará também os pontos-chave de dois recentes acontecimentos: a aquisição da DPT pela Adaptec e a parceria com a Agilent, na tecnologia Fibre Channel.

O guia da Starmedia Já - A empresa Olá Turista Ltda., dona do Guia SP e do Guia RJ, foi adquirida pelo portal Starmedia, tornando-se uma divisão do Starmedia Interactive Group. Da mesma forma como quando comprou os serviços de buscas Cadê e Zeek, e com o mexicano Adnet, o grupo decidiu manter a equipe da Olá Turista, administrada por Marcos Camano. A Starmedia também stá lançando o serviço de mensagens instantâneas Starmedia Já, compatível com o ICQ e muito parecido com o israelense Gooey, permitindo a todos os usuários que tenham o software instalado a troca de mensagens entre si ao visitarem um site quaquer.

Panela de pressão - Cresce a pressão dentro da panela da Internet brasileira. Tem provedor baixando tabela, como a santista Iron. Tem diversos provedores fechando serviços para todos os internautas que tentam acessá-los através de um provedor gratuito (UOL é um exemplo de empresa que está se reposicionando nessa direção). 

Tem provedor simplesmente impedindo que seus usuários tenham acesso aos domínios das empresas de Internet gratuita. E já tem provedor de Internet grátis (não por acaso, o dito cujo) se reposicionando com o objetivo de ser o "segundo" provedor do usuário, da mesma forma como muita gente tem dois carros na garagem. A briga é tanta que Novo Milênio encontrou até a pérola: de acordo com um site americano, a Super11 estaria vendendo o domínio da concorrente Ig...

Parte da tela do site americano colocado à venda
Na Austrália, diversos provedores de acesso gratuito já fecharam as inscrições de usuários e se reposicionaram como provedores por afinidade: uma empresa (um banco, uma editora, por exemplo) contrata seus serviços, para que seus usuários/leitores contem com acesso gratuito enquanto forem usuários do banco ou leitores da revistas.

Muita água ainda vai rolar por baixo dessa ponte. Se não levar a ponte junto...

Um tigre no Yahoo - A fabricante de brinquedos Tiger Electronics e o portal Yahoo estão criando produtos ligados á Internet, objetivando que as crianças possam copiar programas pela rede para reprogramarem seus brinquedos. Prevê-se que as novidades chegarão às lojas dos EUA no próximo semestre, e tais atualizações (acréscimo de sons, inicialmente) deverão ter custos variando de oito a quarenta dólares. Outra empresa, a LeapFrog, vai lançar testes educacionais dessa forma.

Enterprise Business - Seguindo uma tendência da matriz norte-americana, a Sun Microsystems do Brasil criou a unidade de negócios Enterprise Business, comandada por Eliane Feliz, para atender clientes estratégicos de sua base instalada e mercado intermediário. "Esta divisão será responsável pelo atendimento de 80% da base Unix brasileira e, para atendê-la, contará com parceiras líderes de mercado", diz Eliane. 

A equipe da nova unidade conta ainda com Dilene Balsi e Rogério Albelo, que atuavam como gerentes de território da Sun; Valéria Tavares, procedente da área de suporte técnico da empresa; Gladis Costa, antiga gerente de comunicação da área de Computer Systems da Sun; e com Vinícius Rossato, engenheiro de sistemas (ex-Siemens). Eles têm o apoio da força indireta de vendas da empresa (cerca de 100 gerentes de vendas dos distribuidores Sun), que estarão atendendo as solicitações dos clientes desta área. Clientes como iG e Avon já estão sendo atendidos pela nova unidade. 

Broncas com Microsoft - A Microsoft Brasil está lançando um concurso para estudantes e professores, para estimular o uso da enciclopédia Encarta. Só tem um problema: dá para confiar numa enciclopédia que muda o nome do pai da Aviação, do inventor do rádio e até muda a geografia, conforme a cara do freguês? 

Só para lembrar: se a Encarta é destinada à Turquia, omite referências geográficas sobre áreas em conflito com a Grécia. Idem com a edição indiana e as referências à Caxemira. O pai da Aviação, na versão brasileira, é Santos Dumont, na americana são os irmãos Wright. E assim por diante...

