Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0188z37.htm
Original em (mês/dia/ano/horário): 03/24/10 23:02:47
Última modificação em (dia/mês/ano/horário): 03/06/2024 14:11:09
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Igrejas
Igrejas no século XXI: Capela N. S. Fátima

Leva para a página anterior
Situada na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 271, defronte da antiga estação Emerich de bondes para São Vicente, a antiga capela do bairro de Santa Maria foi criada no século XX pelo religioso beneditino d. Luiz Gonzaga Barbosa, que por muito tempo foi diretor desse santuário. Depois de transferido para Sorocaba/SP, voltou a Santos em outubro de 1941 para doar uma imagem da oraga, ali colocada, numa rocha junto à capela:
 






Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 4 de maio de 2008

Em 22 de julho de 1941, o antigo jornal santista O Diário publicou, em sua página 7, na seção de Culto Católico, nota sobre a capela (ortografia atualizada na transcrição):


Imagem: reprodução parcial da página. Original no acervo do historiador Waldir Rueda

Santuário Nossa Senhora de Fátima, de Santos

Estão sendo grandemente concorridas as solenidades da Semana Eucarística no Santuário de N. S. de Fátima em frente à estação Emerich, na linha do bonde 1.

Os programas diários constam do seguinte: às 19h30, hora santa, terço e ladainha, pregando o revmo. diretor do Santuário, pe. d. Luiz, da Ordem dos Beneditinos desta cidade, terminando a reza com bênção do Santíssimo Sacramento.

No salão em frente ao Santuário, cedido pela diretoria, está sendo realizada uma série de conferências iniciada ontem e que continuará hoje e amanhã, falando congregados e marianos da paróquia do Macuco e uma filha de Maria.

Ontem, com bastante assistência, realizou-se a primeira palestra que versou sobre a Eucaristia, cantando nessa ocasião o coro de vozes femininas do Santuário, sob a direção do maestro Monte Alegre.

Hoje, às mesmas horas, haverá a segunda palestra.

Em 6 de setembro de 1946, o jornal santista A Tribuna publicou, nas páginas 1 e 14 (última), reportagem sobre a visita a Santos do cardeal Cerejeira, de Portugal (ortografia atualizada na transcrição):


ABENÇOANDO O POVO SANTISTA: - Ao deixar a Catedral de Santos, Sua Eminência Reverendíssima, o cardeal Manuel Gonçalves Cerejeira, agradecendo as manifestações dos católicos, abençoa o povo de Santos
Publicado no jornal santista 'A Tribuna' em 6/9/1946, página 1
Acervo: Hemeroteca da Biblioteca Nacional - Rio de Janeiro/RJ


Imagem: página 14 (última) do jornal santista 'A Tribuna' de 6/9/1946
Acervo: Hemeroteca da Biblioteca Nacional - Rio de Janeiro/RJ

Santos recebeu fidalgamente o cardeal-patriarca de Lisboa

(...) (N.E.: depois de uma rápida visita ao Palácio Episcopal, o religioso luso seguiu para o bairro de Santa Maria.)

Instalação solene da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima

Naquele bairro, o cardeal Patriarca de Lisboa presidiu a instalação da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de cujo templo havia presidido o lançamento da primeira pedra, há cerca de 12 anos.

Entre alas de povo, escolares e representantes de associações religiosas, Sua Eminência e autoridades que o acompanhavam deram entrada na bela igreja. Iniciando a solenidade, que foi abrilhantada pela banda do Instituto Da. Escolástica Rosa, o sr. bispo diocesano, d. Idílio José Soares, apresentou suas saudações e do clero de Santos ao ilustre visitante, referindo-se à coincidência feliz de ter Sua Eminência lançado a pedra fundamental desse templo e agora presidido a instalação oficial da paróquia.

O padre Vicente Pedroso, secretário interino do Bispado, leu a portaria de criação da nova paróquia.

O cardeal Cerejeira, com sua voz suave e atraente, começa por prestar sua homenagem ao bispo diocesano, congratulando-se com portugueses e brasileiros devotos de Nossa Senhora de Fátima pela elevação daquele templo, sob sua proteção, à categoria de Igreja, dizendo dos benefícios advindos para Portugal com o culto à Virgem, os quais se estenderiam também ao Brasil. Disse que se sentia feliz por ser um mensageiro de Nossa Senhora de Fátima, cuja bênção trazia, para portugueses e brasileiros, irmanados por tantos motivos e principalmente pelo vivo sentimento de fé católica.



Imagens: página 14 (última) do jornal santista 'A Tribuna' de 6/9/1946
Acervo: Hemeroteca da Biblioteca Nacional - Rio de Janeiro/RJ


Fotografia apanhada na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, durante a cerimônia ali realizada
Imagem: página 14 (última) do jornal santista 'A Tribuna' de 6/9/1946
Acervo: Hemeroteca da Biblioteca Nacional - Rio de Janeiro/RJ


Em 5 de setembro de 1946, visita do cardeal patriarca de Lisboa, Manoel Gonçalves Cerejeira, com inauguração do monumento de Nossa Senhora de Fátima na Zona Noroeste de Santos (linha 1, atual Av. N. Sra. de Fátima)
Foto no acervo do professor Francisco Vazquez Carballa, cedida para reprodução em Novo Milênio em 17/12/2017

Leva para a página seguinte da série