Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0218k3.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/07/19 14:17:26
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CLIMA
Vento e granizo (11-D)

População sabe, pela direção de onde sopram, o clima do dia seguinte
Leva para a página anterior
Outra ocorrência de ventos fortes e tempestade foi registrada com a técnica de fotos sucessivas capturadas em intervalos de tempo (timelapse) e citada em matéria na versão digital do jornal santista A Tribuna, em 7 de março de 2019:

Clique na imagem para obter o vídeo correspondente

Um dos quadros do vídeo em 'timelapse'
Clique >aqui< ou na imagema acima para obter o vídeo com 12" em formato de arquivo MP4

Imagem: captura de quadro do vídeo

CIDADES

Vídeo em 'timelapse' registra chegada de tempestade que causou estragos na Baixada

Além da chuva, institutos de meteorologia registraram ventos de até 83km/h, além de mais de 4.500 raios em todas as cidades da região

De A Tribuna On-line 08.03.19 11h11 - Atualizado em 07.04.19 11h29

Um vídeo impressionante mostra o momento em que nuvens carregadas tomam o céu na orla de Santos e São Vicente e o começo do temporal que atingiu cidades da Baixada Santista, na tarde de quinta-feira (7). O vídeo, em 'timelapse', foi registrado por um gesseiro enquanto ele realizava serviços em um prédio na Ponta da Praia.

Luiz Fernando Chaves estava em um edifício próximo ao Aquário Municipal. O trabalhador disse que iniciou a gravação quando notou que o céu estava escurecendo. "Percebi que iria ter uma mudança no tempo, então, comecei a gravar", explica.

A temperatura na região estava próxima dos 32°C por volta das 15h. Às 15h30, já era possível ver nuvens negras no céu. Perto das 16h, a chuva começou, junto com ventos fortes e muitos raios. A Praticagem de São Paulo registrou ventos de até 83 km/h na Baixada Santista. Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 4.565 raios caíram na região durante a tempestade.

A travessia de balsas entre Santos e Guarujá ficou interrompida por cerca de 20 minutos, segundo a Dersa. Além disso, a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), informou que o trânsito na Via Anchieta ficou interditado devido a duas quedas de árvores em duas pistas.

Em nota, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) informou que mais de 85 mil imóveis ficaram sem energia elétrica na Baixada Santista. Já a Elektro afirmou que 3.000 imóveis ficaram sem luz em Praia Grande, e 1.500 em Guarujá.

Ocorrências - Em Praia Grande, parte do teto do Litoral Plaza Shopping desabou e assustou clientes e funcionários do estabelecimento. Além disso, também em decorrência do temporal, o local ficou sem luz e pedaços do teto de gesso se desprenderam. O shopping informa, em nota, que não houve feridos, e que equipes de segurança e manutenção foram acionadas para isolar a área momentaneamente. Também em Praia Grande, parte da fachada do Palácio das Artes desabou. Equipes da Defesa Civil e Guarda Municipal foram até o local para atender a ocorrência. Segundo a prefeitura, não houve danos graves.

Em Santos, na Avenida Presidente Wilson, sentido São Vicente, uma árvore caiu sobre um carro, e o trânsito ficou bloqueado na avenida até a retirada da árvore. O carro atingido ficou destruído, mas não houve feridos. Além disso, houve queda de árvore na Praça Maria Coelho Lopes, na Zona Noroeste, o que deixou casas e comércios sem luz. Um transformador de energia pegou fogo após um curto-circuito na Avenida Ana Costa, em Santos, na altura do número 433 da via, no Gonzaga, próximo às 17h. Não houve feridos.

A Defesa Civil de Santos recebeu 11 chamados referentes a quedas de árvores, além de uma queda de marquise na Rua Dr Manoel Vitorino (Gonzaga). Foram registradas ocorrências com árvores nos seguintes locais: Rua Miguel Rocha Correia (Caneleira); Rua Alexandre Herculano (Gonzaga); Rua 1 (Morro Santa Maria); Rua Ministro Xavier de Toledo (Campo Grande); Rua Antenor Rodrigues Duarte (Areia Branca); Rua Saturnino de Brito (Marapé); Rua Egídio Martins (Ponta da Praia); Rua Minas Gerais (Boqueirão); Rua Antonio Bento, esquina com Avenida Francisco Manoel (Vila Mathias); Rua 12 (Morro da Nova Cintra); e Avenida Rangel Pestana (Jabaquara).

Em São Vicente, foi registrada interdição na Avenida Quintino de Bocaiúva, a Linha Amarela, após a queda de uma árvore próximo à Estação Nossa Senhora das Graças do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Além disso, um praticante de voo livre caiu com seu equipamento durante a tempestade, na Avenida Manoel da Nóbrega, no Itararé. Ele foi atendido no Hospital Municipal de São Vicente, sofreu lesões superficiais e passa bem.

Atingidos por raio - Em Guarujá, quatro homens foram atingidos por uma descarga elétrica durante o temporal. Eles estavam abrigados em uma marina da cidade. Os quatro foram resgatados e encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rodoviária, o PAM. Dois deles foram transferidos para o Hospital Santo Amaro.


Queda de árvore na divisa entre Santos e São Vicente

Foto: Fábio Garcez/TV Tribuna, publicada com a matéria


Shopping em Praia Grande ficou sem luz e parte do teto desabou nesta quinta-feira

Foto: Arquivo/Gisele Silva, publicada com a matéria


Árvore desabou na Praça Maria Coelho Lopes na Zona Noroeste em Santos

Foto: Verônica Sampaio/AT, publicada com a matéria