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HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - PONTE/TÚNEL -2
Em 2009, previa-se uma ponte estaiada...

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Não tem fim e parece que também não tem começo. A cada dia, autoridades anunciam com estardalhaço eleitoral projetos mirabolantes, logo derrubados pelos sucessores. Um dos melhores exemplos ocorreu em 2010, prestes a começar mais uma campanha eleitoral: o governador paulista, José Serra, apresentou até a maquete da ponte - iniciando um debate público com relação à altura que a ponte precisaria ter para que sob ela passassem os modernos navios de carga e passageiros - conforme publicado no Diário Oficial de Santos, em uma quarta-feira, 20 de maio de 2009, página 16 (última):

Imagem: divulgação, publicada com a matéria, na última página

Anunciada ponte entre Santos e Guarujá

A construção de uma ponte estaiada entre Santos e Guarujá foi tema de reunião técnica realizada ontem, na prefeitura santista, entre o secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, prefeitos e secretários dos dois municípios. O projeto preliminar apresentado pelo Estado prevê a ligação da Ponta da Praia, nas imediações da Avenida Mário Covas Júnior, à Avenida Ademar de Barros, no lado de Guarujá, com pistas para veículos leves e ônibus de transporte público metropolitano, ciclovia e calçada para pedestres.

Segundo o secretário, o próximo passo é a carta-convite para contratação do projeto básico da obra, que deverá substituir o sistema de balsas. "Este anteprojeto prevê uma ponte com vão central a 70 metros de altura acima do mar, o que permite a passagem de navios". Com 2,8 km de extensão, terá 800 metros de trecho estaiado e rampas suaves. O custo estimado é de R$ 500 milhões e o Anunciada ponte entre Santos e Guarujá tempo de construção de 30 meses, a partir do início efetivo da obra.

A proposta foi apresentada aos prefeitos de Santos, João Paulo Tavares Papa, e de Guarujá, Maria Antonieta de Brito. “Esta reunião é para avaliar com as prefeituras a interferência de uma obra como esta nas duas cidades, envolvendo as questões viárias e ambientais, além das atividades do porto e da Marinha”, disse Mauro Arce, acrescentando que o projeto deverá ser concretizado por meio de PPP (Parceria Público Privada).

O secretário esclareceu que a proposta inicial do Estado era de um túnel, a qual foi descartada por diversos motivos: “Com o processo de desassoreamento do porto, verificou-se que o túnel pré-moldado precisaria estar abaixo da linha d’água em mais de 30 metros. Outra dificuldade: a montagem, que implicaria em interrupções de operações portuárias. A obra custaria mais de R$ 2,5 bilhões e levaria cinco anos para ser realizada.

Segundo o secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, próximo passo é a contratação do projeto básico da obra

Foto: Marcelo Martins, publicada com a matéria, na última página

Integração e turismo

Na opinião do prefeito Papa, a ponte vai contribuir para a integração efetiva da região metropolitana: "A construção da ponte é uma decisão importante para o desenvolvimento da região. Será possível criar uma linha de transporte público integrada, sem baldeação, e quem se locomove de bicicleta terá a ciclovia. São ganhos efetivos para a integração metropolitana, meio ambiente e turismo".

A prefeita do Guarujá salientou que a nova ligação será um outro cartão-postal regional.

As prefeituras iniciam agora estudos para a adequação dos sistemas viários dos dois municípios, de forma a atender à logística dos acessos à ponte. "Será avaliado o melhor ajuste com a malha viária existente", disse Papa.

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