Imagem: reprodução parcial da matéria original
A S. Paulo Railway e o sindicato Farquhar
O malogro das negociações que tinham sido entabuladas para a absorção, pelo sindicato Farquhar, da São Paulo Railway, está sendo discutido vivamente e com o maior
interesse nos meios financeiros de Londres.
A entente feita entre o governo do Brasil e a S. Paulo Railway, segundo se diz, é para que esta possa construir uma nova linha destinada a fazer concorrência à rede da Brasil Railway.
Aos escritórios da S. Paulo Railway acorreram numerosas pessoas, entre elas muitos jornalistas, a pedir informações seguras sobre os boatos que, a respeito, corriam na City.
Os diretores da empresa respondiam vagamente, não desmentindo os boatos da entente, mas mostrando-se, sobre os restantes boatos, de uma reserva extrema.
A opinião geral nos centros financeiros era de que o projetado acordo entre o governo do Brasil e a S. Paulo Railway seria favorável à rede ferroviária desta companhia e constituiria um sério
obstáculo aos projetos do sindicato Farquhar.
Outro telegrama de Londres diz que as ações da S. Paulo Railway caíram de sete pontos, ficando cotadas a 259, em conseqüência de vendas mandadas efetuar por especuladores que as haviam comprado na
expectativa de que o sr. Farquhar adquirisse o controle dessa companhia.
A campanha recente feita no Brasil contra os interesses do grupo à cuja testa se acha o sr. Farquhar amedrontou os especuladores; esse estado de espírito tornou-se mais intenso anteontem com o boato
de que o governo brasileiro havia feito um contrato com a S. Paulo Railway para que esta última construísse uma nova linha, enfraquecendo assim o valor da concessão Farquhar.
Não se declara qual o traçado dessa nova linha, mas é dado como certo que ela vai atravessar uma zona remuneradora, e que o custo da sua construção será feito parte com elementos tirados do fundo de
reserva da S. Paulo Railway e parte por uma nova emissão.
Não se conhece qual a natureza do auxílio prestado pelo governo à Companhia.
É digno de notar que diversos indivíduos preponderantes do grupo Farquhar, que haviam tomado passagem para a América do Sul, mandaram anular os seus bilhetes de passagem.
Com relação à situação financeira do projeto Farquhar na República Argentina, os corretores compraram hoje, prontamente, a 98 por cento, notas da Argentine Railway Company, de juro de 6 por cento e
resgatáveis dentro de 2 anos, no valor de £ 1.500.000, sendo com esse dinheiro paga toda a dívida flutuante dessa Companhia. |