Prefeito Oswaldo Justo
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Santos Santos: vem aí a integração
Após ter ido a Brasília provar às
autoridades federais a supremacia do projeto de ligação Santos-Ilha/Santos-Continente, o prefeito Oswaldo Justo -
acompanhado nesta que foi sua primeira viagem desde o início de sua administração, há três anos e meio, pelo secretário de planejamento José
Manuel Costa Alves - caminha para a segunda e decisiva vitória neste tema a que se dedicou, consciente de sua importância histórica: a
concretização da obra. Nada menos do que três empresas demonstraram-se interessadas em levar adiante o projeto, sendo uma da Holanda, uma dos
Estados Unidos e uma nacional - a Noronha Serviços de Engenharia S/A.
Pelo projeto, o túnel passará pela Ilha Barnabé, saindo do
Valongo, com 780 metros de extensão, indo depois desembocar no caminho para Piaçaguera. Terá
uma profundidade de 34 metros a partir do nível das águas, 17 metros abaixo do leito do canal, sem perigo de ser atingido por navios - em um
caminho de 3 quilômetros até a Rio/Santos.
Essa ligação possibilitará, no dizer do prefeito Oswaldo Justo, incentivador do projeto, "...a
criação de uma nova cidade, com novas moradias e empregos".
Ideia antiga - Essa proposta de ligar a ilha ao continente foi defendida pelo engenheiro
Prestes Maia há quase meio século, analisando as tendências de crescimento da cidade e do porto, na mesma rota do projeto atual - via Ilha
Barnabé. Estudioso dos problemas de Santos, ele previu os conflitos que inevitavelmente ocorreriam, advogando essa ligação como indispensável e
urgente - que resultaria em benefícios não só para a ilha e para Bertioga, mas para todo o Litoral Norte.
Faltou, desde então, o impulso de levar adiante a ligação, agora presente.
O primeiro Túnel Submarino brasileiro levará dois anos para ser construído e terá início
ainda este ano. |