Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0438g.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/09/12 18:17:31
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - PONTE/TÚNEL - 7
Túnel seria para ligar Santos a Santos...

Leva para a página anterior

Entre os vários traçados projetados, o túnel poderia ligar a parte insular de Santos à parte continental. Assim era defendido pelo prefeito Oswaldo Justo, em matéria publicada na edição especial sobre Bertioga do jornal tabloide Destaque, em julho de 1988, na página 2 (exemplar no acervo do falecido jornalista Paulo Matos - ortografia atualizada nesta transcrição):


Prefeito Oswaldo Justo

Imagem publicada com a matéria

Santos Santos: vem aí a integração

Após ter ido a Brasília provar às autoridades federais a supremacia do projeto de ligação Santos-Ilha/Santos-Continente, o prefeito Oswaldo Justo - acompanhado nesta que foi sua primeira viagem desde o início de sua administração, há três anos e meio, pelo secretário de planejamento José Manuel Costa Alves - caminha para a segunda e decisiva vitória neste tema a que se dedicou, consciente de sua importância histórica: a concretização da obra. Nada menos do que três empresas demonstraram-se interessadas em levar adiante o projeto, sendo uma da Holanda, uma dos Estados Unidos e uma nacional - a Noronha Serviços de Engenharia S/A.

Pelo projeto, o túnel passará pela Ilha Barnabé, saindo do Valongo, com 780 metros de extensão, indo depois desembocar no caminho para Piaçaguera. Terá uma profundidade de 34 metros a partir do nível das águas, 17 metros abaixo do leito do canal, sem perigo de ser atingido por navios - em um caminho de 3 quilômetros até a Rio/Santos.

Essa ligação possibilitará, no dizer do prefeito Oswaldo Justo, incentivador do projeto, "...a criação de uma nova cidade, com novas moradias e empregos".

Ideia antiga - Essa proposta de ligar a ilha ao continente foi defendida pelo engenheiro Prestes Maia há quase meio século, analisando as tendências de crescimento da cidade e do porto, na mesma rota do projeto atual - via Ilha Barnabé. Estudioso dos problemas de Santos, ele previu os conflitos que inevitavelmente ocorreriam, advogando essa ligação como indispensável e urgente - que resultaria em benefícios não só para a ilha e para Bertioga, mas para todo o Litoral Norte.

Faltou, desde então, o impulso de levar adiante a ligação, agora presente.

O primeiro Túnel Submarino brasileiro levará dois anos para ser construído e terá início ainda este ano.

Leva para a página seguinte da série