Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0360m068.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/13/08 21:05:26
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MONUMENTOS-068
João Otávio dos Santos

Leva para a página anterior
Defronte ao Instituto Escolástica Rosa, fundado na atual praia de Aparecida com os recursos que este grande abolicionista da escravatura santista deixou ao morrer em 1900 - com instruções expressas em testamento para a criação e manutenção dessa entidade -, está esta homenagem a João Otávio dos Santos, esculpida por Caetano Fracarolli, que mostra esse negociante conduzindo um aluno. Recorde-se que no interior do instituto está o seu mausoléu, com outra estátua.

Na base do monumento colocado em 1960 nos jardins da praia, consta, em baixo-relevo: "João Otávio dos Santos - Fundou sob a égide do nome materno o Instituto Escolástica Rosa. Gratidão do povo de Santos. 1960":




Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 17 de junho de 2007

A inauguração do monumento, foi assim registrada pelo jornal santista A Tribuna, em sua edição de 4 de dezembro de 1960 (página 7):

Monumento a João Otávio no jardim fronteiro à E. I. Escolástica Rosa

Homenagem do município ao fundador da tradicional escola - Solenidades realizadas na manhã de ontem - Oradores

Inaugurou-se, na manhã de ontem, no jardim da praia, em frente à Escola Industrial Escolástica Rosa, o monumento a João Octávio dos Santos, fundador daquele estabelecimento de ensino.

Descerramento - Formados o pelotão de bandeiras nacional, paulista e da escola, alunos e banda de música, e com a presença de altas autoridades civis e militares, do prefeito Sílvio Fernandes Lopes, professores do estabelecimento e demais convidados, o diretor da E. I. Escolástica Rosa, prof. Antonio José de Almeida Queiroz, convidou o dr. Mário Leitão, genro do saudoso Júlio Conceição, o maior amigo do homenageado, a descerrar o monumento, ao som do Hino Nacional.

Oradores - O vereador Artur Rivau, autor do projeto de lei 109-56, pelo qual a Câmara Municipal autorizou o Executivo a erigir herma glorificadora do santista João Octávio dos Santos, discursou traçando os dados biográficos do homenageado. Usaram ainda da palavra os srs. dr. Archimedes Bava, em nome do Instituto Histórico e Geográfico, e Manoel Antonio Marçal, presidente do Elos Clube.

Flores e hino - Ao ser colocada junto ao monumento uma corbelha, os alunos da Escola Industrial Escolástica Rosa entoaram o hino do estabelecimento, acompanhados por sua corporação musical.

Encerrando a solenidade, o prefeito Sílvio Fernandes Lopes proferiu breves palavras, nas quais patenteou a satisfação da municipalidade em homenagear a figura de João Octavio dos Santos. O dr. Paulo Guaracy Silveira, diretor geral do Departamento de Ensino Industrial do Estado, prestigiou o ato.

Exposição de trabalhos - As festividades de ontem tiveram prosseguimento à tarde, com a realização de competições esportivas nas praças da Escola. À noite, foi inaugurada a exposição de trabalhos de alunos, a qual estará franqueada à visitação pública até a próxima terça-feira.

Aspecto do monumento ao fundador do Instituto Escolástica Rosa, vendo-se em volta representações de alunos do estabelecimento, professores e autoridades

Foto e legenda publicadas com a matéria

 

Flagrante da cerimônia inaugural

Foto e legenda publicadas com a matéria

Leva para a página seguinte da série

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais