Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0300k13f078.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/11/11 11:37:05
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - SANTOS EM... - BIBLIOTECA NM
El Brasil

Clique na imagem para ir ao índice da obraUm país recém-entrado no regime republicano, passando por grandes transformações políticas, econômicas e sociais, sob o império dos oscilantes preços do café. Assim é o Brasil encontrado pelo jornalista argentino Manuel Bernárdez, que em 1908 vem tentar decifrar o que aqui ocorria. É dele a expressão "Metrópole do café", com que alcunhou a capital paulista [*]. Sua obra El Brasil - su vida - su trabajo - su futuro foi editada na capital argentina, em castelhano, sendo impressa em Talleres Heliográficos de Ortega y Radaelli, Paseo Colón, 1.266, Buenos Aires.

O exemplar pertencente à Biblioteca Pública Alberto Sousa, foi cedido em maio de 2010 para digitalização, através da bibliotecária Bettina Maura Nogueira de Sá, a Novo Milênio, que apresenta nestas páginas a primeira tradução integral conhecida da obra para o idioma português.

Clique na imagem abaixo para reduzi-la:

Leva para a página anterior

El Brasil

su vida - su trabajo - su futuro

Manuel Bernárdez

Clique aqui para reduzir a imagem
O ENSINO AGRÍCOLA-INDUSTRIAL EM MINAS GERAIS - Planta de instalação de máquinas para uma fazenda-modelo tipo A. Está já instalado tudo isso, com a melhor ordem, na fazenda da Gameleira, a que aludo no texto. As fazendas-modelo tipos B e C representam graus mais complexos no progresso industrial, aplicando-se melhor para ser usadas em comunidade nos centros colonizados. Este tipo A representa o ideal prático para um agricultor proprietário, de médios recursos. Há seis fazendas-modelo decretadas, e este ano ficarão prontas e em ação a metade delas, sendo umas agrícolas e outras pastoris, segundo a zona a que estão destinadas. A Gameleira será de tipo misto, que me parece o preferível, pois será muito raro o caso em que não haja vantagens em associar as duas grandes indústrias agrárias. LEGENDA: 1) Malacate (N.E.: guincho, tipo de cabrestante invertido) para mover com tração animal toda a maquinaria; 2) Descascador de arroz; 3) Elevador de arroz; 4) Polidor de arroz; 5) Ralador de mandioca; 6) Prensa de mandioca; 7) Forno chato para a farinha; 8) Engenho de pilões para cana-de-açúcar; 9) Moinho de fubá (farinha de milho); 10) Esquentador de mamona (papaia); 11) Prensa para azeite de mamona; 12) Refinador de mamona; 13) Tacho para açúcar ou rapadura; 14) Moinho para cana; 15) Debulhador de milho
Imagem e legenda publicadas na página 120-A