Que os professores participem do concurso, se desejarem, mas de olhos bem abertos. Mas, não recomendamos um produto como esse...

(Mais) Broncas com Microsoft - Em uma edição anterior de Bips, já havíamos contado como o leitor Jan Martin Lund, da Sandata, se queixava da falta de suporte da Microsoft a versões anteriores de seus programas. Bem, a Microsoft respondeu, mas não convenceu, como ele relata a seguir. Ele começa repassando as instruções recebidas, e o resultado obtido: 

"Para a atualização do IE3 com MS Mail para IE5 e Outlook Express para 16
bits:www.microsoft.com/brasil/ie50 ou ainda: http://www.microsoft.com/windows/ie_intl/br/download/windows.htm.

"Para a atualização do Gerenciador de Arquivos do Windows for Workgroups 3.11
(em português): http://www.microsoft.com/windows/ie_intl/br/download/windows.htm
ou (no meu caso não funcionou):
http://download.microsoft.com/download/wfw311/Update/3.11.0.304/WIN/PT-BR/WF
WY2KBR.EXE ou (também não funcionou):
http://support.microsoft.com/support/windows3x/winfile/wfwy2kbr.asp. Forneceram ainda outro: http://www.microsoft.com/brasil/ano2000/prodguide/user_view68917BR.htm.

"Em resumo, deve ser obtido e executado o programa WFWY2KBR.EXE

"A página que a Microsoft indica para informações sobre o ano 2000:
www.microsoft.com/brasil/ano2000/prodguide/product.asp, obviamente não
funciona no ambiente Windows 3.11/IE3. Mas a empresa insiste em indicá-la!

"Recebi também um e-mail da Microsoft indicando o endereço abaixo para obter
informações sobre o ano 2000 (o que, em parte, deu origem às trocas de
mensagens desritas): http://www.microsoft.com/brasil/ano2000."

Broncas - parte II: "No entanto - continua Lund -, nem tudo está em ordem! Existem novas broncas! Efetuei a atualização acima descrita. Além de o sistema ter se tornado bem mais lento, quando procuro imprimir um e-mail (foram várias tentativas) somente recebo a seguinte mensagem, após a impressão de aproximadamente duas linhas:

----------------------------------------------------------------------------
Erro no Aplicativo
MSIMN provocou um erro geral de proteção no
módulo <descDESKJETC.DRV em 0017:054D.
[ Fechar ]
----------------------------------------------------------------------------
"A impressora é uma HP DeskJet 500C, que sempre concordou plenamente com
qualquer outro aplicativo, incluindo o IE 3.01 com o respectivo Internet Mail. Parece que o IE5 é um voraz consumidor de memória. Se está aberto em conjunto com o Outlook Express não é possível abrir ou enviar uma mensagem de e-mail, por falta de memória! Estou utilizando um Pentium/100 MHz com 32 MB de RAM e cerca de 20 MB de memória virtual em disco. Deveria ser o suficiente, não?

"Às vezes me é apresentada também a mensagem a seguir:

----------------------------------------------------------------------------
Erro no Aplicativo
IEXPLORE provocou um erro geral de proteção no
módulo <descKRNL386.EXE em 0002:0AE2.
[ Fechar ]
----------------------------------------------------------------------------
e o aplicativo se fecha em seguida, obrigando-me a efetuar um "reset" para
continuar."

Bronca - Parte III - Lund completa: "Aproveito para sugerir uma campanha para acabar com termos estranhos e mal-sonantes muito utilizados por internautas. Como exemplo cito o termo atachar (do inlês attach) que pode, com vantagens, ser substituído por anexar, vincular ou outro semelhante."

Bem, pelo menos nisso, temos duas boas notícias. A primeira é que em nosso glossário termos como printar, deletar e atachar têm um tratamento especial. A segunda é que já está no ar a página do Movimento Nacional em Defesa da Língua Portuguesa/Baixada Santista, justamente para reunir toda a imensa maioria descontente com o tratamento proporcionado à inculta e bela última flor do Lácio...