Os trilhos do bonde, no início do século XX, representaram a primeira ligação moderna entre Santos e São Vicente pela então futura Zona
Noroeste. Seguiam os caminhos também trilhados então pelos bois a caminho do Matadouro de Santos. Além dos trilhos, apenas lama, muito mato e poucas casas, na ainda estreita Avenida Nossa Senhora de Fátima.
Como nesta foto da década de 1960, quando estes homens caminham por um terreno que então era parte do bairro Saboó (e em 1968 passou a Chico de Paula), próximo àquela avenida e à Rua
Particular Ana Santos, na atual Vila Haddad. Ao fundo é visto o templo do Centro Espírita Chave de Umbanda, situado na Av. Nossa Senhora de Fátima, 179:
Foto enviada a Novo Milênio por Ary O. Céllio, de Santos/SP
Ainda em 1966, os relativamente poucos carros que por ali passavam tinham de enfrentar os atoleiros, especialmente em dias de chuva como este, da foto feita nas proximidades da
Caneleira (vista à direita, junto ao Morro da Caneleira):
Foto: Evaristo Pereira de Carvalho, do jornal A Tribuna, em 12 de janeiro de 1966
Começavam então as obras para urbanização dessa avenida:
Foto: Evaristo Pereira de Carvalho, do jornal A Tribuna, em 20 de janeiro de 1966
Além da construção de meios-fios, drenagem e pavimentação, as obras incluíram o alargamento dessa via, que já se tornava então a principal da Zona Noroeste:
Foto: Evaristo Pereira de Carvalho, do jornal A Tribuna, em 20 de janeiro de 1966
Mesmo com as obras então em andamento, por muitos anos (na verdade, ainda mais duas décadas, pelo menos), os motoristas que passavam por aquela avenida e os moradores das imediações
tiveram de conviver com os constantes alagamentos que a deixavam quase intransitável:
Foto: Cândido Gonzalez, do jornal A Tribuna, em 11 de janeiro de 1966
Aliás, os bairros que com por ela são delimitados à esquerda ou à direita só teriam o primeiro grande plano de obras de drenagem e pavimentação executado cerca de uma década depois,
ao ser implantado o Plano de Obras da Zona Noroeste 1974/1978.
No final de 1966, as obras se concentravam nas duas pistas da Avenida Nossa Senhora de Fátima:
Foto: Arquivo, publicada em 27 de agosto de 2006 no jornal santista A Tribuna
Em 1967, as obras prosseguiam naquela importante avenida:
"Vista aérea da Av. Nossa Senhora de Fátima, em grande parte finalizada, comunicação que se fazia necessária para quem vem de São Paulo e procura São Vicente"
Foto: anúncio oficial na edição de lançamento do jornal Cidade de Santos, em 1º de julho de 1967, com o título: "A diferença entre a grande Santos do presente e a magnífica Santos
do futuro é Prodesan"
Esta curiosa foto é de 1971, mostrando já implementado o posteamento e os braços de apoio para uma rede de trólebus, nas duas pistas. Tais veículos, entretanto, nunca circularam
nessa avenida:
Imagem: reprodução de jornal, no acervo do internauta Emilio Pechini
|